EGOCENTRISMO DESVAIRADO

by - janeiro 05, 2021

como-lidar-com-egoistas


Por Paloma Viricio

Quantas das pessoas que convivem com você só olham para o próprio umbigo? Acredito que o egoísmo sempre fez parte da essência humana, mas hoje em dia há muitos exagerando na dose.

Tenho uma conhecida que é assim. Ela é o tipo de pessoa que só vem falar quando pensa em querer pedir algum favor. Tão rápida como surge, some! As conversas com ela são entediantes. Fala mal das pessoas da família, do trabalho, de outros amigos e sei que também deve falar de mim.

As lamúrias nunca acabam! Tudo gira em torno dela. Para a mesma nada que ela fale irá magoar os outros, mas sempre permite o direito de se sentir magoada por coisas que terceiros proferiram. 

O papo de doença é outra pauta interminável na vida dela. Sempre está com alguma enfermidade rara, onde precisa tomar remédios e da atenção de todos. Será que não percebe que cria as próprias mazelas da vida?

o-poder-do-pensamento


O pensamento, sentimento tem poder! E as pessoas que ficam pensando eternamente em enfermidades ficam realmente doentes. E mesmo que te falasse isso você não escutaria, né querida? Que não é mais tão querida assim! Se lamuriar e alimentar queixas são atitudes mais interessantes para você. 

E quem disse que maturidade dita vez? A dita cuja, por exemplo, é uma mulher de uns 40 anos que pensa, age e se veste como uma menininha mimada de 16 anos. Muitas vezes as pessoas se afastam de nós e não sabemos o motivo. Pode ser que talvez nosso modo não as agrade mais. Já percebeu?

Então, a vida é uma evolução constante, com esse aprimoramento pessoal passamos também a selecionar quem faz ou deixa de fazer parte dela. É direito nosso sempre analisar com quem queremos realmente conviver. Ninguém é obrigado a nada. Percebo que eu cresci, amadureci e ela continua vivendo com o mesmo tipo de personalidade e infantilidade de quando eu era mais nova.

Ela sempre questiona as pessoas. Por que fulano não esteve aqui quando mais precisei? Quando passei por tal dificuldade somente sicrano esteve ao meu lado. Okey!

E quando fulano e sicrano precisaram de ajuda você estava lá? Por que uma pessoa é obrigada a te ajudar, dar “provas” da amizade dela por você se você não se preocupa em fazer o mesmo pelo outro?

snapatorium


Além disso,a lindona tem um problema sério com questões de sororidade. Sabe, sempre foi muito vaidosa. Não vejo problema nisso, mas tudo em excesso cansa. Ela julga as pessoas pela aparência e pela casca. O que acho demasiadamente fútil. Se esquece que a essência é o que fica quando a casca vai se desgastando. 

A própria casca dela já se desgastou bastante com a idade, o que a faz, viver em um mundo de faz de conta nas redes sociais. Posta fotos de 10 anos atrás como se fossem tiradas hoje. É desgastante ver tamanha hipocrisia.

Então, passei a peneira nas minhas amizades e você não passou pelo meu filtro. Em parte, você sempre foi tóxica. Um tipo de toxidade sutil, quase imperceptível, mas que sempre esteve lá.

Assim, como julgava os outros pela aparência, falava mal de outras mulheres para mim, eu sabia que fazia o mesmo quanto a mim com outras. Talvez um dia você aprenda a sua maneira. Como lidar com pessoas egoístas? Deixando que elas se afundem no próprio vazio interior. Afinal, é inútil querer ajudar quem não deseja ser ajudado.

You May Also Like

12 comments

  1. Gostei muito da sua reflexão sobre o tema, eu não suporto pessoas assim, que só pensam em si. Aí para não me fazer mal eu acabo distanciando e prefiro ficar sozinha. O que é mais triste é que hoje em dia tem muitas pessoas assim em nosso meio, mas o lado bom é que tudo que eles plantam, um dia colherão.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, minha linda! Isso é horrível. E realmente tem muitas dessas no nosso meio mesmo. Mas vamos selecionando e escolhendo pessoas boas para conviver.
      Beijos💙💫

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? As redes sociais potencializaram o egocentrismo... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie eu to bem. Espero q esteja tbm🙏🙏
      É verdade, temos que buscar equilibrio.

      Excluir
  3. Ainda bem que a gente consegue evoluir e filtrar as amizades quem realmente vale a pena. Infelizmente essa "amiga" aí é reflexo de muita gente fútil que julga os outros pela aparência sem dar chance para conhecer a essência de cada um. Eu prefiro distância de gente assim viu?
    Estou com uma pesquisa de público no blog e convido você para participar.
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza minha linda!! Eu tbm to querendo ver o mais longe possível de mim. Kkk
      Bjus

      Excluir
  4. Olá, Paloma!

    Espero que você e família se encontrem bem de saúde e felizes (não é hipocrisia, não, é gostar de meu semelhante).
    Eu estou bem e já dando aulas, o que mto me satisfaz.

    Quanto a esse tipo de pessoa k você refere, temos, infelizmente, muitas pelo mundo fora. A maledicência já vem da pré-História (rs), ou a mania das doenças, por exemplo. Acho que ninguém é perfeito, e, vez ou outra, também cometemos nossos erros.

    Não costumo deixar de falar com esse tipo de pessoa, mas vou ouvindo e lhe dou sempre razão. Por vezes, ficam "desarmadas". Estudei Psicologia por dois anos e me ensinaram que essa técnica "cínica" de estar sempre de acordo, mesmo que a afirmação seja a mais louca que já alguém ouviu, deixa a outra pessoa desconfiada e no próximo encontro terá uma postura diferente.

    Beijos e BOM ANO NOVO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu acho muito bom e sensato. Eu estou fazendo isso desde que li seu comentário e dá super certo. Kkkk
      Bjus

      Excluir
  5. Acho que as vezes essas pessoas egocêntricas, que pensam apenas em si, são tão vazias e tristes que precisam o tempo todo da aprovação dos outros, de serem paparicadas. Elas acabam não percebendo que não são nada sozinhas, vivem em meio a falsidade.
    É mesmo muito importante se livrar de pessoas assim, tóxicas. Mas também é sempre legal fazer uma autoanalise para não desenvolver o egocentrismo em si.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    Ps. Se possível, peço que me ajude respondendo a pesquisa de público do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Adorei o seu comentário e ainda não tinha pensado por esse lado. Realmente o que não quero é desenvolver o egoísmo.
      Amei, anjo. 💙💙

      Excluir
  6. Um desabafo e tanto. Espero que você esteja bem depois dessa situação desconfortante. É péssimo o relacionamento com esse tipo de pessoa tóxica. Eu já as afastaria da minha vida, com certeza.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Infelizmente precisamos lidar com esse tipo de pessoa. Mas bola para frente.
      Beijos

      Excluir