10 MOTIVOS PARA TER ORGANIZAÇÃO E BEM-ESTAR

by - setembro 13, 2021

organização-e-bem-estar


10 motivos para ter organização e bem-estar

Por Paloma Viricio

Organização e Bem-estar são conceitos que andam juntos. Se tornaram importantíssimos com o aumento do home office. Mas você conseguiria listar motivos tangíveis para se manter organizado?

Não ache que organização tem o mesmo significado que arrumação. São caminhos diferentes. Arrumação é tirar um objeto que está jogado pela casa e enfiar dentro de uma caixa ou armário. E só... Uma camuflagem perfeita.


Não seja refém de coisas

como-resolver-ambientes-bagunçados


Organização é resolver o problema. Não é jogar a sujeira para baixo do tapete ou entulhar diversas peças de roupas dentro do armário, onde os outros não possam ver.

Organização é o santo graal da mente

É viver mais leve e ter a certeza de que você está no controle das suas ações. É saber que você possui um objeto porque usa e necessita. Não que o objeto possui você. Desapegue! Não seja refém de nada.


Não faça da organização um pesadelo

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a organização não será implantada na sua vida do dia para a noite.

Isso seria algo estressante e forçado. É importante lembrar de dar um passo de cada vez. O verdadeiro objetivo da organização saudável é conseguir mais tempo para realizar atividades prazerosas ou de crescimento financeiro.

como-se-livrar-da-bagunça


"Organização é como reeducação alimentar: vamos aprendendo aos pouquinhos como funciona e tomando pequenas atitudes no dia a dia que vão construindo os resultados ao longo de toda a nossa vida. A reeducação se torna um hábito e, com ele, nosso caminho vai sendo moldado de acordo com o que queremos." 

(GODINHO)


Se você não precisar gastar horas e horas do seu tempo limpando e organizando coisas, que na maioria das vezes nem usa mais, irá ter muito mais tempo para questões que te fazem feliz. Não é verdade?

Ter o controle da própria vida promove felicidade. E isso não preciso nem dizer, mas apontarei para você 10 motivos para você cultivar o hábito da organização e bem- estar daqui em diante.


1- O espaço da sua casa é aproveitado

É o fim para aqueles cantinhos cheios de tralhas. Você nunca mais vai olhar para esses espaços e se sentir mal por não ter feito nada para resolver aquilo.


2-Você não perde tempo procurando coisas

Você saberá exatamente onde cada coisa está. Adeus guarda-chuvas, chaves e moedinhas perdidas.

casa-limpa-sem-estresse


3- Você não fica estressado

Uma vida em ordem é tranquilidade. Você não se estressa em ter que pensar em organizar isso ou aquilo. Basta administrar o já organizado.


4- Nunca mais comprará sem necessidade

Ao saber exatamente o que tem e onde está você nunca mais comprará nada de que não esteja realmente precisando. Economia de dinheiro é bem-vinda!

como-evitar-desperdicio-de-alimentos


5- Sem desperdício de alimentos

Com tudo em seu devido lugar é possível ficar de olho nas quantidades de alimentos que tem e datas de validade.


6- Suas coisas duram mais tempo

É claro que você não terá que comprar algo novo porque o que já tinha estragou por mal armazenamento ou oscilação de uso. Tudo está tendo a utilidade que precisa ter.


7- Ambiente acolhedor

Sua casa passa a ser tão harmoniosa e aconchegante que você não vê necessidade de fazer inúmeras mudanças, pois acha que o espaço está sempre pequeno para as coisas que tem.


8- Você faz a vida de terceiros mais feliz

Se você faz doações regulares à pessoas que necessitam de coisas que você já não usa mais ou a instituições de caridade, você libera espaço em casa e auxilia quem precisa. 


9- Mente livre

Sua mente permanece tranquila. Além do tempo que irá ganhar, a organização permite uma melhor organização mental. O ambiente arejado e as coisas no lugar nos traz uma espécie de paz automática. 

ambiente-de-trabalho-em-casa


10- Melhor ambiente de trabalho e produtividade

Com o aumento do home office, nosso lar também se tornou local de trabalho. Com o ambiente organizado é possível gerar mais produtividade, pois com um lugar clean sua mente flui melhor como disse anteriormente.

"Ás vezes, uma simples mudança de perspectiva já gera a força de vontade que você achava que não tinha mais." 

(GODINHO)

E ai gostou? Você mantém seu ambiente de trabalho ou casa organizados? Achou que a lista foi válida para se organizar melhor? Beijos!!


(Artigo inspirado nos ensinamentos do Livro Vida organizada- por Thais Godinho)

You May Also Like

13 comments

  1. Adorei as dicas. Eu sempre lembro disso. Casa desarrumada é mente bagunçada. Os dois andam juntos. Eu me sinto menos stressada quando tudo está organizado. bjs
    Blog Lady Samy/Facebook/Instagram/Youtube

    ResponderExcluir
  2. Organização é essencial pra qualquer pessoa, pois não dá pra viver em um espaço todo bagunçado, a sua lista foi bastante válida, a organização só faz bem a gente, aqui em casa tento o máximo deixar tudo organizado, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse artigo, porque muitas vezes confundimos mesmo arrumação com organização. Saber reconhecer essa diferença, significa ter uma casa mais aconchegante, com a nossa cara mas que pode acolher também as visitas. Eu que sou artesã, travo uma luta para manter meu espaço organizado, porque preciso encontrar meu material de trabalho, com facilidade e assim agilizar minhas tarefas.Bagunça desmotiva e atrapalha meu dia.bjus.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada pelo universo da organização e amei seu post, não ser reféns de coisas, poder saber que tudo tem um começo e um final é maravilhoso para ter uma casa viva e não um depósito de entulho.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Dicas preciosas. Vou colocá-las no meu dia a dia.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta! Não deixe de conferir os novos posts.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa que estou aos poucos tentando encaixar na minha vida.
    E faz muita diferença, porque não fica tudo acumulado apenas para um dia, e nem deixa aquela sensação de frustração em ver as coisas desorganizadas e não conseguir fazer tudo de uma vez.
    https://recolhendopalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Essa post foi pra mim. Eu não consigo organizar meu quarto.

    ResponderExcluir
  8. Tem momentos na minha vida que sou muito desorganizada, todos nós gostamos de tudo arrumado mesmo que sejamos desorganizado, tem uma diferença, tudo é organizado, não encontramos nada no lugar, isso é o pior, às vezes tudo bagunçado, está tudo no lugar mesmo que seja confuso, suas listas são perfeitas e ajudarão muitas pessoas a entender como a organização funciona.

    ResponderExcluir
  9. Com toda certeza preciso seguir a suas dicas de organização, ultimamente só arrumo por cima a casa e isso com certeza tem um impacto.

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Parabéns pelo artigo 🙂 eu trabalho em home office e sempre procuro deixar tudo organizado

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? As vezes sou um pouco bagunceira e percebo o quanto isso mina nossa energia. Trabalhar, estudar, num ambiente tranquilo e organizado faz toda a diferença. Estou tentando arrumar meu home office novamente mas está difícil, tem chovido muito. Adorei os motivos! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Super concordo com ja de cara com o primeiro motivo, um ambiente organizado da um aspecto ate de ser maior mesmo. Mas, quando vou organizar aqui acabo ficando um pouco estressada.

    ResponderExcluir