Resenha- O pequeno Príncipe- Antoine de Saint-Exupéry

by - junho 16, 2015

O Pequeno Príncipe, devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações... O reencontro, o homem-menino.
Classificação:


Ficha Técnica
Ano: 2003
Páginas: 96
Idioma: português 


Notas
Capa: 10/10
Conteúdo: 10/10
Diagramação: 10/10
Nota geral: 100/100

O pequeno curioso
Por Paloma Viricio
Visão Geral
Será que as pessoas são realmente tão ignorantes como aparentam ou agem pelo simples ato preguiçoso de não usar o cérebro? Acredito que nem uma nem outro. Ao meu ver, elas são manipuladas e saboreiam com gosto esse controle.(...) abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor. Eu fora desencorajado pelo  insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2. As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando", p.03. O pequeno Príncipe é uma criaturinha cativante e curiosa que conquistou (e ainda conquista) corações de diversas partes do mundo e quem sabe de outros planetas.
O pequeno Príncipe é um viajante do espaço.  A curiosidade torna-se maior do que o desejo de ficar no próprio planeta, o minúsculo B612.  Ele queria descobrir o que havia para lá das estrelas e partiu. A separação dele com a afável Rosa foi difícil, mas aconteceu. Então o pequeno passou por seis países, bem diferentes assim como o dele, até que chegou à Terra. "Tu julgarás a ti mesmo, respondeu-lhe o rei. É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues julgar-te bem, eis um verdadeiro sábio", p.21. Chegou aqui, caiu em um deserto escaldante, mas logo conheceu alguém bem especial, o aviador. Foi assim que toda a história passou a ser registrada.
Como falei em outra postagem prometi para euzinha que 2015 iria ler mais clássicos. O primeiro foi O mágico de Oz, o qual não me arrependi. O segundo foi O Pequeno Príncipe , escolha sucessora igualmente maravilhosa como a primeira. Não é a toa que essas tramas conquistaram muitas pessoas ao redor do mundo. Elas são singelas e encantadoras.  "Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando a contempla. (...)Mas se o carneiro come a flor, é para ele, bruscamente, como se todas as estrelas se apagassem!”, p.14. Fico sem palavras para falar dessa obra, que completou 70 anos em abril deste ano (2015) porque me cativou demasiadamente. A escrita de Antoine de Saint-Exupéry é tão inteligente, sincera e doce. Acredito que as pessoas que não se encantaram por essa história não a leu no momento certo ou sei lá...tem o coração de pedra. O negócio é que não basta ler livros de sucesso, para sentir o que qualquer autor deseja passar, é preciso saber interpretar a mensagem. Se isso não acontece é impossível gostar. Eu sei... existe gosto para tudo e até desgosto. "Se tu amas uma flor que se acha uma estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas",p. 46.
A obra do francês foi traduzida para mais de 200 idiomas e as ilustrações foram feitas pelo mesmo, inspirado por uma sinfonia de Mozart. O Pequeno Príncipe faz com que o leitor reflita sobre questões básicas da vida como primeiro amor, amizade e autoconfiança. O menino faz perguntas sensacionais  e recebe respostas ainda melhores. Você lê, para e fica se perguntando porque nunca havia pensado no fato antes. "A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos, Se tu queres um amigo, cativa-me!", p.37. Linda obra, não tenho muito o que falar. O mais sensacional de tudo é que a história do pequenino é a própria história do autor. Se você procurar saber mais sobre ele, o final do livro é muito parecido com um fato que aconteceu na vida do escritor após ele compor a obra, parecia que ele estava prevendo.  Sensacional, favoritei.
Design e diagramação
O livro é pequeno, mas tão fofo que dá gosto de conhecer a obra de Antonie de Saint-Exupéry. Ao folhear somos presenteados por diversas ilustrações baseadas nas imagens iniciais que o próprio autor também criou. Inclusive foram essas ilustrações feitas em guardanapos e rascunhos que deram origem à personagem e trama. As letras e espaçamentos apresentam-se em tamanhos confortáveis.
Sobre o autor

Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês. Ficou conhecido pela autoria do livro “O Pequeno Príncipe”, um clássico da literatura, publicado em 1943. Foi piloto na Segunda Guerra Mundial. Antoine de Saint-Exupéry nasceu em Lyon, França, no dia 29 de junho de 1900, filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombre. Foi aluno do colégio dos Maristas em Friburgo, na Suíça. Em 1921, iniciou o serviço militar no Regimento de Aviação de Estrasburgo. Em 1922 recebeu o brevê de piloto, com o posto de subtenente da reserva. Em 1926, é admitido na Aéropostale, onde começa sua carreira como piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar. Fonte: Pensador Uol.
Licença Creative Commons
O trabalho O pequeno curioso de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  



Encontre  Monólogo de Julieta  também no:

You May Also Like

7 comments

  1. Li esse livro a muito anos. Nunca imaginei que um dia ele voltaria a ter tanto sucesso, isso mostra que mesmo por bem ''antigo'' ainda é bem atual seja pelo os desenhos infantil do autor ou pela a linguagem e até mesmo os sentimentos que o leitor sente ao ler essa obra prima. Espero que futuramente eu leia para meus filhos.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já li e amei. A forma como é escrita a história,tudo,Ameeei.

    Já viu o post novo? Vem conferir ;*
    http://www.blogespacoteen.com/2015/06/video-rotina-pela-manha-no-sabado.html
    beeijos ;*

    ResponderExcluir
  3. é um livro primoroso com um ótimo enredo para agradar a todas as idades
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu definitivamente AMO esse livro ;)
    Ele é capaz de fazer com que voltemos a nossa infância .
    Super indico !

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu definitivamente AMO esse livro ;)
    Ele é capaz de nos teletransportar para a infância ! Digo isso sem exageros ...
    Super indico !

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Um livro com uma mensagem linda. Gostei da leitura. Beijos!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir