[RESENHA] O PEQUENO PRÍNCIPE ( THE LITTLE PRINCE MOVIE )

by - janeiro 27, 2016

le-petit-prince-movie

Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteroide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.


Por Paloma Viricio

O Pequeno Príncipe: Uma animação para todas as idades

O beijo de boa noite pousou na testa da menina como uma pluma. Assim que o interruptor foi desligado e a porta se fechou um novo mundo apareceu para ela. Os pontinhos minúsculos, ás vezes um pouco maiores, começaram a brilhar incansavelmente. Para os adultos aqueles pontinhos significavam apenas pedaços de papéis borrados com tinta fluorescente. Para a menina, era um universo particular, repleto de esperança. Ela suspirou, agarrou a raposa de pelúcia e adormeceu caindo no infinito de estrelas.

Estilo stop-motion

Li O Pequeno Príncipe não faz muito tempo. Logo depois fiquei sabendo do lançamento da primeira animação computadorizada de fantasia inspirada no livro e quase enlouqueci. O enredo foi adaptado por Mark Osborne, utilizando o estilo stop-motion para contar a história do romance e animação digital para narrar o quadro adicional. Sabe o que é embarcar em um mundo totalmente fora da realidade? Foi assim que me senti quando vi a película. A menina que é uma das personagens principais, faz diversas descobertas quando se muda para uma vizinhança nova com a mãe. Achava engraçadinho ela abrindo a boquinha e arregalando os olhos quando presenciava o novo. Eu ficava igualzinho (Risos).


Vida de criança não deve ser de adulto

Apesar disso, a mãe da menina a trata como se fosse adulta. A vida da criança é cheia de regras, metas e obrigações. Traduzindo... diversão zero. A petulância daquela mulher chegou a me irritar, apesar de saber que ela só queria o melhor para a filha. Consequentemente ela meio que perde a inocência. Quando o vizinho velhinho (aviador) entrega para ela a história do Pequeno Príncipe, ela lê e vai questionar várias coisas posteriormente.

Tipo, ela vê o mundo através dos olhos dos adultos, a fantasia é anulada por conta da educação rígida da mãe. Adorei o fato do amadurecimento das personagens. Chega uma hora que a fantasia é depositada novamente no coração da menina, ela se sente tão feliz, iluminada. A partir dai, nada, nem mesmo a mãe consegue segurar ela. A figura materna, depois de alguns acontecimentos, meio que passa a entender as necessidades infantis da jovenzinha.


Um filme para reflexão

O filme passa diversas lições como amizade, esperança, a importância do amor e da inocência. Depois que a menina cai no mundo da fantasia, passa a ser criança novamente, o que faz a vida da mesma se transformar da água para o vinho. Fiquei refletindo principalmente sobre essa questão. 

Quando crescemos, muitas vezes perdemos a visão fantasiosa da vida e acabamos nos tornando adultos mecânicos. É exatamente isso que mostra também o livro Inocência, conhecimento e encantamento, do filósofo indiano Osho . Sabe, é preciso olhar para o céu e não se questionar porque ele é azul (lembrei de Pais e Filhos agora-"Me diz, por que que o céu é azul? ♫ - Tá, parei! -Risos). É importante saber vivenciar o momento e se encantar como na primeira vez, como uma criança faria ao admirar o céu. Os adultos questionam muito... acabam perdendo a essência da vida.

Fotografia que encanta o telespectador

A fotografia é espetacular. Apesar de ser animação, os personagens, cenários e afins são muito fieis ao real. Isso torna tudo mais fofo do que poderia ser. Além disso, a trilha sonora de O Pequeno Príncipe é muito boa... contagiante e complementa a imagem. Sobre a questão da adaptação do livro para a película, tenho que dizer que ficou bastante fiel. 

Entretanto, a animação mostra de uma forma diferente o que lemos no livro, em uma sequência totalmente nova. Quando se vê uma adaptação se espera lealdade, mas também algo novo, afinal sempre tem um diferencial do livro para o filme. Houve um desfecho muito interessante, uma história adicional a da brochura que me agradou bastante.


Antoine de Saint-Exupéry e sua obra

Algumas pessoas podem dizer que a essência da obra de Antoine de Saint-Exupéry é aquela inocência pura que foi um pouco quebrada pela mente de uma criança com visão adulta, o que pode ter estragado a adaptação. Isso, leva ao fato de que a trama é voltada mais para adultos do que propriamente para crianças. Entretanto, enxergo o enredo de outra maneira. 

Aliás, essa é a realidade de muitas crianças no mundo (quiça pior- elas crescem antes da hora por necessidade). Esse script mais atual, adaptado ao original de Saint-Exupéry, que deu um toque especial em tudo. Sei que muitas pessoas e crianças vão se identificar. Eu gostei bastante, foi uma das melhores animações que vi recentemente. Emocionante....cativante! A estréia mundial do filme, ocorreu em maio de 2015 na 68ª edição do Festival de Cannes. Criado em 1946, ‘Cannes’ é considerado um dos maiores festivais de cinema do mundo.


~Posts Relacionados~
O Pequeno Príncipe- Antoine de Saint-Exupéry
Trailer adaptação O Pequeno Príncipe

 Licença Creative Commons
O trabalho Pequenas travessuras é uma obra de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

27 comments

  1. Oi...
    Eu sou super fã desse livro!! Ainda não assisti a esse filme, mas, ainda o quero ver:)
    Sempre vejo as pessoas elogiando a fotografia do filme, dizem ser perfeita!
    Exupéry criou uma história magnifica que acredito nunca será esquecida <3
    Beijão

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey Palomaaa!! Quanto tempo que não venho por aqui. Menina eu não assisti esse filme quando estava no cinema =/
    Tua resenha foi tão linda que quase me senti vendo o filme. Sucesso Paloma ;)
    Valeu a pena esperar

    ResponderExcluir
  3. Adoro e quero tanto vê-lo
    beijinhos
    new post http://sarameirelesthesnowwhite.blogspot.pt/2016/01/whats-new-in-my-closet.html

    ResponderExcluir
  4. Vim retribuir sua visita e conhecer seu blog. O livro eu li a muitos anos atras... Amei sua resenha, você escreve muito bem, gostei tanto que quero muito ver esta animação!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paloma!
    Acredita que não gosto d'O Pequeno Príncipe? Fiz a leitura há alguns anos atrás e não me convenceu. Vi que muitas pessoas adoram, mas comigo não aconteceu o mesmo.
    Que bom que curtiu a animação. As imagens expressam muita beleza.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho de vê-lo com o meu sobrinho!

    Beijinhos ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Eu não vi ainda e o pior... Não li ainda! Faz séculos que quero um exemplar pra mim, só que com tantas edições eu fico até em dúvida. Da última vez que fui na Saraiva, por exemplo, tinham três, versão luxo, versão original, versão estendida. Se eu não sei nem escolher o sabor do sorvete que compro, que se dirá da versão do livro, meu pai! hausahhasahs' Acabei levando outros dois e deixando ele lá, mas de novo com a promessa de que volto pra buscar um deles - só não sei qual ainda, mas ok. Enfim, eu não sabia que tinha essa menininha e toda essa história, mas só essas fotos da animação já me animaram bastante. Só que ainda assim, vou ler primeiro pra depois ver. Quem sabe minha opinião não seja parecida com a sua?
    Enfim, adorei o blog e a maneira como você expõe sua opinião! Já to seguindo aqui e pretendo aparecer ainda muitas vezes! ^^

    Tá rolando uma pesquisa de público lá no Quinta Gaveta! Sua opinião é muito importante.
    Beijo, Selma Barbosa | Quinta Gaveta

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu quero assistir esse filme, gostei do seu poste e do novo layout
    a história parece ser linda mesmo e a vida da menina deve ter sido dura sem diversão,preciso ler o livro também.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá! Belo texto sobre a animação.
    Eu ainda não assisti e nunca li o livro, mas vou tentar em breve. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  10. Queridona! Já li O Pequeno Príncipe, mas não vi essa animação que tem como base o livro.
    Ouvi dizer mesmo que não é totalmente fiel e que tem elementos adicionais. É uma releitura, praticamente, o que pode não ser ruim.
    Pelo que você relatou, não é ruim e nos chacoalha de um modo bem importante.
    Que não esqueçamos do nosso lado puro e criança, porque a vida não pode ser uma total diversão, mas também não pode ser maçante e tediosa.
    Um abraço, flor.

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  11. que resenha ótima, Paloma!
    Eu quero muito ver esse filme. Já li O Pequeno Príncipe e gostei bastante. Na verdade, como não gostar, né?

    Um beijo,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
  12. Oii Paloma, tudo bem???? Eu li o livro faz pouco tempo também :P Mas confesso que não curti muito :3 Acho que eu tinha muitas expectativas e a minha experiência anterior com o audio book também não foi das melhores ;(
    A animação eu olhei só alguns pedaços, preciso ver o filme completo :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu assisti esse filme no cinema e amei, é tãããão lindo <333

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Paloma!
    Eu chorei horrores no ombro do meu namorado enquanto assistíamos a esse filme. Não tenho nem palavras para descreve-lo. Lindo demais!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oii, Paloma!
    Ahh, eu vi esse filme no cinema e achei um amor só <3
    Realmente, ele passa muitas lições lindas e não tem como não se apaixonar pela história e até mesmo pela fotografia do filme que, como você disse, está espetacular!
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  16. ahhhhhh eu PRECISO ver essa animação! eu AMO a historia, ja li o livro algumas vezes e ainda nao vi esse filme

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho muita vontade de assistir.
    Que bom que você gostou bastante, adorei a resenha.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  18. Eu amei saber mais sobre o filme, eu já vi passando na TV, mas nunca botei fé nele, achei que era sem graça...
    Mas agora lendo sua resenha, que arrependimento que eu tenho de não ter visto viu? hehe
    Assim que passar na minha TV eu vou ver, pois a história eu achei linda e emocionante.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  19. Oi, Paloma!
    Eu também gostei muito da animação. Achei linda e de uma delicadeza enorme. A amizade dela com o velhinho, a forma que ele contava a história pra ela, tudo me emocionou!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  20. Eu quero muito assistir , acho lindo a história !
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. preciiiiiso assistir! quero mt ver o filme, não consegui ir no cinema :/

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  22. Eu li esse livro e amei, sou apaixonada por ele até hoje, chorei até. Quando vi que iam fazer essa animação fiquei animada pra ver, porém não queria tirar a mensagem e imagem maravilhosa que o livro me deixou, então não vi. Gostei muito da tua resenha, natural, nada forçada.

    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Que fofo *-*
    Ainda não vi o filme mas quero muito!
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Preciso ver esse filme, que lindo.
    Amei a tua resenha sobre ele.

    Paloma, adorei o novo visual do blog, deu uma radicalizada aqui né? haha...

    Beijo menina!
    http://www.portiprati.com/

    ResponderExcluir
  25. Ahhh essa história é tão linda, tão inspiradora, já chorei lendo o livro *---* Quero ver o filme, já ouvi falar muito bem dele.
    Beijo!

    http://deixeiflorir.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ainda não vi o filme, deve ser TÃO fofo =)

    beijos!

    ResponderExcluir