' GAROTA ESTRANHA ': FILME INDIANO SOBRE LUTO NA NETFLIX (PAGGLAIT MOVIE)

by - abril 02, 2021

 

PAGGLAIT-MOVIE-complet

Por Paloma Viricio

Garota Estranha é sinônimo de empoderamento

Não sei se já disse aqui antes, mas amo filmes indianos. Adoro quando a Netflix lança um filme em hindi, vejo mais de duas horas legendado sem problema. Sim, porque a maioria dos filmes indianos não é dublado.

GarotaEstranha (Pagglait) foi uma surpresa agradável para mim. Não sabia o que esperar do filme, pois a sinopse não faz sua imaginação ir muito longe, apenas passa informações rasas do que verá. 

Mas, encontrei em Garota Estranha, um lindo filme de empoderamento feminino. Inclusive, já vi outros filmes indianos voltados para esse tema, acredito que Bollywood está investido bastante em filmes nesse estilo, eu gosto disso.

Garota Estranha não chora pelo marido

Sanya-Malhotra-married


Garota Estranha mostra claramente o conflito interno vivido por Sandhya Giri (Sanya Malhotra) assim que perde o marido. Ela não consegue sentir tristeza, nem ao menos identificar qual sentimento nutre pelo falecido. Isso porque Sandhya foi casada através do sistema de casamentos arranjados da Índia, sua família que escolheu o noivo.

Ela viveu com ele apenas 05 meses. Ninguém entende porque a mulher não chora pelo marido e nem ela própria. Tudo muda, questionamentos surgem, quando Sandhya encontra a foto de um possível amor do marido em um pasta de documentos dele.

Sanya-Malhotra-in-Pagglait-Netflix


Garota Estranha mostra a cultura tradicional indiana


Garota Estranha (Pagglait) é um filme muito interessante em diversos aspectos. O primeiro deles é que podemos conhecer as tradições funerárias indianas. Vemos os costumes tradicionais de como os indianos velam seus mortos. 

Cada tradição é explicada de forma bem didática. O porquê dos indianos despejarem as cinzas dos falecidos no rio Ganges é uma delas. Muito interessante a lenda e toda lição por trás dela.

Também vemos como as famílias indianas são formadas. E como é importante o papel das mulheres nos lares, até mesmo o cuidado e amor aos idosos. Na sociedade ocidental, muitas vezes, os idosos são tratados como incômodos pelos filhos e parentes. 

Na Índia, pessoas com mais idade são super respeitadas, o filme mostra esse amor, zelo no cuidado com os mais velhos. Chega a ser emocionante. Uma valorização que por vezes está em falta na cultura ocidental.

Há ganância e fofoca familiar em todo lugar, não é mesmo?  Na Índia não poderia ser diferente. Quando a família chega para o velório acontecem diversas situações de brigas, intrigas e interesses no suposto dinheiro que o falecido havia deixado.

Garota Estranha mostra a mulher como figura central

pagglait-movie-review

É interessante os questionamentos que o filme nos traz sobre o papel da mulher na sociedade indiana, na construção da família e os conflitos que esta sofre em uma base totalmente patriarcal.

O cenário gerado com a morte do marido, o futuro sendo direcionado por todos da família, menos por ela, faz com que Sandhya pretenda conhecer novos caminhos. Será que o valor da mulher está limitado a sua vivência em casa?

Garota Estranha - Composição visual do filme

Gostei muito das canções, do figurino, as roupas das indianas sempre lindamente escolhidas. As composições das cores, maquiagem, acessórios. É tudo muito lindo. Eu amei o filme, o roteiro e o direcionamento que o mesmo teve, pecando apenas em algumas mínimas partes.

Em diversos momentos, Sandhya passa a questionar porque nunca amou o marido ou foi amada pelo mesmo. Será que ela não merecia ser amada de verdade? Por quê? Qual seria seu valor diante disso?

Sanya-Malhotra-is-a-merry-widow-in-feelgood


O final é emocionante, valioso. Uma linda reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, suas escolhas e o direito dela dirigir sua própria vida. É como um salto de liberdade que ira ampliar a mente de muitas mulheres indianas.

Acredito que muitas coisas estão mudando na sociedade, o empoderamento feminino é bastante importante nessa virada de fatos. Super indico esse filme.

Licença Creative Commons
A Resenha Garota Estranha Pagglait Movie de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

16 comments

  1. Pareceu-me bem interessante o filme. Já vou ver se o filme já chegou a Portugal para o ver.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Que legal 👏 eu também adoro filmes indianos, gostei da resenha me deixou bem curiosa. Vou conferir

    ResponderExcluir
  3. Que massa! Eu tb amo filme indiano! Adorei sua dica e já quero assistir Garota estranha

    ResponderExcluir
  4. Oi Paloma, tudo bem?
    Até hoje só vi um filme que retravava a cultura indiana, mas não lembro do nome agora, faz tempo. Não vi esse filme no catálogo da Netflix, mas já vou sair daqui e colocar na minha lista. Gosto muito de filmes que nos passam a cultura de um povo. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie minha linda! To ótima, obrigada.
      Veja sim, esse filme é rico em cultura e tradição.
      Bjus!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Muito interessante acompanhar produções da Índia. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To bem meu amigo e vc?
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos!

      Excluir
  6. Que legal, não conhecia. Muito legal quando um filme foca bem em algo cultural, né?

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, querida! Esse foca bastante na crítica sobre a própria cultura tbm.

      Bjus!!

      Excluir
  7. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: 15 Pontos na lotofácil

    ResponderExcluir