O QUE É APARELHO ORTODÔNTICO AUTOLIGADO

By Paloma Viricio - 10/29/2020

O que é Aparelho Ortodôntico Autoligado

O-que-é-Aparelho-Ortodôntico-Autoligado



Por Paloma Viricio

O tempo passou e com ele a modernidade vem se aplicando até mesmo aos tratamentos odontológicos. Hoje em dia o Aparelho Ortodôntico Autoligado está sendo muito procurado pelos pacientes que precisam iniciar um tratamento na área ortodôntica.

Isso porque ele cumpre as mesmas funções que os aparelhos tradicionais, mas com a vantagem estética como aliada. Simplificando podemos dizer que ele é um aparelho “transparente”, pois dispensa a técnica tradicional que precisa das “borrachinhas coloridas”. Para fixar o fio do aparelho é utilizado um tipo de bráquete que possui uma espécie de presilha que já vem acoplada nele.

aparelho-autoligado-e-tradicional

Quanto tempo dura o tratamento com aparelho Autoligado?

Esse quesito irá depende da saúde bucal do paciente e o número de problemas que esse precisa corrigir. Para isso, é importante fazer uma avaliação ortodôntica com profissionais sérios. A Policlínica Saúde Já é referência em saúde bucal no Rio de Janeiro, está se destacando, por possuir ortodontistas altamente qualificados. É uma dica para quem necessita de tratamento Ortodôntico.

Dependendo do caso, um adulto que possua boa saúde bucal, finaliza o tratamento em aproximadamente 12 ou 24 meses. Por isso, a importância da manutenção e higiênica bucal, facilita o prazo do tratamento e evita que placas bacterianas impeçam a movimentação dos dentes.

orto-autoligado-tradicional

Como é a manutenção do aparelho Autoligado?

O Aparelho Autoligado é considerado o aparelho estético queridinho daqueles que precisam do tratamento ortodôntico, mas não querem o visual do aparelho tradicional marcando o sorriso, pois com ele pode ser confeccionado bráquetes em material translúcido, além de possuir peças menores do que a do Aparelho tradicional. O Aparelho Autoligado também possui vantagens em questão de manutenção.

O custo do tratamento desse aparelho é um pouco maior do que do Tradicional, mas é ótimo pois o tempo total do tratamento do Aparelho Autoligado acaba sendo menor do que do Aparelho Tradicional.

"Normalmente a manutenção é a cada 03 meses, mas é importante que o paciente vá todo o mês ao dentista para acompanhar a evolução do aparelho", diz Raquel Pimenta, especialista em Ortodontia. 

Quais as vantagens do aparelho Autoligado?

1-    Feito de diversos materiais- O Aparelho Autoligado possui diversas vantagens em comparação com o Aparelho Tradicional. Ele pode ser feito de diversos materiais: porcelana, metálico, ou policarbonato (plástico).

 

2-    Sem uso de borrachinhas coloridas- Como as tradicionais borrachinhas são dispensadas e as próprias presilhas dos bráquetes seguram o arco ortodôntico, o atrito dos dentes diminui o que aumenta estabilidade do tratamento.

 

3-    Menos dor- Com isso também ocorre a correção dos dentes de forma mais confortável, rápida e com força baixa. Isso aliviaria também o desconforto causado pelo aparelho tradicional.

 

4-    Tratamento em menos tempo- Com a estabilidade do tratamento causada pela fácil movimentação dos dentes, o tempo de tratamento com Aparelho AutoLigado diminui em comparação com os longos períodos que se leva para fazer a correção completa dos dentes através do Aparelho Tradicional.

 

5-    Higiene Facilitada- Como não possuem ligaduras elásticas, a limpeza durante a escovação se torna mais fácil, sem a preocupação de que solte as borrachinhas coloridas como acontece com o Aparelho Tradicional. E sem elas a higiene possui maior eficácia pois não corre o risco da criação de placas de bactérias e cáries.

 

tratamento-ortodontico-rio-de-janeiro

Neste artigo você descobriu O que é Aparelho AutoLigado, Quanto tempo dura o tratamento com Aparelho AutoLigado, Como é a Manutenção do Aparelho AutoLigado e Quais as vantagens do Aparelho AutoLigado.

Foi útil para você? Me conta nos comentários. Se precisar tirar maiores dúvidas sobre qualquer tratamento ortodôntico, basta agendar um horário com um ortodontista do Rio de Janeiro na Policlínica Saúde Já.

  • Share:

You Might Also Like

30 Opiniões

  1. Eu adorei saber mais sobre ele pq vou precisar colocar aparelho, nossa esse post foi super necessario. Bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado, querida!
      Qualquer dúvida basta entrar em contato com a Policlínica que comentei na postagem. Eles são super atenciosos e tenho certeza que irá amar.

      Excluir
  2. Oi, Paloma!

    Se tem uma coisa que me dá medo é dentista hahaha já me falaram que preciso usar aparelho, mas sempre fujo. Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre esse!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk Eita Carol! Faz parte, mas só você iniciar o tratamento com médicos de confiança que não haverá erro.

      Bjus

      Excluir
  3. Achei esse aparelho super interessante e seu post ficou bastante informativo. Antigamente borrachinhas coloridas no aparelho eram febre, já hoje em dia as pessoas têm optado muito mais por aparelhos sutis.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Linda! Kkk Verdade, ainda algumas pessoas gostam das borrachinhas, mas outras odeiam. Questão de gosto.
      Bju

      Excluir
  4. Muito bom saber mais sobre o assunto, esse aparelho é muito bom, achei ele ótimo pois cumpre as mesmas funções do aparelho tradicional, e as vantagens são muito boas, gostei muito de conhecer mais, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie linda! É isso mesmo eu também acho essa vantagem sensacional.
      Bjus

      Excluir
  5. Que legal essa novidade. Usei o aparelho tradicional por dois anos, e sempre enjoava das cores da borrachinha e ficava torcendo pra ter cor diferente quando eu ia nas consultas. Mesmo com o valor um pouco maior que o aparelho tradicional, no fim das contas vale a pena pelo conforto e tempo de tratamento que é menor, né. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo amigo! O mesmo acontecia comigo...geralmente as cores são de uma tabela padrão, nunca tem muita novidade.

      Excluir
  6. oi!
    È muito importante cuidar da saúde bucal :D e existem vários aparelhos ótimos e alguns que nem se nota...

    ResponderExcluir
  7. Eu usei aparelho por 9 anos, a primeira vez usei 6 anos, foi muito bom meus dentes ficaram perfeitos , na segunda após perder um dente meus dentes separaram e depois de quase 2 anos reparei q ficaram moles e resolve tirar e hj estou preparando p fazer cirurgia na minha gengiva e colocar resina composta, porq o dentista q fez a resina em mim ficou mal feita e parece falhas pretas no meu dente. O tratamento ortodontico e muito bom e preciso indicaria mais p quem é novo, depois dos 30 ñ acho legal... Adorei a resenha... bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa minha flor que experiência. Por isso, prezo somente por tratamentos com profissionais confiantes❤👏👏

      Excluir
  8. Amei esse aparelho mais estético.Eu iria amar usar qdo precisei de aparelho há uns anos atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa... Tá vendo? Ainda bem q as novidades surgem para facilitar nossa vida. Kk

      Excluir
  9. é um aparelho muito essencial para a nossa saúde dentaria e hoje em dia já existem de modo invisível, só que é um produto tão carro que nem todas as pessoas tem a oportunidade de poder colocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre é tão caro. Como disse no artigo o tempo é reduzido. Tudo questão de envolver profissionais serios no tratamento.

      Excluir
  10. Eu preciso colocar aparelho mas aqui em casa é sempre uma guerra porque minha mae q vai pagar mas queria tanto esse ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk Sei bem como é isso florzinha.
      Dá uma agendada com a clínica que indiquei aqui e vê os preços.❤

      Excluir
  11. Moro perto da Tijuca e não conhecia a clínica aqui no Rj. Vou procurar porque tem umas das minhas netas que precisa usar o aparelho.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  12. Já usei aparelho e terei que usar novamente no futuro. Apesar de algumas dores, tanto físicas como na carteira, achei um optimo investimento pois o meu sorriso modificou-se totalmente. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee linda! Pois eu concordo com você. Depois o esforço vale a pena❤

      Excluir
  13. Olá amiga
    Eu não concordo com o uso disparatado que se faz desse aparelho. Reconheço com certeza que existem casos que precisam desse aparelho, mas a forma generalizada que os dentistas abusam dele faz-me arrancar os cabelos.
    Graças a Deus que nós encontramos uma dentista de Medicina Integrativa que sabe como tratar os dentes de verdade! Nunca mais volto a ir a dentistas sem serem de Medicina Integrativa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee linda! Obrigada pela sua opinião. Tudo depende do profissional que lhe atende.
      Não conheço muito sobre medicina integrativa, mas vou procurar sobre.
      Bjus❤

      Excluir
  14. Aqui em casa dois dos meus filhos usam aparelho. Eu não sabia que existia esse que pode ser mais rapido a dentista nunca nos falou sobre. Vou ve se ligo para essa clinica para me informar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vocês vão amar o Aparelho Auto Ligado! Marca uma visita na clinica, sim! Tira todas suas dúvidas...leva eles lá.
      Beijos!

      Excluir
  15. Eu tenho aparelho e as vezes da uma vergonha das borrachinhas coloridas, acho muito espalhafatosas kkkkkkkkkkkkkkkk
    Vou ver se minha mamis me leva nessa clinica pra ver quanto ta esse aparelho
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala com ela sim, minha flor.
      Você vai se sentir mais confortável com o Autoligado.❤

      Excluir