[RESENHA] - A JANELA SECRETA - ( SECRET WINDOW MOVIE )

By Paloma Viricio - junho 14, 2017

a+janela+secreta
Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém lá aparece John Shooter (John Turturro), que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio.


Ficha Técnica
Título original: Secret Window
Ano de produção:2004
Tipo de filme: longa-metragem
Idiomas:Inglês

Jardim Sombrio
Por Paloma Viricio

Uma traição mexe com a cabeça de qualquer pessoa. O que o outro tem que eu não tenho? Por quê? Quem vai entender a mente humana? Cheia de labirintos e jogadas próprias. Imagine como seria um divórcio conturbado para um escritor. A vida solitária na casa em frente ao lago. Ao redor muito verde, neblina e silêncio. Nada mais faz parte do seu cotidiano. Apenas um cachorro quase cego e a faxineira que passa por lá uma vez na semana. A folha em branco na tela é como um clarão no céu. Ela cega mostrando apenas um cursor que nunca para de gritar. O bloqueio criativo é perverso, ainda mais quando ao olhar para o relógio ele se dá conta de que tudo o que fez durante o dia inteiro foi exatamente o nada... a não ser pensar nela.

A única coisa que importa é o final. É a parte mais importante da história. E este é muito bom. Este é perfeito.

Muito tinha ouvido falar sobre esse filme. Um lançamento de 2004 que mexeu com a mente de muita gente e que foi inspirado em um texto do renomado Stephen King, chamando Secret window, secret garden. Eu sendo uma mera aprendiz de escritora não poderia deixar de conferir essa obra. Um suspense que contou com a bagatela de exatamente 40 milhões de dólares e que realmente merece toda a crítica positiva que recebeu. Eu simplesmente amei.

As caras de Irônia eram as melhores além das respostas na ponta da língua.


Vou queimar sua vida e todas as pessoas nela, como plantação de cana-de-açúcar sob vento forte.

A fotografia sombria do filme, o drama, as manias de um escritor e o abismo do seu próprio tédio pessoal. Como não se identificar? Escrever é libertador e ao mesmo tempo conflituoso porque enquanto você precisa decidir personalidade e destino dos outros, você não sabe o que fazer com as próprias decisões que precisa tomar na vida. E isso é muito comum. Ás vezes é melhor ser e viver a vida de outra pessoa do que a própria.

Esfarrapado e sexy como todo bom escritor
Um suspense sensacional. Que prende atenção do leitor. Foi como em um piscar de olhos que as cenas se passavam diante dos meus olhos. Como se não bastasse um enredo sensacional, desfecho melhor ainda, a atuação de Johnny Depp (Lindo) é sempre espetacular. Como não gostar dos filmes interpretados por ele? John Turturro também não ficou atrás com atuação de tirar o chapéu (Se você viu, vai entender). Aquele caipira tosco, arrogante que simboliza não outro senão aquele sentimento de perversidade e sujeira que todos temos dentro de nós. Nosso lado sombra.

Todo bom escritor sabe que se bater o bloqueio criativo a única coisa a fazer é sentar, comer, se descabelar e esperar passar.
É em A Janela Secreta que vemos como uma pá de jardinagem pode se tornar um elixir. A trama contou com a direção de David Koepp. Naquela confusão conturbada de A Janela Secreta tudo vai se encaixando e fica tão claro e magnífico. Trama perfeita. Amei. Uma ótima adaptação para apaixonados por suspense.

Garanto que com o tempo qualquer vestígio dela desaparecerá e a morte dela será um mistério até mesmo para mim.




Licença Creative Commons
O trabalho Jardim Sombrio é uma obra de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

  • Share:

You Might Also Like

14 comments