Resenha- Adeus, Por enquanto-Laurie Frankel

by - maio 03, 2013

Olá amores! Venho trazendo para vocês resenha do Livro  Adeus, por enquanto da autora Laurie Frankel.O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Companhia das letras. Esse livro faz parte do selo Paralela. Vamos conferir?
FICHA TÉCNICA
Páginas: 320
Formato: Brochura
Selo: Paralela

NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 9,5
Diagramação: 10
Nota geral: 100


Amor e tecnologia
Por Paloma Viricio
Visão Geral

A vida pode durar décadas ou dias, carregar lembranças, amores, saudades, alegrias, tristezas e esperança. Só que nunca podemos adivinhar quando será a última vez que iremos observar os sentimentos através dos olhos das pessoas amadas. Só que o mais importante, no final, são as memórias de momentos especiais, certo? “E se o amor continuasse além da vida?” Como cantava e escreveu Renato Russo na canção  Antes das Seis “Enquanto a vida vai e vem; Você procura achar alguém;Que um dia possa lhe dizer;-Quero ficar só com você”. E você? Já encontrou essa pessoa? “O amor é uma coisa complicada.Todas aquelas variáveis humanas. A alma não é lógica. O coração quer o que o coração quer. Difícil identificar” p.14.

Através de um programa de computador gerado para achar o par perfeito para cada pessoa, o criador deste, Sam, encontrou essa pessoa especial. A vida de um Nerd, cercada por e-mails, algoritmos, fios, solidão, foi preenchida por uma jovem bonita e inteligente do departamento de Marketing da empresa em que ele trabalhava. Trabalhava? Sim, pois o programa foi tão eficiente que as pessoas encontravam realmente uma alma gêmea e não queriam mais pagar pelo serviço. O patrão ficou zangado, repleto de prejuízo e mandou Sam para o olho da rua. “Você tem que ser inteligente e suficiente para entender. Mentes brilhantes nunca são valorizadas quando em vida. Depois que eu morrer, serei reverenciado como um gênio”p.174. O fato é que mesmo desempregado ele tinha alguém do lado e esse alguém fez Sam sentir-se pleno, repleto, em paz. Meredith era a mocinha doce, sensível, determinada e também louca por miniatura de aviões.

Só que infelizmente essa mocinha ficou deveras abalada quando a avó morreu. As duas eram muito apegadas, faziam várias atividades juntas e era um o amor da outra. Toda essa situação deixou Meredith muito abalada e Sam preocupado. Visando ajudar na recuperação e na batalha que a namorada travava com o luto, ele desenvolveu um software, onde Meredith poderia se comunicar com a avó falecida. O  programa foi titulado de Repose e muitas águas rolaram após o surgimento deste.“Não quero dizer adeus. Não adeus para sempre, disse Sam. Adeus por enquanto. Adeus por alguns meses. Adeus como se ela estivesse indo para a Flórida amanhã” p.48.


O livro é lindo, doce, muito dolorido também. Ele é dividido em três partes e o único ponto negativo é que na segunda parte o desenvolver da história é um pouco lento e pode cansar o leitor. As personagens são todas contagiantes. Não tem uma que você chegará a odiar, todas elas tem um ensinamento para passar e os diálogos são imensamente ricos. Um luxo...esse livro e as reflexões que ele passa. Você já parou para pensar quanto tempo fica no meio eletrônico e quanto tempo fica com as pessoas que ama? Já parou para pensar que todos morremos, que ninguém é eterno e que devemos aproveitar cada segundo como se fosse o último? O amor de Sam e Meredith é muito doce, lindo, contagiante... um casal que sempre irá marcar o leitor depois da leitura. Um livro para ler, refletir, mudar e sentir vergonha do tempo desperdiçado em vão, porque que amamos um dia irá partir e não voltará nunca mais... Apenas existirá em programas como Repose ou nos pensamentos. “Todo mundo passa a maior parte do tempo no Facebook do que com pessoas, mais tempo clicando em perfis do que saindo, mais tempo jogando tênis no videogame do que tênis de verdade, e tocando guitarra no videogame do que guitarra de verdade. As redes sociais não são tão sociais assim. Na verdade, é isolamento. Na verdade, é ficar sozinho”p.281.

Design e Diagramação

A capa do livro é encantadora e não tem pessoa que não se apaixone. As letras são em tamanhos bons e o espaçamento adequado. As folhas são em material pólen. Uma perfeição só!

Sobre a autora
Nasceu em Columbia, no estado de Maryland, nos Estados Unidos. Assim como os protagonistas de O Atlas do amor, é pós-graduada em literatura inglesa. Lecionou redação, literatura e estudos de gênero na Universidade de Puget Sound, mas hoje se dedica exclusivamente à escrita, tendo sido considerada pela BookPage uma das jovens autoras para se acompanhar de perto. Vive em Seattle com o marido e filho. Site da autora: www.lauriefrankel.net Twitter: @Laurie_Frankel Facebook: www.facebook.com/lauriefrankel.author


Licença Creative Commons
O trabalho Amor e tecnologia de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

37 comments

  1. Gostei bastante da capa e a trama também parece ser bem interessante.
    Beijo
    Nic

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal, e é uma coisa que acontece muito na vida real.. O livro ressalta bastante a importância das redes sociais na vida das pessoas! Flor, tá rolando um concurso muuuito legal no meu blog, em que a ganhadora levará pra casa um kit lindíssimo de maquiagem da Fenzza! Veja mais informações aqui (http://bloggarotainocente.blogspot.com.br/2013/05/concurso-kit-de-maquiagem-fenzza.html) e participe!

    Beijinhos, Garota Inocente

    ResponderExcluir
  3. Que resenha linda! Não sabia que esse livro era da Paralela, na verdade acho que confundi ele com outro. Só com a resenha você me passou todo o amor que esse livro transmite, a história é bela, e fiquei muito curiosa para ver o casal junto, Sam parece ser carinhoso e preocupado já estou apaixonada. Concordo que nós passamos mais tempo na internet do que nos comunicando com as pessoas face a face, é triste isso. Amei a resenha!

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  4. Parece bem legal esse livro. Acho ótima essa mensagem que nós estamos apenas isolados no nosso mundo nas redes sociais. Eu imagino que no final o Sam vai achar que suas invenções são apenas máquinas, não sei porque rs
    -xoxo
    http://www.s2juuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Livros que nos encantam pela capa! Perfeição!

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie :)

    Nossa depois dessa resenha com certeza esse livro vai para cima da lista dos desejados, sinceramente... ficou linda :D beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  7. Menina, essa resenha me prendeu muito mais do que as outras que ja vi, serio. Que livro P-E-R-F-E-I-T-O, Eu preciso ler ele, é sério. So a resenha ja deu um frio na barriga, uma emoção *o*
    super anotei e parabéns amiga, cada vez arrasando mais s2
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  8. Não tinha ouvido falar ainda, parece ser bem legal =D
    fashion em cores -.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, amei a capa do livro e a ideia do mesmo. Seria tão bom poder, pelo menos me despedir de alguém muito especial que foi arrancado bruscamente daqui do convívio social. Esse livro já me é queridinho, com certeza vou comprar.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  10. oi,

    não conhecia o livro nem a autora, mas o título, a capa e sua resenha me ganharam completamente... Fiquei super curiosa para ler o livro.

    Sou Bibliófila

    ResponderExcluir
  11. Paloma eu amei tua resenha! O jeito como vc descreve o livro, como se envolveu com a estória, como acabou tirando algo de rico pra vida...
    É verdade não sabemos quanto tempo temos e ainda assim desperdiçamos ele.
    EU fiquei apaixonada pelo enredo. Coloquei na minha estante do skoob pra ler assim que puder.

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Paloma,
    Nossa quanto tempo que não te faço, uma visitinha né? Mas, aqui estou +_______+
    Esse livro, tá sendo bem comentado, que a vontade de ler só tem aumentado. Estou participando de um sorteio para ver se eu ganho, caso contrário irei comprar. Ótima resenha!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  13. Ele está a venda em livrarias também, sabe quando ler a resenha de um livro e cria um vínculo enorme com o livro?!, pois bem, eu criei com esse agora. Se tiver a venda em outras livrarias, me diz por favor...
    http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Paloma esse livro parece ser lindo, daqueles que nos cativa, amei a capa, linda linda, beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha... Já vi no Submarino para comprar, mas nunca achei que fosse interessante.

    Beijos!
    meumundoecolorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. ain eu quero :)!

    Tá rolando um sorteio lá no blog. Já ta participandoo? NÃO? Então corre lá!
    http://futuraindependente.blogspot.com.br/p/sorteios.html


    Beijos, Mariana.
    xoxoxoxoxoxoxoxo
    http://futuraindependente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adoreeei! Já foi pra listinha! Gostei bastante do trecho que você destacou. Por coincidência estou lendo um livro da mesma autora, O Atlas do Amor. Não estou nem na metade ainda, mas estou gostando, é bem levinho.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  18. Olá Paloma, não conhecia o livro, mas gostei bastante da resenha que você fez, quem sabe eu não leia?

    Um beijo ;*
    Emily Swan
    Livro Apaixonado

    ResponderExcluir
  19. Nossa !! Eu preciso ler esse livro! Além da história linda, ele ainda nos leva a reflexão sobre como anda nossa vida "offline", né? Gostei mt da resenha!

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  20. Segunda pessoa que amou esse livro, to ficando curioso haha

    Beijos.
    Guilherme.
    http://omeu-diva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia o livro, mais já me interessei depois de ler sua resenha. E a capa me encantou também!
    A Companhia das Letras estar fazendo um ótimo trabalho, pois todo mundo ta adorando a diagramação dos livros.
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. gostei da história,só me desanimou saber q pode se tornar cansativo... gosto de ler estórias empolgantes do começo ao fim
    bjs e ótimo domingo
    Vivi

    ResponderExcluir
  23. Parece ser um livro emocionante! Casais desse tipo é de deixar a gente até com inveja né? rsrs Mas quem sabe um dia a gente não encontre uma pessoa assim que nos faça amar e ser amado :)
    Gostei muito da resenha loma ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha!!
    bjss ;*
    pitadasdeestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Eu já pensei em comprar esse livro justamente por causa da capa mas, posso dizer que depois da sua resenha fiquei ainda com mais vontade de devorá-lo.
    Eu adoro essas temáticas de informática, romance e tudo o mais. Deve ser emocionante o livro.

    ResponderExcluir
  26. O livro parece legal, mas a história não é muito o meu tipo, não parece que eu vou me apaixonar pelos personagens.

    diamantesdeumagarota

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho muito cuidado ao ler livros que são divididos em partes ou com capítulos intercalados entre os protagonistas, como você disse, a segunda parte ficou mais lenta e "podendo" cansar o leitor. Mas mesmo assim o livro pareceu ótimo aos seus olhos, espero que logo possa lê-lo, fiquei curiosa.
    Beijos <3
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Gostei da estória do livro, achei a bem intensa e agradável.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Paloma, realmente eu fiquei muito curiosa. Esse livro parece ser muito bom. Até agora só li resenhas positivas e claro que já estou aqui morrendo de amores e desejos. <3

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  30. Eu achei a premissa desse livros muito interessante. Pelo titulo, acharia que era espirita ou algo assim, mas lendo as resenhas, tenho me encantado cada vez com o livro. Parabéns pela resenha!!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha, o livro parece ser muito bom e me interessou bastante! Livros que destacam o que acaba sendo a nossa realidade tendem a prender o leitor, né?

    http://ladiabolique.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia o livro, mas ele parece ser bem interessante. Adorei a resenha!
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Paloma,
    Fiquei morrendo de vontade de ler o livro agora. Adoro romances doces e é verdade né, temos que nos policiar em relação a internet porque querendo ou não pode se tornar um isolamento.
    Amei a resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi gostei da capa! Parabens pela resenha!
    Bjs, me segue por favor eu sigo de volta!
    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. A estoria parece interessante, gostei da ultima frase do livro que você postou e realmente é verdade passamos muito tempo fazendo coisas que não são reais

    bjos

    ResponderExcluir
  36. Olá, Paloma. Gostei muito da sua resenha. Fiquei interessado por esse livro. Só o fato de ter lido seus comentários, já me fizeram refletir sobre diversas coisas.
    Beijos!!!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas só de ver a capa já fiquei curiosa. Gostei muito da sua resenha, colocou o livro no topo da minha lista, mas ainda estou em dúvida se o compro por saber que fica um pouco lento *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir