Entrevista com escritora Sheila Ribeiro Mendonça

by - janeiro 27, 2013


Olá leitores!O Jornalismo na Alma firmou parceria e entrevistou a escritora Sheila Ribeiro Mendonça e as respostas você confere agora. Ela é autora do livro Cabra Cega em breve resenha dele aqui para vocês.



Sobre o livro

Clara e Gustavo se conhecem em um clube de Curitiba quando ela estava pensando em viajar, antes de começar a faculdade, e então se apaixonam e casam. Assim, a vida de Clara muda rapidamente. A mudança é radical, pois Gustavo se revela um homem agressivo, ciumento, possessivo, violento, ardiloso e perspicaz, com isso transformando a vida dela numa constante surpresa e esconde-esconde. Não somente de comportamentos, como também de cidades. Com o intuito de não criar laços com ninguém e, principalmente, de não deixar que a família de Clara saiba onde ela está, você vai acompanhar Cabra Cega sem ter a certeza de até quando aquela cidade fará parte dos planos de Gustavo. Em Cabra Cega acompanhamos os escondidos.

Ficha Técnica
Número de páginas: 94 
Edição: 1(2010) 
Formato: A5 148x210 
Coloração: Preto e branco 
Acabamento: Brochura c/ orelha 
Tipo de papel: Offset 75g
Onde comprar? Clube de autores


Entrevista

Jornalismo na Alma-Para você o que significa ser escritora? Por quê?
Sheila Ribeiro Mendonça- Pra mim escrever significa o ar que eu respiro. Não sei viver sem fazer, nem que seja, uma frase, um pensamento, uma mensagem... Ainda mais agora com a internet nos dando a opção de fazer parte de várias redes sociais, aí escrever ficou ainda mais fácil. E se puder ainda ganhar dinheiro com isso é o céu porque não há benção mais gostosa do que trabalhar com o que amamos. 
Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro?
Sheila Ribeiro Mendonça- Surgiu no momento em que assisti ao filme "Dormindo com o Inimigo" que foi o que me inspirou a escrever Cabra Cega com o intuito de publicar e de vender.
 
Jornalismo na Alma-Qual o tema principal de Cabra cega?
Sheila Ribeiro Mendonça- Cabra Cega conta a história de um casal apaixonado que vive um romance maravilhoso até eles se casarem e Clara perceber que seu marido é um ciumento possessivo e começa a agredir física, sexual e emocionalmente. Com direito a fugas e cárcere privado. Infelizmente conta a história de muitas famílias pelo mundo.
Jornalismo na Alma-Como fez a escolha do título?
Sheila Ribeiro Mendonça- Depois que acabei de escrever a última linha percebi que as várias fugas que faziam o casal ficar escondido de várias pessoas lembrava a brincadeira de Cabra Cega. Bingo! Estava escolhido. :)
Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para escrever o livro?
Sheila Ribeiro Mendonça- Escrevi rápido, mas não me lembro quanto tempo, já faz muito tempo isso, escrevi Cabra Cega com 18 anos... O que demorou foi para publicar, foram 17 anos até conseguir...
Jornalismo na Alma-Quem confeccionou a capa?
Sheila Ribeiro Mendonça- O capista Alexandre Boure.
Jornalismo na Alma-Se pudesse ser uma personagem do seu livro qual seria? Por quê?
Sheila Ribeiro Mendonça-  Nenhum. O personagem que eu gostaria de ser ainda vai vir, em outro livro... no futuro... (Risos)
Jornalismo na Alma-Você está escrevendo outro livro. Pode adiantar algo para nós?
Sheila Ribeiro Mendonça- Será mais uma obra publicada de forma independente. Ainda estou escrevendo, pesquisando... O que posso adiantar, é que gosto de fazer suspense, além de ser supersticiosa, é que vai ser o meu primeiro livro de contos. O segundo romance já comecei o esboço, mas só virá depois desse de contos.

Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar seu livro? Como  superou essa situação?
Sheila Ribeiro Mendonça- A maior dificuldade com certeza é o preço ABSURDO que as editoras cobram, sem garantia de retorno de venda. Conheço autores que pagaram verdadeiras fortunas, pelo menos pra mim, e que pela editora não venderam nenhum exemplar. Todos os livros vendidos foi por sua conta e risco. Superei essa dificuldade depois de 17 anos com Cabra Cega pronto e na gaveta o meu irmão ter visto o Clube de Autores numa reportagem no Jornal da Globo e ter me avisado. Imediatamente fiz contato com eles e publiquei. O Clube de Autores não é uma editora, mas viabiliza que o nosso sonho se torne realidade publicando os nossos livros sem cobrar nada. Sob demanda. Hoje em dia já tem muitas empresas fazendo isso, mas vale uma busca, uma pesquisa séria e minuciosa para não cair nas mãos erradas. 

Jornalismo na Alma-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram a obra?
Sheila Ribeiro Mendonça- Ahhhhhh isso é uma delícia! O retorno dos meus leitores sempre tão carinhosos, mandando e-mail, cartinhas e presentinhos não tem preço. Mas a parte que mais me emociona, e sempre é uma emoção nova, é quando mulheres se identificam com a obra e me agradecem por ter escrito um livro que aborde o tema violência doméstica. Já chorei com alguns e-mails onde algumas delas contavam a sua história. Aproveito para mandar beijo, beijo para elas, caso cheguem até essa entrevista. Ajudar e acarinhar com o meu trabalho é uma delícia. 



Jornalismo na Alma-E-book ou impresso? Por quê?
Sheila Ribeiro Mendonça- Como autora te respondo os dois. Não dá para deixar escapar nenhuma oportunidade que vá fazer o meu trabalho chegar até o leitor. Mas como leitora prefiro o impresso até porque adoro cheirar livros... (Risos)

Jornalismo na Alma-Filme ou livro? Por quê?
Sheila Ribeiro Mendonça- Os dois. 
Jornalismo na Alma-Diga um autor preferido no Brasil.
Sheila Ribeiro Mendonça- Amo Martha Medeiros.
Jornalismo na Alma-Diga um autor estrangeiro preferido.
Sheila Ribeiro Mendonça- Amo Sidney Sheldon.

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Sheila Ribeiro Mendonça-  Não desistam do seu sonho. Quer publicar um livro, acredite, busque, corra atrás, faça acontecer que se eu consegui vocês também conseguem. Hoje em dia existem mil formas de realizar esse sonho! ;) 

Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Sheila Ribeiro Mendonça-  

Uma pessoa: vale eu? (Risos)  :P 

 Um desejo: viajar pelo Brasil divulgando meus livros
Um livro: O Escaravelho do Diabo, marcou a minha infância
Uma música: "O que é, o que é" de Gonzaguinha
Uma comida: japonesa
Uma bebida: sucos
Uma frase: amo várias, mas vou escolher: "às vezes perder pode ser ganhar."
Animal de estimação: ando doida por gatos e amo cachorros também, principalmente labradores
Filhos: um, mas perdi, não tinha cérebro... mas vai estar pra sempre dentro de mim 
Dinheiro: fundamental para se comprar tudo que se deseja, não tem jeito, até um tratamento mais digno na saúde 
Felicidade: tem que estar dentro da gente, na nossa alma
Fama: que venha sim, como consequência de meus livros e de meu trabalho
Religião: espírita
Blogueiros: AMO, e participo, sempre que posso, de várias desvirtualizações aqui no Rio. Tenho blog vai fazer 5 anos. Amo também os blogueiros literários que me ajudam muito e tenho parceiros fofos
Falsidade: ODEIO EM GRAU MIL E COMIGO NÃO SE CRIA, MANDO LOGO PARA O MUNDO DO DELETE ASSIM MESMO EM CAIXA ALTA... (Risos)

Sobre a autora
Sou jornalista faz quase 15 anos e, justamente, escolhi esta profissão por conta da minha enorme paixão pela escrita. Tudo, desde pequena, me inspira, claro que com o passar dos anos fui evoluindo com as palavras e sensações. E foi assim que no início da idade adulta escrevi o meu primeiro romance. 

Cabra Cega é pura ficção, embora algumas pessoas possam se ver na história, mas a intenção da obra é somente fictícia. Cabra Cega ficou guardado na gaveta por muitos anos e somente aos 35 anos me senti verdadeiramente preparada para a publicação e a realização deste sonho. Certamente é somente o primeiro de muitos outros que virão.

A escrita definitivamente é o ar que eu respiro. Algo que me move, e muitas vezes até maior do que eu mesma, assim fazendo com que em qualquer lugar e situação que eu me encontre pegue um papel e caneta deixando a inspiração que chega fluir em palavras, e sem a pretensão de transformar num texto perfeito, apenas escrevo e sinto um enorme prazer com isso. Escrevo com o coração e com a inspiração que Deus me dá. E foi assim que escrevi o meu primeiro romance na certeza de que sigo no caminho da arte de escrever.
Fonte: Arquivo pessoal da autora.



Contato
http://cabracegasrm.blogspot.com.br/

È autor ou tem um blog e quer ser entrevistado pelo Jornalismo na Alma? Basta enviar um mensagem pela página Contato através do formulário. 

You May Also Like

32 comments

  1. Oi Paloma,
    Parabéns pela, parceria, o livro me deixou curiosa. Boa entrevista.

    Beijos.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Dez a entrevista! A autora é muito simpática e gostei de conhecer um pouco mais sobre o trabalho dela e seu livro, achei interessante o tema do livro e fiquei curiosa em lê-lo é bem diferente do que costumo ler =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Oi minha querida, muito obrigada pela divulgação, esse apoio é sempre muito importante, ainda mais quando é bem-feito desse jeitinho! ;)
    Beijo, beijo
    She

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista, principalmente quando ela disse que gosta do Sidney Sheldon ♥.
    adorei o tema do livro, eu li um livro que tinha esse tema era o Verão das rosas que era muito bom.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Me parece bem interessante o livro da Sheila, parabéns pra ela e pra vc pela entrevista.
    O livro que marcou muito minha infância tbm foi O Escaravelho do Diabo.
    BjoBjo e boa semana;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  6. oi querida,
    muito legal a entrevista. Não conhecia o livro nem a autora, mas fiquei muuuito curiosa com a historia. Parece bem tensa e interessante. Pena que demorou tanto pra publicar :(
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente sensacional!
    Ainda não conhecia a autora!
    Abraços!

    Senhor do Século | Beleza para Homens | Verão Incrível - Sorteios Incríveis

    ResponderExcluir
  8. A Sheila é uma querida...
    Conheci-a através do blog e a empatia foi imediata.
    Li seu livro e digo que é uma leitura dinâmica, que a gente começa e não sossega enquanto não terminar. Um assunto polêmico, que deve ser discutido.

    Boa sorte, She, sucesso, sucesso, sucesso!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sou suspeita para falar de Sheila, porque tenho uma admiração gigante por ela!
    É uma profissional e tanto, que amei ter encontrado e amo trabalhar com ela.
    É uma das pessoas mais determinadas que já conheci. O trabalho dela como escritora é admirável. "Cabra-Cega" é um livro e tanto. Nos instiga ao ponto de nos envolvermos com os personagens. Eu mesma, estou até agora com raiva de Gustavo kkkk

    Amei a entrevista Paloma!

    bjsss

    ResponderExcluir
  10. ela foi super simpatica na entrevista.
    mas nao me senti atraida pela obra da autora '-'

    ResponderExcluir
  11. Cabra cega retrata um problema existente?? é dissso que preciso para ler esses dias. rs
    Parabens a autora"
    http://anamenires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Cabra cega retrata um problema existente?? é dissso que preciso para ler esses dias. rs
    Parabens a autora"
    http://anamenires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Paloma, adoro suas entrevista! Não conhecia Sheila Ribeiro..!!!

    Beijos, ótima semana!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir
  14. Ei Paloma, adorei saber como foi o início da autora no mundo literário e a criação do enredo e do título - que tem tudo a ver com a história, aparentemente.
    Ainda não tive oportunidade em ler o livro, mas os comentários positivos me deixam curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Fiquei super impressionada com a resenha, o livro, a autora e sua história, a personalidade dela é muito bacana, eu amei e estou morrendo de vontade de ler. Também amo Sidney Sheldon *-*

    ResponderExcluir
  16. Olá, não conhecia o livro nem a autora, mas adorei ambos. O livro dela parece muito bom. Vou ler assim que tiver a oportunidade.

    Beijos

    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  17. Ótima parceria paloma!
    Amei essa escritora, já tinha visto uma video-resenha do livro dela "Cabra Cega" e amei. Estou com um projeto pra ler e fazer um video indicando um livro nacional e esse livro entrou pra minha lista de livros nacionais pra ler esse ano.

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/2013/01/tag-5-capas-mais-bonitas-da-minha.html

    ResponderExcluir
  18. Fiquei curiosa para conhecer o livro :) E sou que nem ela, também não resisto ao bom livro impresso com cheirinho de novo, nas minhas mãos hahaha

    Se você já respondeu a pesquisa, agradecemos muitíssimo sua ajuda. Se ainda não, precisamos da sua ajuda. Estamos fazendo uma pesquisa para conhecer melhor nossos leitores. Para participar é fácil e só requer um minuto do seu tempo. Acesse a pesquisa aqui, responda e ajude a deixar o Fashion Jacket ainda melhor.

    Já está participando do sorteio do blog em parceria com a Dona Pera? Não fique de fora. É super fácil participar. Veja as regras aqui.


    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  19. Amei conhecer Sheila Ribeiro ♥
    Ela ama Sidney Sheldon, que amor isso ♥

    Beijos
    Helana O'hara
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Paloma, que gostoso chegar e ver essa reportagem da querida Sheila!!!
    Ainda não li o livro que ela publicou, mas está em minha lista futura de novas compras.
    Parabéns pelo trabalho de divulgar através de entrevistas.
    Amei, saber um pouco mais de Sheila.
    Tenha dias felizes...
    Bjokas...da Bia!!!
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da entrevista.
    Ótimo post.
    Tem meme pra você lá no blog.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  22. Oi, Paloma!

    Gostei de conhecer um pouco da Sheila através da entrevista, me identifiquei muito em alguns pontos... Parabéns, apreciei bastante do modo com que você estipulou as perguntas também XD

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ela escreve sobre temas bons muito bom a entrevista beijos :*

    Ei vi que tu conheçeu meu blog, volta lá http://cherryacessorioseafins.blogspot.com.br
    E se não for pedir de mais conheça meu novo blog sobre casamentos estilo rock and roll, beijos
    http://ixifiqueinoivaeagora.blogspot.com.br/ não custa nada ir sonhando né

    ResponderExcluir
  24. Adorei a entrevista e as perguntas que fez. Não conhecia o livro, mas me interessei. Espero que a autora seja reconhecida pelo seu trabalho.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro, acho que histórias como essa servem para nos alertar da violência encarada pelas mulheres.
    Antigamente achava que um título de um livro era dado antes mesmo de ser escrita a obra, hoje vejo que é muito além disso.

    Tecido_Doce
    Twitter

    ResponderExcluir
  26. Sheeee, amei a entrevista, ficou mto boa!!
    Agora eu fiquei mais curiosa ainda pra saber sobre o seu livro, hehehehe Não seja tao supersticiosa, vai, me conta hahahaah

    Beeeijao!

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia o livro flor. Gostei da entrevista, é a segunda entrevista que você faz que o autor fala que gosta dos livros do Sidney Sheldon, estou curiosa pra ler algo dele!

    xoxo

    lepetit-mari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Paloma.

    Muito boa a sua entrevista, gosto muito desaber mais sobre os autores, acho interessante...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Muito interessante o livro e adorei a entrevista.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  30. Adorei a entrevista com a Sheila Ribeiro Mendonça. Eu já li o seu livro Cabra Cega, adorei comprá-lo pela internet, eu o devorei quando chegou. Tem muito suspense e é possível identificar acontecimentos fortes da vida real. Foi uma grata surpresa conhecer um pouco mais dessa pessoa sensível, gentil, sem frescuras e que vê a magia das coisas da vida!

    ResponderExcluir
  31. Já tinha ouvido falar da autora
    Mas nunca tive oportunidade de conhecer nenhum trabalho dela
    E amei a entrevista

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Legal a entrevista, nunca li nenhum livro sobre esta autora! Adorei conhece-la mais um pouco, beijos n_n'

    ResponderExcluir