Séries baseadas em livros

by - fevereiro 16, 2012



Ultimamente, além de filmes, muitas séries televisivas estão sendo baseadas em livros. Isso tem seus lados bons - ver os personagens ganhando vida, por exemplo - e seus lados ruins - acrescentar coisas sem necessidade. 



Nos filmes muitas cenas são cortadas pelos diretores julgarem “desnecessárias” (cenas essas, as que os fãs mais quererem ver, muita das vezes). Já nas séries televisivas isso não corre muito. 

Isso acontece porque elas são divididas, normalmente, em 22 episódios de 40 minutos (aproximadamente) cada um e o diretor/produtor pode explorar melhor a história do livro. O que costuma acontecer bastante é o acréscimo de cenas, por eles terem “muito tempo para pouca história”.   Pensando nesse assunto, trouxe algumas séries televisivas baseadas em livros para os interessados.
Bones
 A série já está na sua sétima temporada e é baseada no livro Devil Bones, que conta a história da própria autora, Kathy Reichs. Na série, seu nome éTemperance Brennan e é interpretada pela atriz Emily Deschanel. Ela é uma antropóloga forense que trabalha no Instituto Jeffersonian e nas horas vagas escreve contos de suspense. Sua habilidade é encontrar pistas através dos ossos das vítimas. Ela é sempre é chamada para ajudar nas investigações de assassinatos quando os métodos tradicionais para identificar corpos não mais úteis e os restos mortais são irreconhecíveis.

Dexter
 Nessa o personagem principal, Dexter Morgan, também é um antropólogo forense que trabalha para o Departamento de Polícia de Miami. Só que, além de ser antropólogo forense, ele é um serial killer que mata pessoas que a polícia não consegue prender. Ninguém sabe da sua vida dupla, a não ser ele mesmo. É baseada no livro Dexter - A Mão Esquerda de Deus de Jeff Lindsay e está na sexta temporada.

Game of the Thrones
 Baseada na série literária As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, que se passa em Westeros, uma terra reminiscente da Europa Medieval, onde as estações duram por anos ou até mesmo décadas. Duas famílias dominantes estão lutando pelo controle do Trono de Ferro, para assegurar a sobrevivência durante o inverno de 40 anos. A história passa durante a batalha entre os Sete Reinos. Por enquanto só tem a primeira temporada, que é baseada no primeiro livro da série e tem 10 episódios. Em breve virá a segunda temporada.
Gossip Girl
 Já na quinta temporada, conta a história de jovens ricos do Upper West Side que sempre estão em uma furada ou tentando serem melhores que os outros. É baseada na série literária de mesmo nome da autora Cecily von Ziegesar e tem como personagens principais Blair Waldorf, Serena van der Woodsen, Chuck Bass, Nata Archibald e Dan Humphrey.
Lipstick Jungle. 
 Baseado no livro Selva de Batom, da autora Candance Bushnell, está com a segunda temporada finalizada. Conta a história de três amigas: Wendy, executiva de uma indústria cinematográfica que equilibra sua carreira com o convívio com sua família; Nico, editora-chefe de um revista de moda famosa e; Victory, estilista sonhadora que quer encontrar o homem de sua vida e realizar seus sonhos.


Pretty Little Liars
 Em uma pequena cidade chamada Rosewood, uma das meninas de um grupo de amigas (por sinal, a mais popular e invejada) desaparece. Um ano depois de seu desaparecimento, as outras meninas começam a receber mensagens assinadas com a letra “A”, que faz com que fiquem desesperas e com medo de algo acontecer com elas. Já chegando ao final da segunda temporada, essa série televisiva é baseada na série literária de mesmo nome escrita por Sara Shepard.
Privileged
 Jornalista recém-formada em Yale, Megan Smith (Joanna Garcia), sonha em conquistar o mundo da comunicação. Sua vida muda completamente quando é despedida do seu emprego no jornal de fofocas, conhece uma magnata de cosméticos e se torna tutora das gêmeas Rose (Lucy K. Hale) e Sage(Ashley Newbrough). As gêmeas, por sua vez, não estão nada feliz com sua nova tutora. Baseado no livro As Patricinhas de Zoey Dean, com sua primeira temporada finalizada com 18 episódios.
Roswell
 Com sua terceira temporada completa, baseado no livro de Melinda Metz , Roswell High, conta a história de três adolescentes que possuem poderes sobrenaturais: Max Evans, Isabel Evans Michael Guerin. Seus aspectos humanos escondem o fato de serem extraterrestres enviados a Terra, mas precisamente para uma cidadezinha chamada RoswellNovo México.  
Sex and the City 
 Baseado no livro, de Candance Bushnell, fala sobre uma colunista de um jornal que relata histórias sobre relações interpessoais e sexuais, Carriw Bradshaw. Ela vive em Manhattan, New York e conta sempre com suas amigas Samantha Jones (trabalha como relações-publicas e está sempre atrás de um bom partido sem compromisso), Charlotte York (trabalha em uma galeria de artes, romântica, sensível que sempre procura relacionamentos longos) e Miranda Hobbes (advogada e a mais prática de suas amigas. Está com sua sexta temporada completa.
The Vampire Diares
 Em uma pequena cidade, dois irmão vampiros lutam para conquistar a alma de uma jovem por quem são apaixonados, de seus amigos, de sua família e dos demais moradores. Está na metade da terceira temporada e foi baseada na série de L. J. SmithDiários do Vampiro.

True Blood
 Mais uma história com vampiros, só que dessa vez conta a história de Sookie Stackhouse, uma garçonete que pode ler pensamentos de outras pessoas. Sua vida muda quando conhece Bill, um vampiro que aparece no seu trabalho, após dois anos depois dos vampiros terem “saído do caixão” em rede nacional, depois de pesquisadores Japoneses criarem um sangue sintético chamado True Blood, que dá o nome a série. Baseada na série literária The Southern Vampire Mysteries, da autora Charlaine Harris, está com sua quarta temporada completa. 

Essa postagem foi elaborada por:   


NOTA DA REDAÇÃO

Super post de presentão para vocês! Adorei muito mesmo. Frequentemente vemos histórias de livros sendo transformadas em séries e filmes. Muitas pessoas geralmente só conhecem as séries e não as obras literárias e depois se interessam por essas. Amei muito mesmo...muitas séries eu não conhecia ou assisti poucas vezes. A Heloísa sempre traz posts super elaborados e diferentes...amei! Parabéns!

Paloma Viricio

                                           

You May Also Like

16 comments

  1. Dexter eu li e gostei muito assim como a serie.
    Os outros não li nenhum , mas gosto da serie Lipstick melhor do Sex .Parabens pra Heloisa, pelo post.
    Bjs , Pa

    ResponderExcluir
  2. Gossip Girl e The Vampires Diares são meus prediletos, li todos os livros do The Vampires, mas os do Gossip Girl só fiz assistir, amo demasi ♥ www.viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aguarde o resultado do 'Quem é a estrela?' e enquanto isso visite e saiba mais sobre Amy Adams.

    Conto com sua visita.
    http://embalaco.blogspot.com/2012/02/ficha-3-amy-adams.html

    ResponderExcluir
  4. Hey :)
    Bom...eu vejo as série de The Vampire Diaries e Bones mas ainda não li os livros :O

    Gostei do post :)
    Meus parabéns :)

    Beijos
    _____________________
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  5. Flor tem selinho pra vc no blog!

    http://borboletaazul-cah.blogspot.com/2012/02/selinho.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adoro Dexter e Sex and the City! Boas indicações ein :D

    Beijos, Maria Luiza
    http://www.batomnosdentes.com

    ResponderExcluir
  7. Achei beeem interessante, mas de todos estes livros e series eu nunca vi nenhum,só ouço falar, rs :/ aah eu também achei fofa a ducha de ursinho, haha ♥ bjs!

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Essa séries são ótimas hein?
    Eu assisto Pretty Little Liars... e amo!
    Adorei o post, tenho vontade de ver outras séries dessas.
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. AHH Amei o post, além de ser apaixonada por livros e filmes também sou por séries <3 Desses da lista, só li os livros de TVD e o primeiro de Gossip Girl, mas pretendo ler os outros e o do Dexter e Game of thrones <3 Faltou The Secret Circle aí, mas tudo bem, todas daí são ótimas *-*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ai, eu acho mt bom, ainda mais qd é uma super produção como a de The Game of Thrones.
    Bjos!
    amonailart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Desses livros só li Gossip Girl você sabe que me ama, acho essa série muito boa e claro que vou ler os outros né? Amei o post

    http://newsdayoff.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adoro tanto series e filmes baseados em livros, pois assim tenho a opção de ler a estoria completa, desses ai estou no terceiro livro do Game Of Thrones, a serie alem de super bem feita, tem capítulos longos que relatam o livro quase por completo!!!

    Amei as outras dicas também!!!

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  13. aah eu conheço todas as séries, adoro

    se der vote no seu blog preferido na enquete, seu voto conta e muito .
    http://perfeitinha-blog.blogspot.com
    http://thaisr-encomendas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Que bacana!
    Parabéns pela parceria.

    Obrigada pela visita e por seguir.
    Vou seguir aqui também!

    Beijão!
    Ótimo carnaval!
    viivabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Paloma, adorei seu blog e ja estou seguindo. Assito muitas séries, minha preferida é TRUE BLOOD.
    bjus
    www.missjoliexo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Assisto muitas dessas séries e nem sabia qaue vieram de livros!!
    Já to seguindo também flor,beijão!
    www.viciadaemesmaltar.blogspot.com

    ResponderExcluir