Resenha- Jardim Secreto- Johanna Basford

by - março 09, 2015


Basford, Johanna. Jardim secreto: livro de colorir e caça ao tesouro antiestresse/ Johanna Basford; tradução de Renata Dib; Rio de Janeiro: Sextante, 2014.
Bem-vindo ao meu mundo secreto!Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. Jardim secreto é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.
Classificação:

Ficha Técnica
ISBN:9788543101637
EAN:9788543101637
Páginas:96
Tamanho:25x 25 cm
Formato:Brochura
Preço sugerido:R$ 29,90


Notas 
Capa: 10/10
Conteúdo:10/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral:90/100 

Cantinho secreto 
Por Paloma Viricio
Visão Geral
Quando soube do lançamento de Jardim Secreto, fiquei louca para ter o livro em minhas mãos.  Antes de pedir o exemplar para a Editora Arqueiro, dei uma pesquisada pela internet e também vi a prévia do livro que eles mesmos disponibilizaram. Não teve jeito, foi amor à primeira vista. Solicitei o casamento (risos).

Eu vou contar para vocês que ainda sofri porque o livro demorou mais de dois meses para chegar em minhas mãos. Sim... mais de dois meses! É que solicitei em época de fim de ano. Estava na casa de parentes, depois voltei para a minha e nada do livro chegar. Quando chegou lá na casa dos outros tive que enfrentar a maior enrolação para que me enviasse. Não me enviaram e acabei tendo que comprar outro livro para resenhar. Resumindo... penei para ter a obra em mãos. Mas tudo foi compensado quando eu abri essa belezura e mergulhei no universo de Jardim secreto.


Livros interativos muito me chamam atenção. Isso porque eles fogem do modo tradicional que estamos acostumados fazendo até mesmo com que leitores não assíduos se interessem pela obra. Com Jardim Secreto não é diferente. Um mundo preto e branco se apresenta e só dependerá de você torná-lo colorido. Eu pensei nesse conceito de colorir e cheguei à conclusão que é muito mais do que voltar á infância ou um mecanismo contra o estresse. Jardim secreto mostra como qualquer pessoa tem em mãos o poder de mudar a própria vida. Nossa... Paloma que viagem é essa? Não é viagem Julietas/ Romeus. É apenas uma questão de olhar poético. Vejam bem, a vida não vem pronta, chega minimamente moldada como Jardim Secreto, em preto e branco, quando cai em nossas mãos. Só dependerá de nós fazer com que tudo ganhe cor... assim como no livro. Nós somos sempre os responsáveis pelo colorir dos nossos dias.


Agora falando de conceitos mais técnicos... o que mais gostei é que as ilustrações tem uma delicadeza tão suprema que torna-se um bálsamo para os olhos. Ao admirar as imagens você lembra algo bem delicado como uma renda...fininha e além disso os detalhes são o que promovem a perfeição da obra. Além de colorir, o leitor também tem a missão de encontrar animais escondidos em cada imagem. No final do livro tem um gabarito com uma colinha, caso você não consiga achar os danadinhos(Risos).

O livro possui desenhos em todas as páginas (frente e verso), então não aconselho pintar com canetinha para evitar manchar a ilustração que estiver do outro lado da página. Aconselho escolher um esquema de cores, por exemplo, vermelho mais fraco e outro mais forte. No meio da imagem pinte com a cor mais fraca e durante toda a extensão da borda com a mais forte... dá uma efeito bem legal. Outro detalhe que achei interessante é que algumas folhas aparecem com um espaço em branco e solicita que você faça alguma atividade como desenhar galhos, passarinhos e etc. Sinceramente não me arrisquei (sou péssima para desenhos), mas a pintura está garantida. Abaixo vocês podem conferir algumas fotos que tirei do livro. Não vou colocar as páginas que pintei porque vou liberar depois no Instagram do blog... só ficar ligadinho.




Sobre a autora

Licença Creative Commons
O trabalho Cantinho secreto de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  




Encontre  Monólogo de Julieta  também no:
                                                    FacebookGoogle+TwitterInstagramYoutubePinterest 

You May Also Like

10 comments

  1. Nossa eu estou louca para comprar esse livro....deve ser muito legal colorir....é lindo
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Amiga primeiramente tenho que confessar que esse livro não me chamou muita atenção para compra não, até porque ele é mais para aquelas pessoas que gostam de pintar e se distrair no caso. Mas eu já não sou muito chegada nisso não. Mas mesmo assim gostei de tudo que você falou sobre ele e fico feliz que tenha gostado. Espero um dia pelo menos presentear quem gosta de pintar com esse livro, porque com certeza farei uma boa escolha =]


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-eu-fico-loko.html

    ResponderExcluir
  3. Oooi,

    Eu normalmente não gosto desse tipo de livro, porém eu estou louca pra ter um. Gostei desse livro dos desenhos e espero achar logo, aqui perto de casa não tinha em nenhuma livraria :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Paloma! ^^
    Adorei! Desde que vi esse livro pela primeira vez fiquei com vontade de pegar os lápis de cor e sair colorindo tudo. :) Eu adoro passar horas desenhando e colorindo, não é à toa que fiz um curso de designer gráfico e aprendi a usar o Corel Draw. Se der um dia vou comprar esse livro pra mim!

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Esse é o livro interativo com a diagramação e o projeto gráfico mais bonitos que já vi!
    Adorei, Paloma!
    Eu quero um! (risos)

    Beijão.


    Blog || FanPage

    ResponderExcluir
  6. Oi Paloma, tudo bem?
    Eu estou louca atrás desse livro, e não encontro. Ele é muito lindo, sem contar que pintar é uma ótima terapia.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é lindo e acho a ideia dele espetacular. Só não sei se teria tanta criatividade e paciência para pintar tanto. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  8. Oi Paloma,
    Eu vi algumas coisas sobre o lançamento mas não fazia ideia que era um livro interativo. Achei lindo!!
    Super delicado e bem fofo, rs. Não me dou muito bem com livros interativos, mas fiquei apaixonada por essas ilustrações que você mostrou.
    Ficará na minha listinha de desejados!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://www.teens-books.com/

    ResponderExcluir
  9. Ô sacríficio por esse livro, hein!?

    Mas ok, eu não tinha vontade de ler o livro, mas até que fiquei com interesse agora *-* Sua resenha me deixou curioso! Além dos fatos de eu ter achado super legais as ilustrações do livro :3

    Bjs! Seguindo aqui <3

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Aí Loma, que lindo, que criativo, diferente, genial, fantástico esse livro, quero ver na minhãs mãos hehe , vou procurar....Livros interativos, tomara que surjam cada vez mais. Bjsss pra vc :D

    ResponderExcluir