[RESENHA] O REGRESSO ( THE REVENANT MOVIE )

by - fevereiro 04, 2016

the-revenant

1822. Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.

Por Paloma Viricio

O Regresso: um filme difícil de digerir

O regresso é como um café expresso. Forte, intenso, amargo. O receptor é bombardeado por um gole quente, violento, incrementado com morte e ganância. Nada mais do que a crua representação da vida real. O Regresso é um dos lançamentos que está dando o que falar. Tanto que foi indicado em 12 categorias do Oscar. Sendo elas: melhor filme, diretor, ator coadjuvante, direção de fotografia, figurino, direção de arte, montagem, maquiagem, som, mixagem e efeitos especiais. 

Além, é claro, da indicação de melhor ator. O longa foi dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, que neste ano, conseguiu faturar duas estatuetas do Globo de Ouro com esta obra. Uma sendo de melhor diretor e outra como melhor filme na categoria drama. O Regresso pode ser considerado uma das grandes produções de 2016, foi inspirado em fatos reais, através do romance homônimo de Michael Punke, que teve os direitos de publicação adquiridos por mais de 20 países.



Natureza rústica e selvagem

A trama se passa na época de 1823, nas terras inexploradas dos Estados Unidos. Aborda o cotidiano da Companhia de Peles Montanhosas Rochosas e principalmente de um caçador, Hugh Glass (Leonardo Dicaprio), que durante uma das missões é atacado ferozmente por um urso. Após o acidente, Glass, fica extremamente ferido e inicia a luta pela sobrevivência.

A cena do ataque de urso é uma das mais chocantes do filme. Eu fiquei agoniada. Sinceramente não via como um homem poderia ter sobrevivido depois de tantas dilacerações no corpo. E o mais impressionante é que isso realmente aconteceu.Um emaranhado de cenas de ação capazes de tirar qualquer um do sério.

Além desse acidente o que mais me chocou foi o abandono dos homens que se diziam amigos de Glass. É incrível como o ser humano pode ser extremamente egocêntrico e mesquinho. E tudo em O Regresso tem uma pitada ácida e macabra. É um filme extremamente cruel, nada é bonitinho, nem maravilhoso ou feliz. Se você é daqueles que curte unicórnios dançando em nuvens de mel, pode ser que odeie O Regresso, mas se você gosta de algo com cunho histórico, realidade à flor da pele e paisagens gélidas de tirar o fogo, pode ser que o filme torne-se um de seus favoritos. 


Atuação de Leonaro de Dicaprio em O Regresso

Dicaprio foi simplesmente sensacional em O Regresso. Não vi todos os filmes que ele protagonizou, mas pelos que conheço, considero essa atuação a melhor de todas. Através da película, Leonardo Dicaprio, conseguiu o tão esperado Globo de Ouro de melhor ator, após sofrer cinco derrotas consecutivas, sendo uma delas como produtor. 

Não foi por menos, o ator fez das tripas, coração para realizar as melhores imagens que pode. Além de enfrentar baixíssimas temperaturas, Dicaprio, teve que usar um casaco feito com pele de urso original que pesava aproximadamente 50 kg. Fiquei imaginando todo o esforço que o protagonista precisou para caminhar naquelas montanhas de neve, além de mergulhar nas frias águas do Alasca carregando um peso desses. 

 Abandonando o vegetarianismo

O que mais me chocou foi uma das atitudes dele em derrubar o regime vegetariano em prol de uma das cenas. Glass, precisava comer um fígado de um animal selvagem para não morrer de fome. A equipe ofereceu á Leonardo um órgão falso feito com gelatina. Mas, Dicaprio não achou que a cena havia ficado realista, e pediu um fígado cru de verdade que fez parte da cena final.

Houve a representação de um singelo romance no filme. Algumas pessoas acharam que os flashes de lembranças vivido por DiCaprio foram forçados, ultrapassando as barreiras da realidade. Eu discordo. Um homem entre a vida e a morte é capaz de se apegar a tudo. Principalmente à memória daqueles que amava, além, da sede por vingança. Aliás, esse filme pode ser  considerado um marco na carreira do protagonista. 



Roteiro deixou a desejar

Infelizmente o roteiro é uma porcaria. Extremamente fraco e muitas vezes sem sentido. Se for contar a quantidade de merda que alguns personagens falam... dá para encher um bueiro. Além disso, alguns erros nos detalhes de ferimento e cenas são notáveis, mas nada que torne-se algo extremamente absurdo. Em contrapartida a fotografia de O regresso é espetacular. As cenas foram gravadas no Canadá, através de luz natural, ou seja, sem nenhum recurso de iluminação artificial. 

A equipe só podia trabalhar aproximadamente uma hora por dia, quando a iluminação tornava-se mais favorável para captação de boas imagens. Com isso, o longa levou cerca de nove meses para ser gravado (Outubro de 2014/ Agosto de 2015). A equipe tinha seu próprio meteorologista, que era responsável por identificar os melhores lugares para filmagem por causa da necessidade de boa iluminação e neve.

Se não bastasse a escolha super detalhista das luzes, O Regresso, também surpreende em algumas cenas especiais. Por exemplo, a avalanche vista por Glass em uma das cenas do filme, aconteceu de verdade, criada com explosivos na Fortress Mountain (Alberta-Canadá). Seria muito fácil criar esse efeito através de recursos computadorizados, mas Iñárritu preferiu ir além. Os efeitos sonoros ficaram muito bem produzidos. Aliás, amei a trilha sonora escolhida para o filme. Acredito que caiu como uma luva com o enredo. Muito bom! 


O frio do Alasca e a Carcaça de cavalo

Outro dia estava assistindo um jornal da TV aberta e vi um crítico de cinema falando que não havia visto o filme, mas que não nutria vontade porque pelo o que tinha ouvido falar não o interessava. Inclusive pronunciou que a cena da carcaça de cavalo era uma das mais fortes. Achei um absurdo, não entendi o espanto, porque essa é prática comum de caçadores que ficam perdidos nas florestas e consequentemente enfrentam cruéis tempestades de neve no Alasca. 

Além disso, o filme é pura crueldade e existem cenas  muito piores do que essa. Isso que dá, falar de algo que nem se quer chegou a ver. Por isso, que não vejo televisão aberta... os jornalistas atuais parecem que compraram diploma. A maioria dos jornais televisivos do Brasil, infelizmente, são uma porcaria generalizada. 

Enfim... A produção impecável, além do ótimo trabalho feito pela equipe e pelo protagonista Leonardo Dicaprio tornam, O Regresso, um filme espetacular. Sinceramente não vi outro personagem se destacando mais do que ele. As cenas daquela luta interior, do homem contra as condições naturais precárias e o próprio corpo ferido, são imbatíveis. Vale à pena correr para o cinema e conferir.  



 Licença Creative Commons
O trabalho neve e horror é uma obra de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

7 comments

  1. vi e gostei do filme, é uma historia bem forte, mas nao sei se leva os oscar que está concorrendo...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Hum...já curti. Me lembrou Game of thrones , o livro, pois não vejo a série.

    ResponderExcluir
  3. A minha expectativa em relação a esse filme é enorme, tanto que vou deixar minha mania de lado e vou assistir mesmo sem ter lido a história original. Acho que tem tudo para ser um filme diferenciado, não por menos se destacou tanto nas premiações, e, mesmo sem assistir, sinceramente espero que o DiCaprio leve o Oscar. O cara merece. hehe

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou L O U C A de vontade de ver esse filme! Quero ver se consigo assistir antes do Oscar pq né... hahahaha Me acho crítica e quero ver se concordo com quem ganhou ou não HAHAHA.
    Mas o Leonardo DiCaprio é um dos melhores atores, pelo menos na minha opinião, e acho que esse ano ele consegue o Oscar! (tomara)
    Adorei sua resenha, de verdade! Me deixou com mais vontade de ver!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi...
    Quero muito assistir a esse filme, mas, antes quero ler o livro que a Intrínseca acabou de lançar.
    O filme tem arrecado muito elogios já o livro ainda não li nenhuma resenha, mas, creio ser legal também.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Assisti esse filme hoje e simplesmente adorei. As cenas foram incríveis e os cenários de tirar o fôlego. Só senti falta de mais diálogos e de um começo mais explicativo. Leonardo DiCaprio foi fabuloso! Deu pra ver que ele realmente colocou toda a sua alma e seu coração nesse personagem. Queria ter lido o livro antes, ms não deu tempo! Mas é uma boa pedida com certeza!
    Abs e obrigada pela visita :)

    Participe do Nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  7. Esta historia é muito interessante, eu gosto muito deste tipo de roteiro, te mantém no suspense até o final. Maravilhosa produção, todos os elementos deste filme estão muito bem cuidados.Adorei a trilha sonora, uma parte fundamental do filme. Admiro a Tom Hardy ator por quecada um dos projetos deste ator supera a minha expectativa. Um ator muito bonito, com a maioria dos filmes bons. La recomendo muito,cada um dos projetos desta atriz supera a minha expectativa.

    ResponderExcluir