COMO LIDAR COM PESSOAS TÓXICAS NO TRABALHO

by - fevereiro 08, 2022

pessoas-toxicas-no-trabalho
Foto de ANTONI SHKRABA production no Pexels


COMO LIDAR COM PESSOAS TÓXICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por Paloma Viricio

Todo mundo já teve que lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho, não é mesmo? Se você ocupa um papel de liderança ou até mesmo secundário, é preciso saber como se relacionar como todos, isso inclui pessoas difíceis no pacote. 

Por isso, nesse artigo vamos falar sobre: Comunicação Assertiva, Comunicação Não Violenta (CNV) , ensinamentos conduzidos por Marshall Rosenberg. Conhecendo esses métodos você poderá lidar de forma mais assertiva com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho.


Tipos de Conflitos no Ambiente de Trabalho

silencio-tambem-e-violencia
Foto de RODNAE Productions no Pexels


Antes de falar de Comunicação Não Violenta (CNV) é preciso entender os tipos de conflitos que os profissionais podem encontrar no ambiente de trabalho. Eles podem ser gerados por determinados tipos de violência, mas não necessariamente. 

Por vezes, conflitos são originários de "pequenas violências" que muitas vezes o indivíduo não percebe que está acontecendo. Observe o seguinte cenário:

Uma Mãe pede um beijo ao filho, mas esse nega ofertar. Em determinados momentos a criança é carinhosa e enche a mãe de beijos, mas naquele momento ela não deseja realizar tal ato. A mãe por sua vez, faz uma espécie de chantagem emocional com a criança. 

mae-toxica-Narcisismo
Foto de Jep Gambardella no Pexels


Ela oferece um doce e induz: " Se você me beijar, te dou esse doce". Em primeiro plano, a situação pode parecer inofensiva, mas isso também é uma forma de violência, pois a mãe está induzindo uma ação contra a vontade da criança.

Essa ação fica gravada no subconsciente dessa criança, sendo assim, ela levará para o futuro uma ideia de que para alcançar algo ela precisará ser auto violentar para agradar o outro. Tudo o que está relacionado ao modo como o indivíduo molda o mundo, também estará na conduta deste no ambiente empresarial.


Tipos de Pessoas Tóxicas no Ambiente de Trabalho

No ambiente organizacional, podemos encontrar diversas formas de violência sutis, que podem intoxica o ambiente de trabalho e fazer como que indivíduos adoeçam psicologicamente. 

pessoas-toxicas-no-trabalho
Foto de fauxels no Pexels


É possível classificar como violências sutis, atitudes como sarcasmo, piadas de mau gosto, situações de constrangimento, expor os outros, falar mal pelas costas e etc. Essas atitudes podem incomodar muitos indivíduos, desfalcar equipes e acabar com o bem-estar de uma organização.

Indivíduos Tóxicos são um desafio para líderes. Não basta somente chamar essa pessoa para conversar, pois na maioria das vezes ela não mudará suas atitudes. É muito comum que pessoas tóxicas não reconheçam suas falhas, sempre transferindo a culpa para os outros. 


Comportamento Passivo/ Agressivo

Neste mesmo caminho, entram indivíduos considerados como passivo-agressivo. São pessoas que em primeiro momento se apresentam como certinhos, bonzinhos, mas por dentro levam uma carga explosiva de agressividade. Em momentos específicos, eles podem se apresentar muito raivosos ou induzir outras pessoas a episódios de raiva. 

Em contrapartida há empresas que apresentam toxidade. Nesses casos, o problema é ainda maior do que em um indivíduo. Se a cultura da empresa é tóxica, a situação fica muito mais difícil de ser trabalhada, pois não se trata de um indivíduo isolado, mas de toda organização. 


Tipos de Relacionamentos mais Assertivos

relacionamentos-assertivos-no-trabalho
Foto de fauxels no Pexels


Há condutas que criam tipos de relacionamentos mais assertivos. Elas servem para inibir conflitos, prevenir violências sutis. Os tipos de relacionamentos mais assertivos envolvem:

Transparência = Clareza no que dizer ao outro ou naquilo que deseja do outro.

Empatia = Ouvir o outro a partir das referências dele.

Comunicação Visual = Olhar nos olhos do outro. 

Comunicação Gestual = Ter cuidado com os gestos. Não ser uma pessoa evasiva, pois há indivíduos que gostam de contato físico e outros que não gostam de ser tocados. Precisamos ter o discernimento na hora de tocar alguém.


Assertividade através da Comunicação Não Violenta (CNV)

A assertividade é alcançada com a Comunicação Não Violenta porque promove a prática do não julgamento que é coringa. 

Pois, a partir do momento que eu julgo alguém, já defino uma sentença. Quando aprendo a não julgar, permito novas possibilidades, analiso apenas o fato, não o indivíduo.


Linguagem Lobal (Chacal) e Linguagem Girafal

linguagem-girafal-empresas
Foto de fauxels no Pexels


Marshall defini dois tipos de linguagens: A Linguagem Lobal e a Linguagem Girafal.

Linguagem Lobal = Fecha portas, constrói verdadeiras muralhas entre eu e o outro. É constituída de atitudes como ataques pessoais ao indivíduo, não capacidade de ouvir, pré julgamentos sobre fatos e pessoas. Esse tipo de linguagem causa incomodo e desconforto na relação dos indivíduos envolvidos.

Linguagem Girafal = Abre janelas, escancara portas e possibilita minha conexão com o outro. Quando usamos a linguagem Girafal, há o interesse em ouvir o outro e a preocupação sobre aquilo que ele está tentando dizer. 

Os julgamentos são isolados, para facilitar a leitura do que está acontecendo. Traz o conforto no trato e no relacionamento com o outro. Ao praticar a Linguagem Girafal é possível respeitar ao outro e a si mesmo.

comunicação-nao-violenta


No próximo artigo, trataremos sobre as etapas para uma Comunicação Não Violenta. Até lá!

LEIA TAMBÉM:

💬 04 ETAPAS DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

You May Also Like

15 comments

  1. Olá!
    Amei esse post, sempre vemos pessoas tóxicas e precisamos de muita terapia para aprender a lidar com tudo isso.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Um post cheio de ensinamentos! Obrigado por isso.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Olá Paloma
    Postagem interessante, como é importante saber lidar com pessoas tóxicas. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Percebi a mudança no layout do blog. Sobre pessoas tóxicas: não sei lidar. Confesso. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha curtido. Fiz com muito carinho. Realmente é difícil demais😔

      Excluir
  5. O que diz faz todo o sentido e há pessoas muito hábeis na construção de bons e maus relacionamentos.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  6. Tenho a sorte de ter um bom ambiente laboral, mas as dicas que deixas de certeza que podem ajudar muitas pessoas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  7. good recommendations...
    have a wonderful day

    ResponderExcluir