Resenha- A casa das Orquídeas- Lucinda Riley

by - julho 16, 2013


Olá docinhos! Venho trazendo para vocês resenha do Livro  A Casa das Orquídeas da autora Lucinda Riley. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Novo Conceito. Eu fiz uma resenha escrita, com notinhas e outra em vídeo para as pessoas que desejam saber do livro de uma forma mais rápida.


Vídeo Resenha   


FICHA TÉCNICA

Autores: Lucinda Riley
Titulo: A Casa das Orquídeas
ISBN: 9788563219961
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 560
Formato/Acabamento: 16x23x3,7
Peso: 0.763 kg
Preço Sugerido: R$ 34.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: ROMANCE


NOTAS

Capa: 10
Conteúdo: 1000
Diagramação: 10
Nota geral: 1000 (Muito bom s3) 


Todo amor tem sua flor de estuda
Por Paloma Viricio
Visão Geral
Dizem que sonhos são importantes e nos contam algo que estamos escondendo de nós mesmos”p.15. Porque muitas vezes é difícil ver qual caminho seguir, qual direção escolher...será a certa ou necessária? Reluto demasiadamente em escrever as resenhas usando a palavra em primeira pessoa, mas quando o livro nos toca de forma especial não tem como fugir, não é verdade? A Casa das Orquídeas, nomeada formalmente como Wharton Park, é uma residência que esconde muitos segredos, histórias, alegrias e tristezas. E esse livro despertou uma espécie de nostalgia na pessoa que vos escreve que retardei a leitura o máximo que pude porque tinha certeza que quando terminasse iria sentir muita falta da trama, das personagens e das palavras de Lucinda Riley. 

Só que minha espécie de letargia proposital não durou muito, pois apesar de ser um livro grande composto por 560 páginas, terminei este em aproximadamente uma semana. Parece brincadeira, mas como me doeu deixar Wharton Park, tudo e todos que ela abrigava. Por isso, considero A Casa das Orquídeas um livro doloroso, porém que ao mesmo tempo possui o dom de transformar o tédio em melodia e produzir algum veneno anti monotonia (como canta Cazuza na música Todo amor que houver nessa vida). Imaginava que quando o livro terminasse iria sentir muita falta da trama, das personagens e das palavras de Lucinda Riley e não me enganei. A verdade completa de repente fica clara para mim. Porém, ela me consola ou me assusta?”Wharton Park não pertence aos Crawford. Nós pertencemos a ela”p.452. 



Ao começar a leitura conhecemos a pianista Júlia Forrester que foi abrigar-se em um chalé Norfolk para tentar curar uma dor que a abalou por completo. A irmã mais velha, Alicia, tenta a ajudar de qualquer forma, mas só quem pode sair do buraco onde caiu é apenas Júlia. O pior é que não foi por culpa própria, mas mero castigo do destino. “Disseram-me , certa vez, que a morte é tão natural quanto o nascimento, parte do ciclo infinito de alegria e dor para os humanos. Virá para nós todos e nossa incapacidade de aceitar nossa própria mortalidade e a daqueles que amamos também faz parte da condição humana”p.212.

Júlia é neta de Elsie e Bill que sempre trabalharam em Wharton Park. Ele como jardineiro e ela como dama de companhia e em afazeres da casa. O único herdeiro responsável pela propriedade é Kit Crawford que encontra-se com Júlia e passam a relembrar momentos do passado. Com a reforma de um chalé encontra-se um antigo diário de guerra que pode revelar muito mais do que todos imaginavam. Como os destinos de Kit e Júlia irão se encontrar? Quantas pessoas estarão envolvidas com os mistérios que a bela Casa das Orquídeas esconde? “Ela olhou para ele, para aquele lindo rosto que ela acreditava de verdade que nunca seria seu. E todo o amor que sentira, e tentara desesperadamente esmagar,reacendeu”p.175.  
O livro é maravilhoso em uma escala que palavras não merecem o luxo de descrevê-lo, entretanto o único ponto negativo é que em alguns momentos senti cenas passando de forma rápida demais. Por exemplo, quando duas personagens iriam jantar e começavam a prepará-lo, em duas frases de diálogo o jantar já estava pronto ou conseguiam se alimentar em apenas três joguetes de falas. Acredito que somente nesse quesito a autora pecou. Porém, isso não desmerece ou chega a ser maior que a qualidade do livro. Fui jogada em uma montanha russa de emoções que ora me faziam rir, ora chorar. Foi lindo e gratificante fazer parte das histórias de Wharton Park, onde presente, passado, futuro permitiram se encontrar, alinhar a vida de tantas outras gerações através do amor em perenes primaveras.“(...) ela olhou em seus olhos e eles subiram e caíram juntos conforme a delicadeza se transformava em urgência e ela o encontrava com a mesma necessidade apaixonada, até que Harry gritou o nome dela para os céus enquanto se afogava na dor e no prazer do êxtase. Então, com o pequeno corpo nu dela entrelaçado ao dele, Harry pensou ter, realmente visto o rosto de Deus”.p.358.
Design e Diagramação

O livro é muito lindo,não somente quando falamos da história, mas quando admiramos seu visual também. A capa é perfeita e ao olhar para ela toda a trama passa em minha mente como se fosse um filme sendo recordado. As páginas são em material pólen, letras e espaçamentos em tamanhos confortáveis. O kit é composto por uma caixa, livro, marcador e um vaso ecológico que após abrigar lindas flores, pode ser reutilizado.

Sobre a autora
Lucinda Riley nasceu na Irlanda e durante sua infância viajou por todo o Oriente. Assim que se mudou para Londres, começou carreira como atriz de cinema, teatro e televisão. Aos 24 anos, baseada em sua experiência com dramaturgia, escreveu seu primeiro livro. Sua paixão por História trouxe-lhe a inspiração para escrever romances que têm conquistado os primeiros lugares nas listas de leitura de todo o mundo. Vive entre os Estados Unidos e a França, com o marido e quatro filhos.

Licença Creative Commons
O trabalho Todo amor tem sua flor de estuda de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

53 comments

  1. me deixou BEM curiosa e vou ser sincera: olhei a capa e não botei fé, mas a resenha me pareceu excelente.

    Beijos
    Nathália ♦ Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Paloma,
    A Casa das Orquídea é um livro que está na minha lista de desejados pq me lembra vagamente a série Downton Abey, da qual sou fã.
    Ver sua resenha super empolgada da obra apenas me deixou mais entusiasmado.
    Acho tão bom quando o autor consegue envolver o leitor de uma forma que o fim do livro chega a ser doloroso.
    Abraço,
    Alê
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Uma colega blogueira estava falando sobre esse livro hoje e agora fiquei mais curiosa.
    Nunca li nenhum livro da autora, mas espero ler A Casa das Orquídeas em breve.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente, que rápido que você leu, tô chocada! Deve ser bom mesmo ♥

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. Oi Paloma, tudo bem?
    Eu tenho um sentimento de amor por esse livro. Simplesmente quando o li, assim como você, fui protelando a leitura por dias, só pra adiar a saudade que ficaria após o termino da leitura. Aconselho a você ler a sequencia (apesar de não ser exatamente isso)A luz através da Janela, esse também é simplesmente lindo e tão encantador quanto.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    sério que o livro é tão bom??
    Agora eu vou ter que solicita-lo para a NC e ler. Você me deixou mega curiosa rsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada por esse livro, a história é incrível e muito linda.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, estou doida pra ler esse livro, porque essa capa é linda. e agora vi que o enredo também.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente lindo o livro *-*
    Eu amei a forma como a escritora escreve, agora pretendo ler mais livros dela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre me assusto com a quantidade de página desse livro quando vejo na livraria rs Mas estou com super vontade de ler! Amei a resenha.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu comprei o livro, mas ainda não consegui ler. Tenho tanto livro pra ler! Mas essa resenha só me fez lembrar que quero muito lê-lo logo!
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  12. Gostei do livro, bem legal.

    Xx
    http://overdosederosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Paloma, que bom que vc está de volta ;)
    Fiquei muito entusiasmada para ler este livro... Adoro ver seus vídeos, vc sempre me deixa animada!!!
    Sei bem como é ler um livro e não querer chegar ao fim... estou mais ou menos nesse dilema com o livro que estou lendo!
    Tb amo flores, e por coincidência amo tulipas!!

    Beijão e um ótimo restinho de quarta!!

    Nanda

    ResponderExcluir
  14. Parece ser bem interessante, não é o meu tipo, mas gostei rsrs
    fashion em cores -.com

    ResponderExcluir
  15. Ah, parece ser ótimo! Adoro a Novo Conceito!!

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho "A Casa das Orquídeas" e eu adoreei o livro, super indico *-*
    http://ostonsdaliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Mais uma capa linda da Novo Conceito!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  18. Só ouço coisas boas sobre esse livro, me deu vontade de compra-la mesmo,. Mas a capa não me chama muito n, achei ela bonita igualmente você, mas... não sei algo não me interessou vendo a capa, mas como dizem e é verdade, a capa não diz nada sobre o conteúdo, não é mesmo.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Muito legal a resenha floor ja li o do George Orwell vc vai gostar é mt futurista

    Post novinhu *u* olha?
    Beijinhus... www.robertamaquiagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Deve ser bem bacana esse livro.
    Ficou maravilhoso seu cabelo. Muito obrigada pelo seu comentário no blog. Seja sempre bem-vinda.
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Flor!
    Não conhecia, mas deve ser perfeito, quero muito ler agora.
    Não deixe de me visitar adoro te ver por lá viu.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha ➥ Lojinha Blog Chic
    Meu Instagram: ➥ @simarapink

    BeijosssssssssSimara Pink ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
  22. Me pareceu bem interessante!!

    bjos ♥
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei a história, mas o kit desse livro deve ser maravilhoso!!

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Paloma (: Já li algumas resenhas desse livro, e realmente gostei, depois da sua eu gostei mais ainda, parece que você se apaixonou pelo livro e eu fiquei morrendo de vontade de ler, é bem o tipo de livro que da ressaca literária né? Mas eu pretendo mesmo ler, as vezes sentir ressaca vale muito a pena kkk Adorei os quotes, eles fizeram a resenha ficar ainda melhor ((:

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - MicaScarcella

    ResponderExcluir
  25. Ai loma, essa resenha me deixou mais interessando ainda em ler este livro.

    Parece até a cidade de Mullaby da Garota que perseguiu a Lua, que também nos deixa assim com saudades, relembrando e querendo que nunca tivesse acabado o livro.

    Ainda não tenho A casa das Orquideas, mas quero logo ler algo da Lucinda, e como tenha A Garot do Penhasco, por que não começar por ele?!

    Ótima resenha ^^
    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  26. Nossa, o livro parece ser ótimo! Não conhecia e fiquei super interessada! A capa realmente merece nota 10, rs!

    Engraçada a sensação de situações que passam rápido demais né? Mas acho que isso sempre acontece quando estamos gostando muito da obra, faz parte do "querer sempre mais" e "não querer que acabe".

    www.universodosleitores.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi, Paloma.
    Sempre tive vontade de ler esse livro. Não tinha parceria com a NC na época do lançamento e minha fila de compras é tão quilométrica que nunca chego nele. Acho que vou furar essa fila, hã?

    Adorei os trechos do livro.

    xoxo

    Books & Emotions
    http://books-and-emotions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Hey
    Adorei a resenha, e adorei como você coloca duas formas. Que legal!
    Achei esse livro todo lindo quando chegou aqui, a editora caprichou.
    Adoro as resenhas que leio, me empolgam cada vez mais com a leitura.

    Com certeza vou estranhar essa parte do jantar, sempre reparo nessas coisas e acho estranho também.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  29. Oi, Lominha.

    Adoro histórias assim, sabia? Amo histórias nostálgicas, que falam de amores e tempos lindos do passado. Todo mundo tem suas próprias lembranças, né? Livros que se passam na praia também me deixam nostálgica. Ah, ganhei A Casa das Orquídeas num sorteio e ele já chegou. =) Estou encorajada a lê-lo em breve.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  30. Oie Linda, tudo bem?
    Eu tenho esse livro e sinceramente ainda não tive a oportunidade de pegar para ler, até porque eu ia demorar um século, pois ele é bem grande né?! Eu preciso colocar as minhas leituras nacionais em dia para poder pegar nele, porque quero ler com muita calma.
    A estória realmente parece ser maravilhosa, porque já vieram me perguntar se eu já havia resenhado esse livro, mas infelizmente não =/

    Eu gostei muito da sua resenha, principalmente da sua descrição sobre a estória. Parabens querida.


    Olha coisa, se puder, depois vc passa no meu cantinho que tem novidade de Autores super bacanas e mais tarde postarei uma SORTEIO de aniversário que vem com KIT e um monte de coisa....aproveita depois pra ver...mas isso eu vou colocar mais tarde em meu blog, mas passe para ver as outras novidades.

    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Adorei!
    Beijos

    marinaalessandra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Que resenha apaixonada! Só tenho lido coisas boas a respeito desse livro. Com toda certeza será uma das minhas próximas leituras.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  33. Olá
    Gostei da sua resenha
    Tenho bastante vontade de ler esse livro.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Amo ler, e mesmo estando sem tempo por causa do cursinho, gosto muito de receber dicas de leitura.

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Esse livro deve ser muito lindo, adorei a resenha! *-*
    Paloma, queria ver você fazendo a tag "7 pecados capitais da leitura" rs :) se fizer avisa lá no blog.

    Bjs
    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Nossa que linda sua resenha, tenho esse livro que comprei em uma promoção quero muito ler ...

    Parabéns adoro seu blog e suas resenhas !!!

    Beijinhos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Não li...Adorei sua resenha... Chamou minha atenção!

    Beijos,
    http://caheoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Que vontade de devorar esse livro agora mesmo. Gosto tanto de suas resenhas, sempre me deixa um ensinamento para a vida. Muito legal!
    Todos os livros que li e se passava em um hotel foram surpreendentes. É tão bom conhecer os vários personagens.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Oi Paloma,
    Eu comprei esse livro recentemente mas ainda não li. Sua resenha me instigou a querer ler rapidamente rs. Adoro livros com temas históricos. A capa está perfeita.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Paloma,

    Li e resenhei esse livro no blog, esta entre os meus favoritos e desde então leio todos da autora...parabéns pela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Oi Paloma. Gostei da resenha, muito bem ilustrada. O livro parece ser bem legal também... vamos ver se dá tempo de ler >.<

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oi Paloma!
    Também curti muito a leitura de "A Casa das Orquídeas". Foi um dos melhores livros que li ano passado.
    Pretendo ler outros livros da autora e espero não me decepcionar.
    Gostei de saber sua opinião e acima de tudo, saber que gostou. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  43. Estou com esse livro aqui, mas ainda não tive oportunidade de ler
    Amei a resenha e o livro parece ser bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Adorei a sua resenha. Pelo visto você ficou bem empolgada com a história mesmo. Deu para notar.
    Fiquei curioso agora para saber o motivo da tristeza de Júlia.
    A Novo Conceito tem um diferencial nos acabamentos dos livros. Acho incríveis.

    Beijos!!!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Adorei sua empolgação com esse livro no vídeo haha... Bem legal!! Não gosto mto desse estilo, mas parece valer mto a pena!! Gostei mto desses segredos aí... adoroo!! Acho que vc me convenceu a ler esse!! Mais um pra minha imensa lista haauhauau

    Bjs!!
    Renata
    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Tivemos opiniões muito parecidas, amiga!!!
    Esse livro me deixou sem dormir direito por dois dias, queria porque queria terminá-lo urgentemente, ao mesmo tempo em que protelava a leitura.
    Eu amo a Lucinda, e olha que vem livro novo dela por aí, esperando ansiosa.


    Adooooorei a resenha, sinceramente.

    ResponderExcluir
  47. nossa, parece que todo mundo que lê esse livro, gosta! rs. eu tenho ele, mas ainda não li.

    tenho uma tag para você, espero que goste
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/07/tag-19-7-coisa.html
    bjus

    ResponderExcluir
  48. Paloma, eu pretendo ler esse livro, por isso não li o início e o meio da resenha. Li apenas o fim, na parte em que você diz que o livro é muito bom e que as partes mais negativas eram as partes dos jantares, em que as coisas ficavam prontas rápidas demais ou o jantar se dava de modo muito rápido. Creio que, de fato, esse ponto não deve ser prejudicial ao livro. Quero muito ler.
    A capa é linda, mesmo!

    Beijo, Paloma.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  49. Parabéns pela resenha, Flor.

    Quero muito ler este livro, mas ainda não pude.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  50. jah li sobre esse livro em outros blogs, mas ninguem falou tao bem quanto voce =] me lembrou um pouco morro dos ventos uivantes, parece interessante!

    --
    Caue
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  51. É claro que vi o vídeo, estava com saudades de te ver!! Ai minha fofa, eu também adoro flores e tenho uma paixão secreta rsrs por tulipas. Conhece Holambra, a cidade das flores? A tulipa é o símbolo da cidade e de alguns eventos que acontecem lá. Eu já me apaixonei pelo livro, pelo simples fato da protagonista ser uma pianista, amo amo de paixão! Esse tenho coragem de comprar. Gosto de ler livros ambientados no Brasil.
    Você é carioca? curiosidade, sabe... :D

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  52. Esse livro é muito fofo. *-* A cada segredo revelado, fica mais perfeito. Só não curti muito o final, mas as partes na Tailândia já fez o livro valer a pena. KK Adorei a resenha. ;)

    ResponderExcluir