Projeto Blogueiras em Ação- #2 Carta para um cantor

by - maio 29, 2016




Olá Romeus e Julietas! Essa é a segunda carta do projeto Blogueiras em Ação. A carta de hoje é para um cantor ou cantora. Escolhi o mestre Renato Manfredini Júnior!  Espero que gostem.
Carta para um autor. Sobre o Projeto Blogueiras em Ação.




Saudações Trovador Solitário,

Sei que por muitos momentos da sua vida andou distraído, impaciente e indeciso. Teve crises existenciais, sofreu, tropeçou em muitas pedras, esbarrando em Eduardos, Mônicas, Clarices e Santos Cristos, mas apesar das quedas, era capaz de levantar e desfazer aquela espécie de Aborto Elétrico que se formava em sua mente. Se perdeu entre monstros da sua própria criação. Desvendando noites inteiras, talvez por medo da escuridão. Mas nada do que criou foi só imaginação. E através da sua arte compartilhada, não deixou que o egoísmo destruísse o seu coração. Você confiou em si mesmo, acreditou e alcançou. Quem acredita sempre alcança!

Um poeta que amou, sofreu, cantou, viveu, sem medo de ser ousado do jeito que somente você sabia ser. Infelizmente, era apenas uma criança quando você partiu. Não tinha consciência de vibrar positivamente e gritar: “Espere um pouco mais, Renato, Ainda é cedo...cedo...cedo”! Sei que tudo na vida acontece exatamente como deve acontecer, que um dia o vento vai levando tudo embora, e que é preciso aceitar, mesmo sendo tão estranho... que os bons morrem jovens.



Em contrapartida tenho o prazer de saber que você permanece eternizado através do grande conteúdo artístico que deixou para a posterioridade. Fiquei extremamente emocionada com o Prefácio do livro Só por Hoje e Para sempre, quando seu filho Giuliano Manfredini conta uma cena linda de sabedoria entre vocês: “Pai, por que você escreve tanto?”. “Porque nos próximos cinquenta anos, Giuliano, as pessoas poderão saber o que eu sinto e penso hoje”, respondeu ele.

Isso é uma realidade que nunca vou esquecer. Você conseguiu se eternizar depois de ter nas mãos A Via Láctea e observar que cada estrela, ao chegar a noite, parecerá uma lágrima, mas ainda tinha forças para ver O Sol bater na janela do seu quarto e continuar produzindo e produzindo. Você, suas músicas, seus poemas, seus livros. Acompanho tudo com grande admiração. Os poucos, mas sensacionais vídeos de entrevistas suas no Youtube, me faz perceber como sua visão realista do Brasil, das pessoas e do mundo continua sendo um grande reflexo da nossa sociedade atual. Sinceramente não parece que você partiu. Eu continuo aqui, meu trabalho, meus amigos e me lembro de você, dias assim ... dias de chuva, dias de sol.

Obrigada, Renato! Obrigada por ter fortalecido o cenário do Rock Nacional, por ter contribuído em massa com sua inteligência cultural e se preocupado com a Geração Coca Cola que iria chorar, sorrir e sentir através da sua arte. Inspirados na sua determinação seguirão sempre em frente, não temos tempo a perder!  



Muitos meninos ainda vão conhecer alguém especial... naquele dia junto ao mar. Vão escrever cartas de amor, de dor, observar a lua de prata no céu, o brilho das estrelas no chão e se perguntarão porque hoje a noite não tem luar e eles estão sem elas. Talvez em Angra dos Reis. Sentindo somente saudade. Irão questionar: “Quem inventou o amor? Me explica por favor... mas não obterão resposta certa, porque o amor é o rei das incertezas. E quando as estrelas começassem a cair queimando tudo ao redor, eles somente terão a convicção que o Sol voltará manhã mais uma vez. Aproveitarão a dor de um grande amor, acompanhados pelas belas canções de um Trovador Solitário.




Espero que tenha gostado!
Beijos, Beijos!

You May Also Like

4 comments

  1. Oi, Paloma!
    Apesar de não ser muito fã do Renato Russo, amei sua cartinha!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oiii, meu Deus, amei sua carta!! Hiper criativa!

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Renato Russo é um astro do rock nacional, mesmo tendo nascido após a sua morte sou também muito fã dele. Suas músicas transbordam emoção...
    De todas as cartas que li desse projeto a sua foi a que mais me chamou a atenção.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse projeito é muuuito legal! Adorei a escolha do cantor hihi. Beijão.

    Preguiça Literária

    ResponderExcluir