[RESENHA] TIPO DESTINO - SUSANE COLASANTI

By Paloma Viricio - 6/19/2020



Por Paloma Viricio

Reflexão sobre questões complexas

Há acontecimentos na nossa vida que nos faz questionar se foi culpa do destino ou consequência das nossas escolhas. Se for apenas um mero capricho do primeiro não teríamos força ou responsabilidade pelos detalhes que nos cercam? 

E se formos responsáveis por aquilo que vivemos como podemos remediar o que não gostaríamos de viver? São questões complexas, mas que nos faz refletir sobre responsabilidade e os frutos que colhemos com nossas atitudes frente a determinadas situações.

“A lua e as estrelas nos conhecem. Essa é mais uma prova de que tudo está conectado”

Susane Colasanti e o público jovem

Susane Colasanti foi inspirada por diversos autores que criaram obras para o público jovem. Então, a autora se propôs a escrever tantas outras que pudessem ajudar as mentes iniciantes a lidar com questões da vida. Ela acertou em cheio, porque todas as obras que li da autora nos tocam de forma ímpar. Isso porque ela tem a capacidade de criar personagens tão humanas, altamente identificáveis.

orion-destino-tumblr

Por esse motivo Tipo Destino se tornou uma leitura bastante agradável. A linguagem usada é fácil, os diálogos são leves. Foi uma ótima válvula de escape para um período de leituras densas. A narração é apresentada em primeira pessoa, isso faz com que fiquemos ainda mais próximos da personagem principal, Lani. Mas o modo como a autora nos apresenta os fatos faz com que possamos visualizar os sentimentos de todos.

“O destino é como um estranho e impopular restaurante, cheio de garçons esquisitos trazendo coisas que você nunca, pediu e de que nem sempre gosta.” – Lemony Snicket

Personagens agradáveis

Gostei muito das personagens apresentadas em Tipo Destino. Principalmente os protagonistas são bem apaixonantes. Lani e Jason são pessoas agradáveis, com suas peculiaridades, mas apenas desejam a felicidade. Gostei muito da forma como os dois enxergam a vida, independente das diferenças, mas acredito que eles possuíam diversas semelhanças na verdade.

Não gostei muito da Erin, imatura, chata e arrogante. Ela cobrava o tempo todo a amizade de Lani, mas na verdade nunca provou nada para a outra. É tipo de pessoa que só quer receber. Mas há um bom amadurecimento das personagens, principalmente de Blake que é o amigo gay das meninas. Ele consegue enfrentar questões sociais e familiares de uma forma bem motivadora.

almas-gemeas-tumblr

Colasanti trata de questões importantes como homofobia, cyberbullying, bullying, descobertas do primeiro amor, sexismo, questões sociais diversas que ajudariam qualquer jovem a lidar com situações que possa estar passando na vida real. Outro fato interessante é que ela fala sobre energia, astrologia e signos. Para quem gosta dos temas será um prato cheio.

Design e diagramação

A capa de Tipo Destino é bem fofa. É realmente voltada para o público que a autora se propõe escrever. A lombada do livro é muito fofa com pequenas pincelas coloridas. Os capítulos não são tão longos, isso me agrada bastante. O miolo é impresso em papel pólen. Letras, espaçamento se apresentam de forma bastante confortável.


Classificação:  de  


Gostaria de adquirir esse livro? Compre por esse link e ajude nosso trabalho continuar: Tipo Destino - Susane Colasanti 

Licença Creative Commons

Esse texto foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos. 

  • Share:

You Might Also Like

14 Opiniões

  1. Oi Paloma,
    Eu tenho um ranço tão grande dessa capa e acho que a chamada mesmo é péssima.
    Tanto que nunca me animei a ler o livro, mesmo sendo gostosinho e fácil.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk Faz parte! Por essas e outras vale o antigo ditado de que não devemos julgar um livro pela capa.
      Bjus

      Excluir
  2. Oi, Paloma!
    Eu já li De Repente Acontece da Susane e gostei bastante!
    Esse em questão eu não conhecia, mas gosto da escrita da autora e vou salvar a indicação :D

    Não conhecia seu blog, mas gostei bastante e já estou seguindo para não perder nenhuma atualização!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Laurinha! Gratidão por me visitar, estou indo agora mesmo conferir seu espaço. Eu lerei esse livro que falou esse ano também❤😍

      Bjus

      Excluir
  3. Cierto es que la portada es preciosa. Besos.

    ResponderExcluir
  4. um post que da que pensar bravo esta muito bem escrito parabens bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda! Fico feliz que tenha gostado.
      Bjus mil❤😍

      Excluir
  5. Olá Paloma
    Acho importante autores escreverem para o público jovem trazendo temáticas não pra serem problematizadas e sim promoverem a reflexão.
    Adoro essa vibe de energia e horóscopo tem uma leveza e arte sensacionais.
    Assim como a procura da felicidade que é singular então demanda autoconhecimento já que o que é felicidade pra um pode não significar nada pra outra pessoa.
    Já quero conhecer a Lani e o Jason.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Luli você é das minhas! Também penso a mesmissima coisa. Aii sempre positive vibes!❤❤

      Excluir
  6. Gostei da reflexão que você escreveu ao início. Era justamente sobre isso que eu andava pensando depois de ler um livro aqui. Eu acho que é importante pensar sobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Marli, linda... Fico feliz que tenha curtido❤🎈 Experimenta a leitura.
      Bjus

      Excluir
  7. Apesar da idade, cada vez mais gosto de ler livros com temas jovens e atuais,porque tenho adolescentes na família e acredito que assim podemos ser mais presentes e ouvi-los melhor.Mas também esses temas mais dificeis são uma realidade que não podemos deixar de lado,os livros trazem essa sensibilidade para nos ajudar a lidar com eles.Amei a resenha,bjos.

    ResponderExcluir