07 de Abril Dia Mundial da Saúde - Aprenda como ter uma boa nutrição

by - março 27, 2017


Por Rosi Feliciano

O Dia Mundial da Saúde foi criado para promover mais hábitos saudáveis e qualidade de vida para as pessoas, no dia 07 de abril a data escolhida pela Assembleia Mundial da Saúde é um dia onde a mídia se reúne para lembrar a sociedade da importância em cuidar da saúde. Essa lembrança já deveria ser praticada todos os dias pelas pessoas, mas muitos ainda não se atentaram dos malefícios de uma vida desregrada e sedentária.

Por isso e para dar aquela dica top preparamos um artigo para você praticar de vez uma alimentação mais nutritiva e saudável. Para cuidar bem de si mesmo uma boa nutrição é importante. Escolha principalmente grãos integrais, legumes, vegetais, frutas, nozes e peixe. Escolha cozinhar com produtos frescos. Então você decide a quantidade de gordura, açúcar e sal que você usa. Escolha beber água, chá e café sem açúcar e possivelmente leite desnatado. Em vez tomar refrigerante tome suco da planta. Vegetais ou sucos de frutas misturados vão muito bem nutricionalmente.

O que é uma boa nutrição?

Uma boa alimentação fornece energia e nutrientes suficientes para o seu corpo: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras e umidade adequada. Com uma dieta adequada reduz o risco de doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, e você vai se sentir mais apto.


Boa nutrição significa:

  • Muitas frutas e legumes
  • Muitos produtos de grãos integrais
  • Legumes semanais
  • Cada dia um punhado de frutos secos sem sal
  • Várias porções de produtos lácteos por dia, como leite ou iogurte.
  • Um peixe por semana, de preferência peixes gordos, como o arenque, linguado, salmão ou cavala.
  • Pouca carne vermelha ou carne processada, como salsichas ou produto de carne. A carne vermelha é toda a carne que provém de vacas, ovelhas, cabras e porcos.
  • Comer em abundância  frutas e legumes.
  • Evite: Açúcar, Sal e sódio, frituras, farinha branca, arroz branco, cigarro, álcool e todos os alimentos industrializados principalmente os processados.
  • Uma ampla oferta de frutas e legumes (duas vezes por dia) reduz o risco de certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Tente regularmente outra fruta. Alternativo. Se você não é um grande comedor de frutas ou legumes, você pode ajudar a si mesmo espremendo vegetal ou suco de frutas sucos para consumir de outra maneira.

Coma principalmente alimentos integrais

Opte por pão de trigo integral, macarrão de trigo integral e arroz integral. Estes alimentos são ricos em hidratos de carbono, a fibra alimentar tem várias vitaminas. Eles também fornecem uma sensação de plenitude, mas é para comer com moderação.

A cor marrom do pão nem sempre significa que este pão é mais saudável. Às vezes, o pão é maltado escureceu ou é açúcar caramelizado. O pão é bem mais escuro, mas existem alguns nutrientes extras. Se o pão é verdadeiramente com grãos inteiros, é escrito no rótulo.


A cada semana coma legumes diferenciados

Comer legumes semanais, como feijão, soja, lentilhas ou grão de bico. Em leguminosas é proteína, rica em fibras, ferro e outros nutrientes benéficos.

Por favor, note que não só a quantidade de gordura na dieta, mas especialmente no tipo de gordura. Evite a gordura trans e use com moderação a insaturada e saturada.


Escolha produtos com gorduras insaturadas

  • Coma Margarina, óleos vegetais macios e produtos de fritura líquidos em vez de manteiga, margarinas duras e produtos de cozinha rígidos.
  • Frutos secos sem sal, como nozes, amêndoas ou amendoins.
  • Peixe
  • Coma pouca carne processada, como salsichas e bacon; escolha, carnes não processadas em vez magras (como carne magra).
  • Os produtos lácteos (leite, iogurte, queijo, ovos), você pode usar. Mantém-te saudável. O leiteiro não necessariamente tem que ser meio cheio ou fino, você também pode escolher laticínios completos.

Use menos sódio

Todos os alimentos contêm naturalmente um pouco de sódio. A adição de sal é desnecessária. Escolha outros temperos, como ervas e especiarias (frescos).
  • Erva verdes, como manjericão, cebolinha, endro, tomilho, orégano, salsa, alecrim;
  • Especiarias como canela, caril, cravo, noz-moscada, pimenta e pimenta caiena;
  • Outros temperos como gengibre, coentro, cebola, alho, mostarda e limão;
  • Sementes e grãos torrados, como pinhões, gergelim e sementes de girassol.
  • Seis gramas de sal por dia é bom. Entretanto, nota-se sal escondido (gordura e açúcar) em refeições como molhos industrializados. Procure a quantidade de sal na embalagem.  



Escolha beber bebidas sem açúcar, ser moderado com álcool

Sua sede garante automaticamente que você beba o suficiente. Se você faz bem ao "ouvir" seu organismo, você vai tomará cerca de 1 litro por dia. Anote quanto você bebe normalmente em um dia. Se você bebe muito menos do que 1,5 litros, por exemplo, comece o dia com um copo extra de fruta ou beba frutas espremidas, á tarde um copo extra de chá. Água potável incluem o suficiente para o funcionamento do seu intestino.

Contate o seu médico sobre nutrição adequada

É importante que você escolha uma dieta que combina com você: em sua vida cotidiana, sua condição e que você pode e quer gastar. Se você conseguir colocar a sua dieta, juntamente com conselhos sobre boa nutrição? Então você sabe que você está comendo saudável. A fonte de alimentação, em seguida, fornece todos os nutrientes necessários. Pílulas de vitaminas extras não são necessárias quando você se alimenta bem e seu corpo consegue extrair de forma correta esses nutrientes, por isso faça um exame de sangue.

Reeducação Alimentar Emagrece Rápido?

Depende da sua disposição em mudar, quanto mais você troca sua comida e bebida para saudável, na qualidade e quantidade certa dos alimentos mais você emagrece, por isso muitas pessoas buscam planos alimentares mais completos como o Plano Detox.
Se você procura como emagrecer rápido saiba que o caminho certo é primeiro uma Dieta Detox e depois uma boa programação alimentar.
O objetivo maior é emagrecer e não engordar, para isso é preciso um plano a longo prazo, procure reeducaçao alimentar como fazer e comece devagar todos os dias mude aos poucos seu hábitos alimentares, conheça mais alimentos e receitas saudáveis, vai mudando sua agenda, lista de compras e rotina. Verá que a logo prazo (1 ano) você estará totalmente adaptada na reeducação alimentar.

You May Also Like

4 comments

  1. Gente, vendo esse post percebo que como mal demais hahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. A boa nutrição é algo muito importante, infelizmente nós não damos a devida atenção à esse aspecto. Já não tomo mais bebidas com açúcar, além de um sabor melhor é muito mais saudável! Como não como nem carne nem peixe, como muito legumes e feijão.

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, td bem??
    Vc deu ótimas dicas Paloma!! Preciso aprender várias delas kkkkkk
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=am6dsD2wNN8

    ResponderExcluir
  4. Dia Mundial da Saúde é muito importante para que todos comecem a cuidar melhor da saúde e tenha uma vida mais feliz e saudável.

    ResponderExcluir