Resenha- A lenda- Inês Cardoso

by - dezembro 06, 2013

Olá docinhos! Venho trazendo para vocês resenha do Livro A  Lenda da autora  Inês Cardoso. O livro foi enviado pela parceira do Jornalismo na Alma, Chiado Editora. Espero que gostem! Confira mais sobre a parceria AQUI!


FICHA TÉCNICA

Autor: Inês Cardoso
Colecção: Viagens Na Ficção
Páginas: 260 
Data de publicação: Janeiro de 2013
Género: Romance
Preço: 12,00 €
ISBN: 978-989-51-0056-9
Sinopse: AQUI!

NOTAS
Capa: 7,0
Conteúdo: 7,0
Diagramação: 10
Nota geral:  8,0

A lenda de Alice
Por Paloma Viricio

Visão Geral

Ao tocar na pedra tenho a sensação de estar a ser puxada, mas ao tentar verificar se tal está mesmo a acontecer, apercebo-me que estou a cair a pique, para lugar nenhum, e que o meu dedo continua colado à pedra. Sinto a minha cabeça a embater em algo duro”, p.19. Foi assim que Alice viu-se totalmente perdida após esse ocorrido. Isso porque embarcou em um mundo totalmente diferente do que estava habituada, do que vivemos e pensamos somente existir.  Chegou até este lugar, atraída por uma coruja que avistou um dia próximo á uma arvore lendo um mapa... a curiosidade foi maior e irresistivelmente tentadora. Chegando neste novo universo ela passa a descobrir questões mais valiosas do que esperava e também o motivo do sumiço da figura paterna, há tempos. “Estou num mundo estúpido, controlado pela força e a única pessoa em que confiei é um traidor que me andou a mentir. Eu não sou nenhuma lenda, eu sou apenas mais uma que eles querem ver morta. Ou então usar-me para algum tipo de trabalho impróprio. Arrepio-me com a ideia. Não vou deixar que estas pessoas usem o meu corpo para o que quer que seja. Prefiro matar-me”, p.66.

Tenho pena de estar a perder as minhas perguntas, mas sei que quando isto acabar terei muito tempo para fazer todas as perguntas que quero. Agarro-me à ideia que ambos sobreviveremos com todas as minhas forças”, p.210. E são muitas perguntas que surgem ao deparar-se com esse mundo novo, cercado por violência e opressão. Alice pode ser a personagem principal de uma lenda, a esperança de muitas outras pessoas inseridas nesse cenário. Além de bastante aventura, fantasia, o leitor também esbarra em um maravilhoso romance. A lenda foi baseado no clássico Alice nos país das Maravilhas, e inicialmente os pontos entre as duas estórias são gritantes, demasiadamente parecidas. O começo do livro pode tornar-se maçante, mas com o passar das páginas torna-se uma obra excelente. Entretanto, a autora peca novamente ao finalizar a estória, já que torna um pouco irreal (mesmo sendo um livro de fantasia) o reencontro de Alice e a mãe.
Inês Cardoso é uma escritora jovem que irá conquistar o leitor através da forma como escreve e principalmente pelo enredo que consegue criar. Confesso que tive um pouco de dificuldade em adaptar-me ao português de Portugal, pois vemos algumas palavras e expressões bastante diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil, mas este é apenas um detalhe. “Estou diferente tal como ela disse. Tal como eu constatei quando voltei para esse mundo, que agora já não é o meu mundo. Não pertenço aqui, nunca pertenci, foi por isso que nunca encaixei”, p.250. Todos os personagens são maravilhosos, conquistam o leitor sem esforço. Alice, a principal, é uma doçura, não tem como não se encantar por ela. Um livro com uma estória maravilhosa que irá agradar principalmente amantes de uma boa fantasia.

Design e Diagramação
As folhas são em material pólen, com letras e espaçamentos agradáveis á visão. A capa é bonita, mas poderia ter sido mais criativa já que a estória em si é voltada para o mundo da fantasia.

Sobre a autora
Inês Cardoso, nascida a 19 de setembro de 1997 em Coimbra. Atualmente vive em Sintra, onde frequenta o ensino secundário, na área de Ciência e tecnologia. Segue seu primeiro livro dedicado ao público juvenil intitula-se A lenda, onde mostra ao mundo por ela imaginado. 

Licença Creative Commons
O trabalho A lenda de Alice de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  
Chiado Editora

You May Also Like

22 comments

  1. Boa tarde Paloma!
    Saudades de ler suas resenhas ;)
    Dica anotada, vamos ver se começo a gostar de fantasias <3

    Beijos, ótimo finde para vc!

    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Boa dica , um estoria com fatos da imaginação
    gostei.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sempre com novidades.

    http://cheiadepapo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Paloma,

    Creio que não gostaria deste tipo de leitura, mas foi ótimo conhecer a resenha e também saber do livro e respectiva autoria. Quem sabe depois de ler minha lista eu inclua este livro para testar meu gosto a respeito.

    Ótimo final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Eu não gostei muito da capa, mas a premissa do livro me parece bem interessante! Fiquei boba com a idade da escritora, super novinha (:

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  6. ô gente, ela não é uma escritora nova, é quase um bebê =3
    que fofa! Apesar dos pontos que levantou quero ler também ♥ mesmo com o começo maçante, algumas coisas surreais. Adoro Alice no Pais das Maravilhas (só não mais que Bela e a Fera)
    Inclusive estava escrevendo uma fanfic, que acho q vou repaginar e fazer um livro, fazia uma história apenas para ver Alice ficar com o Chapeleiro hhahaaah
    acho também que podiam ter feito uma capa mais fantasiosa, mas o colar é lindo né?
    um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html

    ResponderExcluir
  7. Nossa, ela é super nova! Fiquei chocada. Me identifiquei com aquela frase, que diz que ela não se encaixa, quantas vezes nos sentimos assim, né?


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha!

    Xoxo
    overdosederosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Paloma,

    Não sou muito fã de fantasias e não sei se o livro seria algo que me interessaria. Apesar da premissa ser interessante, acho que talvez o final irreal que você menciona ou a semelhança com Alice no País das Maravilhas iriam acabar me incomodando muito.
    Quem sabe, no futuro, eu venha a lê-lo! rs

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito de livros de fantasia, então esse não despertou minha curiosidade, mas é sempre bom conhecer novos escritores (literalmente hehe)! Gostei também do fato de ser baseado num clássico, coisa que já percebi logo no início da sinopse...

    http://diamantesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Durante a adolescencia eu li muitos livros portugueses e Fernando Pessoa que é meu poeta favorito de todos os tempos é português, então não tenho dificuldade com eles, até gosto... acho que tem um certo lirismo no jeito de deles de falar. Adorei a proposta do livro, sou fã de fantasia, aliás é meu gênero favorito e Alice é uma das minhas personagens mais queridas. Entrou para a lista.

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Que saudades de passar aqui no seu blog!
    Gostei da sua resenha.
    Parece ser um livro ótimo, acho que eu iria gostar
    Beijos
    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Achei a capa linda e a história parece ser bem interessante. É a primeira vez que vejo esse livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Paloma!
    Muito bom quando um livro nos encanta.
    Estranha-me um livro de fantasia ser maçante no início!

    Achei essa história de registrar seus textos para não ser copiado. Depois quero saber como faz, tá?

    Obrigada pela visita feita ao blog, volte sempre que desejar.
    Desejo um final semana de luz e paz!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    "Eu sou do tamanho daquilo que SINTO, que VEJO e que FAÇO, não do tamanho que os outros me enxergam.-(Bob Marley)

    ResponderExcluir
  15. Não é um livro que me interessa. Não gostei da capa.
    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Parece um livro com bastante suspense, hein xará? Quero ler e verei se compro.
    Beijos e queijos.

    ResponderExcluir
  17. Que capa linda e deve ser muito bom uma história inspirada em alice, sou muito fã.
    xoxo

    ResponderExcluir
  18. Que legal essa gif no começo da resenha. ahahahah Adoro quando coloca fotos nas resenhas, xará;
    Bjokas.

    ResponderExcluir
  19. Nossa realmente a autora é novinha :D
    E gostei bastante do conteúdo, mas não fiquei tão curiosa para ler .
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Legal a resenha, e gostei do seu sistema de nota.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não é o tipo de leitura que me agrade muito, acho que vc ja sabe.. rs, mas a resenha como sempre esta beem explicadinha \o/

    ResponderExcluir