Novidades Literárias- Outubro 2017- Editora Leya

by - outubro 27, 2017

George R.R. Martin é um dos maiores fãs da literatura de Robin Hobb, que, no mundo todo, é uma das mais celebradas e cultuadas autoras contemporâneas de literatura fantástica. Em a “Saga do Assassino”, Robin Hobb retorna, numa nova trilogia, “Os Mercadores de Navios-Vivos”, ao universo ficcional conhecido como o Reino dos Antigos. Nesse primeiro volume, O Navio Arcano, Robb faz referências a clássicos como Moby Dick e Mestre dos mares para conduzir o leitor por uma aventura marítima repleta de magia, contando a história de um orgulhoso grupo de famílias que navega por mares bravios repletos de piratas e serpentes, a bordo do seu protagonista: os seus navios-vivos – embarcações raríssimas e mágicas feitas de madeira-arcana, capazes de adquirir vida própria. Com personagens muito bem caracterizados, tanto física quanto psicologicamente, Robin Hobb tece uma trama envolvente e complexa, que seduz o leitor a cada página.


Mary del Priore dá continuidade à saborosa série “Histórias da Gente Brasileira”, em que, pela simplicidade da vida cotidiana, busca a resposta para como nos tornamos quem somos hoje. No terceiro volume, a historiadora aborda a primeira etapa de nossa República por meio das memórias daqueles que viveram todas as mudanças políticas, econômicas, sociais e comportamentais pelas quais o Brasil passou durante o intenso período compreendido entre os anos de 1889 e 1950. De Deodoro da Fonseca a Eurico Gaspar Dutra, passando pela Era Vargas, o país teve 16 presidentes, mas o que guia a narrativa são as vozes, carregadas dos mais diversos sotaques, de quem viveu o dia a dia das ruas e o transformou em palavra escrita. Entre eles estão memorialistas/escritores que deixaram marcas definitivas na cultura nacional, como José Lins do Rego, Zélia Gattai e Erico Verissimo, cujas descrições nos convidam a percorrer o passado e aproximam a literatura da história – e toda história que esses autores contam é também a nossa.

Duas personagens femininas, dois momentos de um país. Ambientado em Angola durante a guerra civil e no pós-guerra, Se o Passado Não Tivesse Asas, novo romance de Pepetela, conjuga as trajetórias de Himba, menina que, sozinha no mundo, tenta sobreviver em meio ao conflito, e de Sofia, que deseja uma vida melhor em tempos de crescimento econômico – porém ainda marcados pela desigualdade social e a violência. São narrativas que se combinam e completam, somando-se à experiência pessoal do escritor, ex-guerrilheiro do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). Trata-se de um mergulho nas últimas duas décadas de história do país africano e, sobretudo, uma reflexão sobre a fragilidade do ser humano e suas mais aterradoras contradições – sempre pelo olhar e a sensibilidade de um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa atual, vencedor do Prêmio Camões e autor de obras como Mayombe e A Geração da Utopia.

Numa época em que a questão das desigualdades racial e social estão, mais do que nunca, no centro de cena – dos grandes veículos de comunicação aos comentários nas redes sociais e até mesmo nas conversas das mesas de bar, onde todos parecem ter uma ideia muito bem definida do que é capaz de construir um país ideal –, o sociólogo Jessé Souza escancara o pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel forjada na escravidão. Esse é o pilar de sustentação de nossa elite, A Elite do Atraso. Depois da polêmica aberta pela obra A Tolice da Inteligência Brasileira e da contundência exposta em A Radiografia do Golpe, o autor apresenta obra surpreendente, forte, inovadora e crítica na essência, com um texto aguerrido e acessível. A Elite do Atraso é um livro para ser apoiado, debatido ou questionado – mas será impossível reagir de maneira indiferente à leitura contundente de Jessé Souza a ideias difundidas na academia e na mídia.

E ai o que achou? Qual desses leria?
Me conte tudo!
Beijos, Beijos!

You May Also Like

6 comments

  1. Olá Paloma
    Bem interessante os títulos dos lançamentos, gostei de todos, massssss O Navio Arcano conquistou meu coração <3
    Até porque Mestre dos mares é um dos meus filmes favoritos da vida!
    Já vai para a lista dos desejados.
    Excelente fds pra ti Palomita
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  2. Oi Paloma,
    Dos livros citados, acho que o que mais me atrai é o do "O Navio Arcano", mas como uma grande fã de romances, vou passar esses lançamentos, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, nenhum lançamento em especial me interessou :/ uma pena, faz tempo que não leio livros da editora!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quantos lançamentos sensacionais! O que mais me atraiu, foi O Navio Arcano!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Oi Paloma, tenho alguma coisa de Mary Del Priore em casa, mas
    este da Elite do Atraso me deu vontade de ler, se bem que ler esses
    livros só é uma ratificação que quase nada mudou do Brasil colônia
    até aqui k, claro que minha fala tem um pouco de drama mas no fundo...
    Uma boa parte da população colhe as marcas dos descasos velados.
    Enfim... Mudando de assunto a feira do livro começa em novembro no RS e vai
    até final do mês, gostaría de saber se teu livro-conto estará sendo vendido em alguma
    banca por aqui.
    Já agradeço tbm a sua presença lá pela casa.
    Abraços.
    janicce.

    ResponderExcluir
  6. Não são bem o meu género, mas arriscava no primeiro. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir