Dica caseira para emagrecer: Chá de Sálvia

by - fevereiro 02, 2019


cha-para-emagrecer

Dica Caseira para emagrecer com chá de Sálvia

Por Paloma Viricio

A Sálvia (Salvia officinalis) é uma planta com inúmeras propriedades. Ela serve para ornamentação, possui benefícios medicinais e ainda é considerada uma erva aromática. Têm origem no mediterrâneo e descendência na família das mentas.


Para que serve o chá de Sálvia?

A Sálvia possui diversas propriedades que auxiliam nos processos de cicatrização. É um recurso anti-inflamatório, anti-espasmódico, anti-reumático e anti-sudorífico. É um ótimo antibiótico natural, antifúngico e tônico.

Gripes e resfriados

Com todos esses benefícios, a Sálvia é excelente para tratar gripes e resfriados, pois combate a dor de cabeça, catarro, tosses, possíveis inflamações da garganta e boca além de auxiliar no tratamento de bronquites.

Digestão

A Sálvia ajuda também em problemas do trato intestinal, diarreia, gases, vômito e indigestão. Auxilia o trabalho do fígado, promovendo melhora em doenças que atacam o órgão.

Menopausa

A Sálvia é uma erva aliada no combate dos sintomas da menopausa. Possui efeito calmante, diminuindo processo de estresse e irritabilidade. Além disso, possui propriedades anti-sudoríficas, responsáveis por amenizar os efeitos de secreções exageradas do suor.

emagrecimento-tumblr

Emagrecimento

O Chá de Sálvia pode ser um grande auxiliador no processo de redução de medidas. Juntamente com outros recursos, como alimentação saudável e prática de exercícios físicos regulares.
Isso porque além de auxiliar nos processos digestivos, a Sálvia também é diurética e carminativa. Assim, o chá de Sálvia é ótimo para eliminação de excessos de líquidos, gases e prisão de ventre, causas corriqueiras que promovem inchaços e problemas de estômago alto.

Como preparar chá de Sálvia?

Não é difícil preparar chá de Sálvia. Confira abaixo como preparar e utilizar o chá de Sálvia e aproveite os benefícios.

Ingredientes:
·         02 colheres (sobremesa) de folha seca
·         200 ml de água filtrada

Ou

·         05 folhas de Sálvia fresca
·         200 ml de água filtrada

Modo de preparo:
Em um recipiente acrescente 200 ml de água filtrada e ferva. Desligue o fogo, adicione as folhas, tampe e deixe agir por aproximadamente 10 minutos.
Após esse tempo, coe, adoce (opcional) e beba.
Não é aconselhado adoçar o chá caso a pessoa em questão possua diabetes. Uma boa opção é escolher adoçantes que sejam de origem natural e em quantidades razoáveis.

Como devo consumir o chá de Sálvia?

O consumo do Chá de Sálvia deve ser feito duas ou três vezes ao dia. È aconselhável tomar uma xícara do chá antes das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar.

cha-de-salvia-para-emagrecer

Sálvia: uma erva milenar

Há relatos de que a Sálvia já era utilizada como planta medicinal pelos Romanos para anestésico local e ação diurética. Também foi bastante cultivada nos jardins dos mosteiros da Idade Média sendo reconhecida por seus altos valores curativos, inclusive, sendo utilizada em tônicos, que misturados com outras ervas, supostamente protegiam da peste. Também é bastante utilizada na culinária de diversas partes do mundo como Médio Oriente, Itália, França, Alemanha e Reino Unido. Possui um sabor levemente apimentado. Os franceses aproveitam esse fator para cozinhar apetitosas sopas de vegetais e carnes branca em geral.

Quem não deve consumir chá de Sálvia?

O chá apresentado nesse artigo não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças menos de 12 anos de idade, sem orientação ou liberação de um médico especialista ou farmacêutico. Também não deve ser ingerido por pessoas com problemas de hipertensão, renal ou do sistema nervoso. Em raros casos, a sálvia, também pode causar irritação na pele.

Como fazer Shakes naturais para emagrecer


You May Also Like

19 comments

  1. Gostei da dica Paloma. Não sabia que a sálvia era tão poderosa e vou repassar as informações para mais pessoas. Beijo!
    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! POis é..há muitos benefícios nessas nossas plantas!
      Bjus

      Excluir
  2. Desconhecia,...obrigada pela partilha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderExcluir
  3. Dica anotada, não sabia de tantos benefícios deste chá.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimo e cheio de benefícios. A Natureza é fantástica, né? ;)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  5. Uiaa, que dica bacana essa! Não sabia dos benefícios da Sálvia! Quero experimentar!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode experimentar meu anjo! Depois me fala o que achou!
      Bjus!

      Excluir
  6. Não sabia desses benefícios. E é bem melhor tomar um chá do que remédio, né? Acho que seria um chá bem útil no meu dia a dia! Obrigada pela dica! :)

    Beijos, Carol.
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisso concordo em número, genero e grau! kkkk Se cuidarmos sempre da saúde as doenças diminuem bastante!
      Bjus

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigada meu amor! Fico feliz em saber...irei trazer mais posts assim para vocês!
      Bjus

      Excluir
  8. Oi
    Eu adoro chá, mas nunca experimentei esse. Gostei da dica e com certeza vou preparar o chá de sálvia para experimentar, no momento estou tomando o de Melissa e o de Cranberry ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Em quanto tempo já podemos sentir a ação desse chá em nosso corpo?

    ResponderExcluir
  10. Eu plantei uma mudinha no meu quintal , espero que dê certo, amei a dica e vou usa lo.😍

    ResponderExcluir