O PANOPTISMO - MICHAEL FOUCAULT

by - novembro 18, 2011

O PANOPTISMO - MICHAEL FOUCAULT

somos-vigiados-pelo-facebook

Somos vigiados através da rede o tempo todo


Por Paloma Viricio
Michael Foucault aborda no texto O Panoptismo , as novas características da relação entre poder e visibilidade.

Para ele as atuais sociedades substituem o poder soberano pelo poder do olhar.

Vigiar torna-se mais eficaz que punir, já que os indivíduos que não respeitassem alguma lei, ao invés de serem punidos da forma tradicional (prisão ou multas), deveriam ser vigiados e reeducados para após serem inseridos novamente na sociedade.


Foucault então ilustra esse conceito reforçando o pensamento com o exemplo do Panopticon , que seria um modelo de organização das relações de poder nas sociedades modernas.
 modelo-panoptico-foucault
 Modelo-panoptico-Foucault

O sistema Panóptico

No sistema panóptico existem várias celas vigiadas por uma torre central que consegue ver todos os indivíduos aprisionados ao mesmo tempo. Sendo que o ser vigiado sabe que o estão vigiando, mas não consegue saber quem ou a qual momento está sendo observado.

Quem está na cela, não tem visibilidade nenhuma sobre a torre de vigia. Para o filósofo, o panóptico é uma invenção extraordinária porque fabrica efeitos de poder e pode ser utilizada também como uma máquina de fazer experiências, modificar o comportamento e reintegrar os indivíduos.


No panoptismo é possível realizar experiências com homens , porque pode-se aplicar um regime individual de reeducação de acordo com a necessidade de transformação de cada um.

Sistema Panóptico aplicado nas Rede Sociais


Se pensarmos através de exemplos práticos do nosso cotidiano, podemos ver que realmente a sociedade se dá sobre o poder do olhar.

As ferramentas de redes sociais podem ser comparadas com coleiras eletrônicas usadas pelos indivíduos por livre e espontânea vontade.

Quando divulgamos alguma informação pessoal no Facebook ou Instagram, por exemplo, estamos permitindo que outras pessoas controlem nossos passos facilmente.


Não somente na internet, mas ao andar pelas ruas, ambientes comerciais, nos elevadores, nos transportes coletivos, praticamente em todos os lugares estamos sendo vigiados através de câmeras que fortalecem cada vez mais o poder do olhar.

Você também pode gostar:
vigiar-e-punir-foucault-pdf



microfisica-do-poder-pdf.jpg

a-sociedade-punitiva-pdf



Licença Creative Commons
O trabalho O Panoptismo de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos. 

You May Also Like

8 comments

  1. olá não sei se te falei, mas só para garantir, eu mostrei os marcadores lá no blog, nesse link
    http://help-adolecentro.blogspot.com/2011/11/como-usar-sombra-cremosa.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita em meu blog!
    Beijos e bom final de semana!!!
    @sarahreinert
    http://vestindocorderosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. parece um livro bom :)

    http://himi-tsu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Paloma

    Eu sou Kinha, vim conhecer seu espaço, gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Vc quer ganhar uma bolsa ou carteira Tommy Hilfiger ou um cinto Michael Kors e mais 5 premios? Então visite o blog e faça a sua inscrição para o grande SORTEIO INTERNACIONAL de Aniversário.

    Bjoooooooooo.....................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  5. Tem selinho pra vc no blog....
    http://mamiunhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. oi paloma, vim retribuir a visita e tb adorei o blog, o conteúdo dos post, vc escreve mto bem, parabéns!! e claro tb já estou seguindo :))

    bjaummm
    cris

    http://mulheressuperestilosas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o seu blog, parece um bom livro!

    http://sonhosemtinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Caraca... não conhecia esse livro! Parece muito bom, adoreeeei :3

    ResponderExcluir