Resenha- A menina que fazia nevar-Grace McCleen

by - março 08, 2013

Olá docinhos! Venho trazendo para vocês resenha do Livro  A Menina que fazia nevar da autora Grace McCleen. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Companhia das letras. Esse livro faz parte do selo Paralela. Vamos conferir?


FICHA TÉCNICA
Páginas: 312
Formato: Brochura
Selo: Paralela
Leia o primeiro Capítulo: Aqui!
Book trailer

NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 10 (Muito bom)


Basta acreditar para fazer nevar
Por Paloma Viricio 


Visão Geral

A menina que fazia nevar é um livro rico em detalhes, uma poesia literária contada através da história de uma menininha doce, ingênua e ao mesmo tempo sábia.  Judith McPherson tem apenas 10 anos, mora com o pai e vive uma vida isolada da maioria das pessoas. A mãe morreu, deixando apenas lembranças, vazio e uma caixa com alguns instrumentos para costura... ela adorava criar e Judith herdou esse gosto dela além de olhos e cabelos castanhos. Você tem fé? Esse livro é a prova de que podemos tudo o que quisermos se tivermos essa gotinha dentro de nós. “Agente não pode mover montanhas de verdade. Mas podemos fazer coisas que achamos que são impossíveis, se tivermos fé” p.32.

A menina não convive com pessoas da idade dela, apenas no colégio, mas não chega a ser uma convivência saudável. Ela sofre bullying todos os dias, principalmente quando esbarra com o bagunceiro Neil Lewis. As únicas pessoas que chega a ter uma conversa prazerosa são aquelas que frequentam a mesma congregação cristã que ela e o pai. Por isso, criou a Terra Gloriosa, um universo paralelo e perfeito construído com sucata em um canto do quarto dela. Para muitos poderia ser apenas um monte de bugigangas, mas para Judith era o paraíso. “Certa vez, uma garota entrou no meu quarto e disse: Que lixo todo é esse? Porque, para ela, era o que parecia. Mas a fá vê outras coisas espreitando nas rachaduras, pedindo para serem notadas. A cada dia as rachaduras desse mundo ficam maiores. E todo dia aparecem algumas novas” p.38.

A Terra Gloriosa era o mundo de Judith. Lá ela construía personagens, histórias, acontecimentos e foi lá também que pela primeira vez ela fez nevar porque ela conseguia enxergar a sucata com os olhos da fé. Por isso, também nevou no mundo real e a menina quase  não acreditou no que viu quando levantou da cama. Mas ela fez crer que podia fazer milagres, mesmo que fossem pequenos porque ela era um instrumento de Deus. Entretanto, aos olhos os outros ela não passava de uma criança fantasiosa. “As pessoas não acreditam em muitas coisas. Não acreditam nos políticos, não acreditam nas propagandas e não acreditam nas coisas escritas nos pacotes de comida Cooperativa. Muitas delas também não acreditam em Deus. O Pai diz que é porque a ciência explicou tantas coisas que as pessoas acham que são capazes de saber como tudo acontece antes de acreditar, mas acho que tem outra razão” p. 53.

O livro passa grandes ensinamentos, valores pessoais, alheios e acima de tudo sobre respeito. Judith e o pai sofriam muito preconceito por serem o que conhecemos como Testemunhas de Jeová  e saírem para pregar de porta em porta. Muitas vezes pareciam loucos, mas aqueles que não acreditavam que o fim do mundo estava perto também eram considerados loucos na visão deles. Afinal, cada um vê a vida de uma maneira diferente. Eram tantas agressões, tanto verbais como físicas, que o pai de Judith começou a desacreditar da própria religião... aos poucos as cargas da vida e os compromissos cotidianos o fazia não enxergar os pequenos milagres. Não sei como seria o dia perfeito do Pai. Acho que seria cheio de coisas Necessárias, como o estudo da Bíblia e pregação e ponderação e Economia de Eletricidade e Ficar em Silêncio e Aguardar e Confiar” p. 139.
E a conclusão final é muito interessante porque através da visão doce da criança percebemos que independente de religião, sexo ou raça, todos podemos fazer pequenos milagres diariamente, basta ter fé. O verdadeiro Deus está dentro de cada um de nós porque somos templos de esperança. “Milagres não têm que ser grandes e podem acontecer nos lugares mais improváveis. Às vezes são tão pequenos que as pessoas nem percebem” p. 61.

 Design e Diagramação
A capa é muito bonita e passa toda sensibilidade que encontramos ao ler a obra. O livro possui letras e espaçamento agradáveis. As folhas são em material pólen e é composto por 312 páginas além de ser dividido nas seguintes partes: Livro I- Instrumento de Deus, Livro II- O efeito bola de neve, Livro III- Matéria escura, Livro IV- A ovelha desgarrada e Livro V- O fim do mundo.

Sobre a autora
Grace McCLEEN estudou literatura inglesa na Universidade de Oxford e realizou um mestrado em York antes de se mudar para Londres e se dedicar integralmente à escrita e à música. A menina que fazia nevar é seu primeiro romance.

Licença Creative Commons
O trabalho Basta acreditar para fazer nevar de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

29 comments

  1. Adorei,nossa quanto tempo que não dava uma passadinha aki,e não via estas dicas maravilhosas
    amei mesmo,feliz dia das Mulheres
    beijos
    http://pinagirlscris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Paloma!

    Menina, essa semana quase comprei esse livro acredita? Porém eu estava atrás de outro e o encontrei logo, "as vantagens de ser invisível".

    Beijoos querida!

    http://www.portiprati.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa que fofurinha !!!!!!
    quero ler =D

    amei sua visitinha!!

    www.blogqueroserryca.com

    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma pequena impressão que já ouvi falar nesse livro, não sei kkk
    Adorei a sua resenha, ele parece ser muito bom e dos tipos de livros que eu gosto :D
    Aa e recebi o seu e-mail e já te respondi, eu aceito a proposta com certeza, já posso enviar as perguntas?
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, quando eu li o nome do livro eu fiquei bem curiosa com o livro, sabe todos podemos fazer milagres mais o problema é que não se acredita nisso e se você não acreditar nada se concretiza, já vou por esse livro na minha lista
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia esse livro, mas a estória parece ser linda demais! Gosto muito de livros que passam ensinamentos! Sabe dizer se ele é fácil de encontrar para venda?

    Estou seguindo o blog! ^^

    http://sanduiche-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que lindo, não sabia que o livro era assim tão sensível, eu adoro relações entre família, acho mais incrível. Parabéns pela resenha.

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Paloma,

    Gostei demais da sua resenha e fiquei bem curioso em relação a esse livro, vai para a minha lista....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah... Agora voltou minha correria na facu vai ficar difícil retribuir as visitinhas lá no blog... Mas quero agradecer cada acesso e dizer que sempre que puder estarei espiando a blogsfera...

    Beijo grande!

    Evelyn Oliveira

    cupcakerock.blogspot.com
    @evelyncmo

    ResponderExcluir
  10. Ah... Agora voltou minha correria na facu vai ficar difícil retribuir as visitinhas lá no blog... Mas quero agradecer cada acesso e dizer que sempre que puder estarei espiando a blogsfera...

    Beijo grande!

    Evelyn Oliveira

    cupcakerock.blogspot.com
    @evelyncmo

    ResponderExcluir
  11. Oi Paloma! Que coisa mais fofa a capa desse livro! E a história também! Adicionei à minha listinha de compras ;)

    Criei um blog para divulgação de sorteios, peço sua visita!
    Por favor, se gostar, siga-me pelo Google Friend.
    Muito obrigada!

    Sabrina Barreto
    http://so-lucky-girls.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa bem legal a história, adorei. Mas o livro é contado em 1° pessoa então?

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Flor, vi no skoob que vc tava lendo essa belezura e fiquei super ansiosa pela resenha. E infelizmente esse é um tema muito comum ao nosso redor.
    Beijos *-*
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, Paloma! Tudo bem?
    Que livro interessante! Fiquei com vontade de conferir a trama, além de ter amado essa capa! :)
    Beijos!

    Biih
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa tarde ^^
    A capa desse livro é muito fofa (deu vontade de ler só pela capa ^-^). A história parece ser interessante, com uma temática um tanto diferente. Vou tentar ler algum dia.
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Paloma!!!
    Adoro o frio...esse livro tem muito a ensinar como você mesma disse na resenha sobre fé, valores...muito lindo!!!
    Aproveito para lhe parabenizar pelo dia de ontem.
    Que Deus continue nos abençoando e nos fazendo cada vez mais fortes, guerreiras e felizes!!!
    Feliz Dia Internacional das Mulheres!!!
    Tenha um final de semana feliz e uma semana abençoada!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Gostei muito da sua resenha.
    Tenho muita vontade de ler este livro, parece ser incrível.
    O blog está muito lindo, parabéns!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. O livro parece ótimo! Fiquei com vontade de ler, principalmente depoi de tantas críticas boas. Vou adicionar a minha lista de futuras leituras.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  19. Adoro esses livros que nos passam um ensinamento. A fé é capaz de fazer qualquer coisa.

    Bom sábado *-*

    Beijos!

    ♥ Sugar Dance ♥

    ResponderExcluir
  20. Que livro lindo.
    Deve passar um bela história de vida, e quem sabe mudar o nosso ponto de vista sobre a fé.
    Estou com muita vontade de ler esse livro.
    A capa está, com certeza, muito linda!
    Estou apaixonada pelos quotes.
    Você fez uma ótima resenha! :D
    Beijoos :*

    - Gabriella Suzart

    ResponderExcluir
  21. todo mundo diz que esse livro é super bom, estou bem empolgada com as resenhas sabe
    adorei a sua

    ResponderExcluir
  22. Que livro fofo! Deve passar uma mensagem maravilhosa. Vou querer ler, sim. E vou apresentá-lo há varias pessoas ;)

    Um beijo,
    Emily Swan
    Livro Apaixonado

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que lição! Super bonito, fiquei afim de ler.

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  24. oi querida,
    parece bem diferente e emocionante. Fiquei querendo ler. Ótima resenha.
    Ah, não consigo comentar no post das bijuterias, mas acho que é pra ser assim né? kkkk
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  25. Que livro lindo!
    A história parece ótima!
    E flor, eu amei o layout do blog ^^
    Ficou show!

    Beijos
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  26. Não sabia que a trama envolvia bullying, não sei porque mas gosto de ler livros que tratem deste assunto, acho que é porque gosto de acompanhar a evolução dos personagens e a volta por cima.
    Amo esta capa e adoraria ler o livro!

    beijokss

    Vanessa - Blog do Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Nunca havia lido uma resenha do livro!
    Mas eu me encantei pelo nome desde a primeira vez que vi ... admito que achei que a história fosse diferente, mas fiquei curiosa! (:

    ;*

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Já queria muito ler este livro e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa! Simplesmente amo a capa deste livro.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Nossa que história linda eu preciso muito desse livro.
    Sua resenha ficou ótima.
    beijos

    ResponderExcluir