O QUE SÃO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO ?

by - fevereiro 15, 2010

TECNOLOGIA-DA-COUNICACAO

O QUE SÃO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO ?

Por Paloma Viricio

O mundo passa por uma grande mudança na era digital, através da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que ao contrário do que muitos pensam, tem o poder de influenciar nossas atitudes e pensamentos, para isso, basta somente o indivíduo estar conectado a ela. Mas como é constituído esse novo tipo de tecnologia e como está presente em nossas vidas?


Como é constituído esse novo tipo de tecnologia?

As novas tecnologias da informação e comunicação estão ganhando espaço entre as pessoas, principalmente pela facilidade de diálogo e novas formas de relacionamento, em um curto espaço de tempo, que esta nos proporciona. Estão presentes em nossas vidas de várias formas, como em aulas tele-transmitidas, na convergência digital dos aparelhos celulares, no uso da internet e vários outros meios.

A busca pela utilização dessas tecnologias acontece justamente, pela oportunidade que o usuário possui de não ser apenas, mas um receptor da informação e sim poder tornar-se um produtor da mensagem, rompendo assim a barreira da já conhecida comunicação de massa.


Como as novas tecnologias são responsáveis por influenciar nossas decisões?

Por exemplo, se você faz uso de um blog para expor idéias na web, pode sim influenciar os leitores de sua página. A facilidade está simplesmente em como usará seus argumentos, para defender o ponto de vista que pretende. Além do mais a internet, que faz parte do grupo das TIC’s , proporciona a aproximação de pessoas que possuam os mesmos ideais, independente se elas estarão se comunicando de estados, lugares ou países diferentes.


Um bom exemplo a ser citado, é o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação na campanha eleitoral do presidente eleito, dos Estados Unidos da América, Barack Obama (2010), como disse Ben Self, responsável pela revolução do uso da internet na campanha de Obama, em entrevista a revista Veja:

"A ideia era construir uma relação diferente com os eleitores, usando a internet de maneira transparente. A grande vantagem da tecnologia é que ela nos permitiu falar diretamente com as pessoas.”

E isso não foi usado apenas na campanha, já que, depois de eleito Obama segue essa mesma linha de pensamento, comunicando-se com pessoas de todo o mundo através do seu twitter, espécie de microblog.

“A habilidade para criar uma relação com as pessoas e falar diretamente com elas, foi a grande diferença”, relata ainda, Self, sobre os vídeos da campanha do presidente, que ultrapassaram mais de 15 milhões de acessos, mostrando assim, que a divulgação na rede, possuiu um bom feedback, ou até melhor do que receberia uma campanha habitual.

Exclusão Digital ainda presente no Brasil

Destacamos então a importância da utilização dessas tecnologias e suas consequências. Entretanto no Brasil, as tecnologias surgem como um novo modo de se comunicar. Pois a exclusão digital, ainda é muito abrangente no país.

inclusao-digital

De acordo com a Revista Eletrônica do Terceiro Setor, apenas 12,46% da população brasileira tem acesso a computadores, entretanto, destes somente 8,31% estão conectados à Internet. Isso significa que essas pessoas mesmo possuindo a máquina não podem participar ativamente de redes sociais, por não estarem conectadas a World Wide Web (WWW)


Talvez a campanha eleitoral do presidente Obama, não tivesse o mesmo efeito no Brasil como teve nos Estados Unidos. O Brasil ainda tem muito para investir na educação, como também em projetos de inclusão digital, que apesar de já existirem, não são suficientes para suprir a demanda de toda sua população ou grande parte dela. Se isso vier a ocorrer um dia, quem sabe o ambiente virtual possa fazer parte da realidade da maioria da população brasileira.

Licença Creative Commons
A obra O QUE SÃO NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO de Paloma Viricio foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.


Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.

You May Also Like

5 comments

  1. Estava falando sobre tecnologia hoje na aula de geografia, esse teu post me lembro de estudar HAHAHA
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. que bom que você gostou ^^
    ah tecnotocia é algo pelo qual eu me interesso mto axo que ñ consigo imaginar um mundo sem as tecnologias, rsrs, mto lgl o seu blog tbm ^^ gostei mto =)
    bjos t +, espero te ver de volta la ^^

    ResponderExcluir
  3. Vizinhaaaaaaaaa!
    Não te esqueci não doidinha!!!Também te adoro...
    E somos duas (afastadas por longos períodos da net), eu por problemas de saúde,mas tudo está caminhando.
    Tenho recebido uns e-mails seus sobre Mesquita, algum projeto, estágio,certo?
    Bom,amei o post,sou fissurada em novas tecnologias, e é notável como elas mudam nosso cotidiano,a forma de interagir com as pessoas,com o mundo e atuar sobre diversas esferas da vida atual. e cada vez mais dificil está acompanhar a velocidade em que elas surgem. Adorei o post.
    Euestou negociando a ida ao Guns com meu marido...torce por mim aí!
    Flor, eu tenho msn,mas quase não uso (ale.rammos@hotmail.com) estou passando pro Skype. Depois te dou.
    Um bejo enorme, amei a sua volta e espero que seja com tudo!!! Vou atualizar o seu linklá no blog.
    Bjokas,excelente semana!!!
    Alê
    http://rocketqueen1.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Meu pai faz faculdade de TIC! é muito bom.
    livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse post q fla de tecnologia..q está presente em nossas vidas mais e mais.. o poder da inovaçao...!!huahua

    ResponderExcluir