[RESENHA] SANGUE AZUL - ANA CAROLINA DELMAS

by - maio 16, 2020

sangue-azul-ana-carolina-delmas

SANGUE AZUL: UM UNIVERSO FANTÁSTICO

Por Paloma Viricio


Sangue Azul é a primeira publicação da autora Ana Carolina Delmas. Fiquei muito feliz em poder ler a obra dessa grande escritora para prestar minha humilde opinião sobre a trama. A descrição é um ponto forte na escrita de Delmas. Quando iniciei leitura confesso que por vezes, achei a descrição um pouco demais, principalmente dos cenários.

Mas com o avanço acabei me acostumando com o modo como a autora narrava cenários, características e agradeci por ela nos contar tudo nos mínimos detalhes. 

Adorei bastante a divisão, os títulos dos capítulos ficaram bastante criativos. Além disso, a autora é historiadora. Imagine que nos presenteou com diversos fatos históricos, cenários culturais maravilhosos. É realmente um livro rico em informações.



NARRAÇÃO PODERIA TER SIDO MELHOR DESENVOLVIDA

Grande parte da trama é narrada por Olívia, mas por vezes, Nicolas começa a narrar sem nenhum aviso prévio que a narração mudaria de personagem. Por outras vezes a trama mudava também de primeira pessoa para terceira. Isso me incomodou um pouco. Gosto de livros com constância na narração. Acredito que os autores devam escolher um tipo de narração e a usar durante toda a trama (com algumas exceções) para que não cause estranheza em quem está lendo.

O livro é repleto de ação. Eu gostei em demasia das cenas agitadas. Nossa... era tão emocionante acompanhar as batalhas, toda aquela animação. A autora acertou em cheio nisso. Geralmente vejo livros com seres fantásticos selecionados, os autores seguem determinado segmento.

Por exemplo, somente vampiros, lobisomens, etc. Mas nesse há uma mescla de mitologia, fantasia, folclore e tantos outros seres. Inicialmente foi bastante informação para a minha mente, mas depois me acostumei com a variedade. Gostei porque sei que a autora estudou, pesquisou muito e se esforçou ao máximo para criar todo o universo de Sangue Azul para nós.

“Havia uma profusão de vampiros, centauros, djins, gnomos, fadas, mantícoras, silfos, ninfas e até mesmo pequenas salamandras e talulos em ambos os lados.”

PERSONAGENS QUE MESCLAM SENTIMENTOS NO LEITOR

O livro possui inúmeras personagens, mas acredito que seja válido ressaltar apenas as principais e seus traços característicos. Nicolas é muito controlador. Eu sei que ele possui esse instinto de proteção em relação à Olívia, mas sinceramente queria que ele não fosse responsável por ter que dizer tudo que ela deve fazer o tempo todo.

Por vezes, Nicolas falava coisas que eu não gostava. Agia de forma tóxica porque desconfiou da amada em diversas partes sem ela ter dado “motivos” para isso. Parecia que ele tratava Olívia como um frágil passarinho e não consegui enxergar o mulherão que ela era. 

Em diversas cenas ele perguntava coisas do tipo: “tem certeza que está me contando tudo?”, “ Não está deixando de me contar algo que possa me machucar?”. Isso me irritou em demasia porque parecia a romantização de uma espécie de relação tóxica.


Olívia inicialmente desagradou um pouco. Mostrava ser muito indefesa o tempo todo. Lenta em diversas partes onde se precisava ter um entendimento rápido do que estava acontecendo. Mas com o passar da trama a evolução da personagem foi ótima. Ela foi se tornando uma mulher mais poderosa e segura do que muitas personagens iniciais, mais ainda sim, permaneceu insegura em algumas questões até a finalização da obra.

O casal Olívia e Nicolas possuía forte influência de Orgulho e Preconceito, escrito por Austen, tanto que o próprio Nicolas em um momento do livro escreve sobre isso para a amada:

“Vivo em um mundo fantástico há centenas de anos e, no entanto, nunca imaginei que o que sinto por você pudesse existir. Finalmente encontrei minha Elizabeth Bennet.” 

Gostei bastante da inspiração da autora, muito criativa!

FINAL PROVEITOSO

Mesmo o livro sendo o primeiro de outros, gostei como a autora fez a finalização. Ela não deixou pontas soltas, ofereceu aos leitores aquilo que esperávamos. 

Deixou somente saudades de tudo e uma louca vontade de ler mais sobre as aventuras do casal. Foi um desfecho bem contagiante.
Se todos os autores que resolvessem escrever sagas, trilogias... e etc fizessem o mesmo que Delmas, nos leitores ficaríamos muito felizes.



“Eu mesmo deixei que algumas vezes essa sombra se colocasse sobre mim, mas precisa entender que o mundo nunca foi governado apenas pela bondade ou pela maldade. O que existe é um luta eterna na qual, infelizmente, o mal vem levando a melhor. Mas, quando este se aproxima da vitória, sempre há seres de coragem extraordinária para se levantarem e liderarem o mal para o canto escuro a que pertence.”

DESIGN E DIAGRAMAÇÃO

O trabalho da editora está impecável. A revisão foi muito bem feita. Não encontrei nenhum erro de concordância, digitação ou escrita. O miolo do livro possui ilustrações em cada final de capítulo, páginas com divisões coloridas... lindo demais. A capa é de uma sutileza ímpar. Ficou um trabalho muito bem feito.


Classificação:  de  


Gostaria de adquirir esse livro?  SANGUE AZUL - ANA CAROLINA DELMAS 

Licença Creative Commons

Esse texto foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

43 comments

  1. Esse livro é muito incrível, é um livro que quando vamos ler já fica maravilhado com o conteúdo, a capa é linda, ainda não conhecia a autora, gostei bastante da resenha do livro, bjs.

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Adorei a escrita de Ana Carolina é maravilhosa,um livro altamente indicado para quem gosta de fantasia... Super recomendo este livro ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Joanna! Vejo que já leu o livro.❤❤🍃
      Felicidade

      Excluir
  3. É o que acontece no momento. Enquanto estamos
    de joelhos diante de um pequeno ser a ciência
    luta para sobrepujar o mal. Está muito difícil, mas
    não há mal que sempre dure.
    Um beijo e bom resto de domingo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Paloma, gostei muito da sua resenha, super detalhada! Eu não sou muito fã de tramas nesse universo fantástico, então acho que o livro não é pra mim... Um beijo querida! :*

    Não Me Mande Flores ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Camila, minha flor! Obrigada pela sinceriade. Se souber de alguem que goste do genero, indique!

      Bjus

      Excluir
  5. confeço que nao conheço mas gostei do que li obrigada pela partilha bjs feliz semana

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Que resenha hein.
    Sem dúvidas é uma dica de livro irada pra se jogar na quarentena. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa obra, mas fiquei bastante curiosa com ela, principalmente depois da sua resenha!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece muito bom cheios de detalhes com mitologia, história a narrativa do livro deve prender o leitor . Gostei .. bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  9. Achei interessante a forma como a autora trabalhou o livro. Mesmo com os pontos ressaltados na resenha, percebo que a autora conseguiu superar muitos deles. Legal ela ser historiadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, querido amigo! Você captou a essência do que quis passar.
      Bjus

      Excluir
  10. Querida parabéns pela sua resenha, fiquei curiosa para ler o livro! parabéns para Ana Carolina Delmas pela sua primeira publicação, tenho certeza que muitos vão gostar de mais, já quero ler, obrigada, beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rubia, minha flor! Fico feliz em demasia que tenha gostado.
      Leia sim, vai amar.

      Bjus

      Excluir
  11. Olá, Paloma.
    Que bom que apesar dos pontos negativos você apreciou a obra. Eu não me incomodo com essa mudança de primeira para terceira pessoa e vice-versa desde que seja em capítulos e narradores diferentes. Se não fica confuso mesmo hehe. Adorei a resenha, muito bem desenvolvida.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sil! Sim, em capítulos diferentes Tambem nao me incomoda. Mas esse foi apenas um detalhe.

      Bjus

      Excluir
  12. Olá!
    Fiquei muito feliz em saber que é o primeiro trabalho da autora, quero ler em breve, acho maravilhoso apoiar novos autores e escritores.
    Em breve espero conseguir ler.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Van! Que bom que deseja ler. Assim que o fizer, me diga o que achou.
      Bjus!

      Excluir
  13. Que resenha sensacional Paloma!
    Você sempre arrasa sua linda fada sensata.
    Apesar da narrativa do livro ter ficado um pouco comprometida, suas impressões sobre a obra ser descritiva, a divisão dos capítulos, os fatos históricos e culturais, ação/aventura/romance na medida exata e o final que não deixa pontas soltas e SIM vontade de continuar a sequência me conquistaram.
    Sangue Azul da Ana Carolina vai para a wishlist.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Luluzita! Obrigada pelo seu carinho. Fico que o livro vá para a sua listinha.
      Espero que goste do livro e me fale o que achou.
      Bjus

      Excluir
  14. Que resenha maravilhosa, fiquei super curiosa para ler este livro.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Paloma!

    Ainda não conhecia o livro nem a autora, mas pela sua resenha dá pra ver como a autora tem talento e a história com grande qualidade, fiquei curiosa em conferir melhor a obra!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade minha flor!
      Fico feliz que tenha gostado e acho que você iria curtir esse livro.
      Bjus

      Excluir
  16. Parece um livro muito interessante.
    Eu gosto da variedade de seres fantásticos num único livro.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Então você vai amar esse livro minha linda.
      Bjus

      Excluir
  17. Eu li ''final proveitoso'' e já me interessei, adorei a resenha e realmente estou curiosa para conferir mais sobre essa obra! Estou precisando atualizar minha lista de livros e esse chegou na hora certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lary! Fico feliz que tenha gostado e espero que possa ler o livro. Depois me diz o que achou..
      Bjus

      Excluir
  18. Não conhecia esse livro nem a autora, mas gostei de saber sua opinião sobre.
    Parece ser uma ótima história :)

    http://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Amei a resenha, a melhor parte dela é que não tem apenas elogios e isso me deixou com ainda mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie minha flor! Que coisa boa, espero que goste do livro.
      Bjus

      Excluir
  20. Eu li o livro , cinco vezes e amei , gostei muito , do livro , de início não gostei , pois no começo é um pouco chato , mais depois fica cada vez melhor , quando chega lá pelo meio do livro aonde acontece muitas coisas ... eu cheguei até a chorar , nos últimos capítulos . Eu queria que tivesse o SANGUE AZUL 2 , falando sobre o filho deles etc ... enfim é um livro que eu aconselho qualquer um pra ler pois é muito bom .

    ResponderExcluir