Resenha - Perspicácia, O aprendiz e a vida- Marco Antonio Rodrigues

by - abril 03, 2014


A perspicácia de um aprendiz. "Profundo"

Ler um livro de “auto-ajuda” não faz parte do meu roteiro de leituras, até porque eu não gosto desse termo para definir os livros filosóficos. Pois se fosse auto-ajuda, o leitor não precisaria procurar ajuda num livro, talvez o termo “outro-ajuda” ficaria mais adequado. Enfim, deixando os termos para trás, gostaria de acrescentar que adoro experiências novas, principalmente na leitura. E ainda bem que essa experiência só me trouxe prazeres.
O livro “Perspicácia – O aprendiz e a vida” abriu minha mente para novas ideias. Marco Antonio Rodrigues me agradou com seu estilo de escrita e seu modo de pensar. A narração é extremamente formal e filosófica, mas o que mais me chamou atenção é que Marco conseguiu narrar seus textos com um toque de humor sutil, porém inteligente. Além de que, apesar da narração formal e imperativa, o percorrer do texto não cansa o leitor.
Devo confessar, porém, que se eu tivesse visto o livro numa prateleira, eu não me interessaria em comprar. Entre outras coisas, isso significa que o título e a capa não chamam o leitor para a leitura. Isso também chama atenção para um fato triste que acontece hoje em dia. Os livros de “outro-ajuda”, e livros filosóficos de poesia e contos, são extremamente desprezados pelos poucos leitores brasileiros, apesar da ótima qualidade de alguns.
Enfim, os textos de Marco são bem descontraídos e faz o leitor pensar, além de se divertir pensando, pois as comparações do escritor colocam imagens “diferentes” na mente, e exercita a imaginação. Por tanto, indico o livro para aqueles que gostam de criticar a realidade, juntando existência, sociedade, moral entre outros tantos assuntos. Meus parabéns ao Marco, e sucesso com seu livro.

por JADSON L RIBEIRO



DESIGN E DIAGRAMAÇÃO

Notas:

CAPA: 9.1
DIAGRAMAÇÃO: 9.8
MARCADORES: 9.0
DESIGN TOTAL: 9.3

• A capa ficou bem legal, diz bastante sobre o livro, e tem um design elegante, gostei muito.
• A diagramação ficou ótima, os textos sempre começando num mesmo lado da página, os títulos bem destacados, além da revisão que foi perfeita, sem erros estrábicos.
• Os marcadores também são de bom gosto. 
• O design ficou muito bom, gostei como passou pro livro seriedade e maturidade. Afinal, design tem seus poderes.

Bem, isso é tudo. Obrigado por lerem até aqui. Novamente meus parabéns ao escritor. E até a próxima noturnos queridos do meu blog, e ao leitores do Monólogo.

Postagem feita por:
Se procura definições, desculpe, não tenho nenhuma, carrego comigo apenas algumas especulações: divertido, engraçado, criativo, desleixado, alguns dizem até metido, mas sempre adorável. Meu nome é Jadson, tenho 18 anos, e me tornei o Senhor das noites para levar a cada um que queira pensar sobre a vida e suas desventuras, um ótimo conteúdo.
   

You May Also Like

16 comments

  1. Boa resenha.
    Creio que para se interessar em comprar um livro de auto-ajuda é preciso ter mesmo interesse especial no assunto, pois não são livros muito atraentes. Contudo, tenho visto grande vendagem de referidos livros, o que leva a crer que há muita gente buscando leituras da espécie.
    Achei interessante a crítica sobre a colocação "auto-ajuda". De fato, não deixa de ter certa procedência-rsrs.

    Beijo à Paloma e abraço ao Jadson.

    ResponderExcluir
  2. Olha eu tive a oportunidade de ler algumas páginas do livro, mas ainda não cheguei a terminar, porque achei a escrita do autor bastante complexa. Mas isso é de uma certa maneira bom, porque podemos melhorar ainda mais o nosso vocabulario, sem contar que as mensagens de reflexão que ele deixa em cada conto é bastante interessante. Eu estou demorando para pegar nele mesmo, porque quero ler com calma para poder prestar atenção. Não gosto de ler apenas por ler sabe? Mas eu acho interessante ler com calma esse livro, porque o primeiro e o segundo que li eu fiquei assim bastante pensativa. Até minha mãe chegou a ler. Enfim...Espero poder gostar do livro e que eu aprecie tanto como você =]

    Parabens pela sua resenha viu?
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu também não curto auto-ajuda mas estou aberta a experiencias,rs.
    Pelo menos esse livro de auto ajuda fez com que despertasse a imaginação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Conhecendo livro agora, boa dica ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não parece muito meu tipo de livro, mas é sempre bom saber de coisas novas e interessantes, agradeço pela dica <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. O que você disse sobre auto-ajuda faz sentido. Sobre a resenha, amei e senti vontade de ler o livro. beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Gostei ;)

    To seguindo : http://pag301.blogspot.com.br/ me segue também

    ResponderExcluir
  8. Parece ser interessante mas não faz muito meu estilo

    ResponderExcluir
  9. O livro é muito interessante. A capa é bonita, gostei.
    Beijos e queijos.

    ResponderExcluir
  10. Livro legal, mas não me interessa muito.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  11. Não gosto desse tipo de livro. kkk

    ResponderExcluir
  12. parece um livro interessante mas so lendo pra saber

    ResponderExcluir
  13. Tenho observado, em livrarias, que essas obras tem bastante aceitação, assim como os livros escritos por padres. Nota-se que há destaque para eles nas prateleiras. Sempre acreditei que os livros nos chamam. Costumamos procurar um e trazer outros que nem pensávamos adquirir. Não tenho preconceito contra estilos e matérias. E referências fornecidas por quem leu tem grande valor nas opções.

    ResponderExcluir
  14. Oieeee, não gosto de livros de auto ajuda. Acho que eles nunca cumprem a função desejada. Complicado. Mas amei a resenha.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Jadson!
    Estou lendo esse livro e gostado.
    Traz grandes ensinamentos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro interessante, apesar de também não fazer meu estilo de leitura. Gostei da sua resenha, principalmente do último parágrafo, quando você fez a indicação. Provavelmente, eu daria uma chance ao livro depois disso.
    Abraço!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir