O QUE É WEBJORNALISMO?

by - março 29, 2011

Jornalismo Online

jornalismo-online

Cada vez mais a tecnologia caminha com longos e rápidos passos. Essa agilidade faz com que as formas de comunicação entre os indivíduos sofram drásticas mudanças. E o jornalismo online, intensificado há uma década, é fruto de toda essa nova forma de comunicar e manter-se informado.


Webjornalismo: o que é notícia no mundo Online

É o que enfatiza o autor Carlos Castilho, em um de seus textos, titulado: “Webjornalismo: o que é notícia no mundo Online”. Com a web 2.0, o jornalismo cada vez mais tem que buscar novas formas de interagir e informar ao mesmo tempo.

Uma questão muito comentada no texto, é referente ao futuro da profissão do jornalista. Com o crescimento do acesso de cada vez mais pessoas na internet, a criação de notícias deixou de ser monopolizada pelos jornalistas. A web 2.0 , proporcionou que pessoas criem e divulgue o que para elas é notícias, através de blogs e outras ferramentas de relacionamento virtual. 


Qual o futuro do jornalismo online?

Isso foi gerado porque a grande mídia tratava a noticiabilidade muito mais por questões nacionais, e as pessoas passaram a querer ver algo sobre seu bairro, sua cidade e etc.

Com a web, além de participarem ativamente de sites onde as matérias são produzidas por comunicadores, eles viram a possibilidade de criar seus próprios canais de comunicação.


jornalismo-online

Entretanto, não podemos esquecer que um jornalista graduado, aprende todas as técnicas para a elaboração de textos noticiosos e muitos mais. A possibilidade dessa área de trabalho não necessitar de formação acadêmica é algo inaceitável. Somente os que estudam a fundo a comunicação social, sabem que os meios comunicacionais e seus profissionais carregam grande poder em punho.


Qual a responsabilidade de um comunicador

Estes são capazes de formar opiniões, colocar em foco assuntos discutidos pela sociedade, não apenas informar. A responsabilidade de um profissional da comunicação é grande, pois este não mexe apenas com simples notícias, pode afetar e mudar vidas. 

O grande problema é que pela facilidade de produzir conteúdos, as pessoas tendem a achar que podem substituir o trabalho do jornalista. Se for assim, também não teria necessidade da formação do profissional em informática, já que muitos curiosos conseguem aprender através de aulas online, por exemplo.


Do jornal impresso para o Jornal Virtual

Outra questão é referente a migração do jornal impresso, para o mundo virtual. Essa hipótese está gerando várias discussões e opiniões diversas. O murmurinho da vez é a migração de jornais brasileiros de grande prestigio, como o Jornal do Brasil. Porém o JB, só se tornará totalmente versão online pois precisa reduzir custos. Será que se não houvesse essa necessidade, ele já teria aderido ao mundo virtual completamente?


ciberjornalismo


Jornalismo tradicional irá acabar?

Caso, realmente se concretize, serão várias as adaptações. As pessoas no Brasil, ainda prevalecem a cultura de ter a notícia em mãos e muitos não querem pagar por notícias online. Ainda temos outro problema que é o da Exclusão Digital, ainda forte em nosso país. A maioria das pessoas têm acesso a internet, seja através de computadores pessoais ou Smartphone.

Mas, devemos lembrar que muitas outras não possuem nem energia elétrica, e sabe-se lá quando terão acesso a rede de computadores. São várias as questões levantadas pelo jornalismo online, que mesmo em uma década, ainda é algo novo para muitos. Enfim, sendo online ou não a importância do jornalista é indiscutível para a qualidade da informação.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.

You May Also Like

0 comments