Resenha- Vango: entre o céu e a terra- Timothée de Fombelle

by - julho 02, 2015

Frombelle, Timothée  de. Vango: Entre o céu e a terra / Timothée de Frombelle; [tradução Maria Alice Sampaio Dória]. São Paulo: Editora Melhoramentos,  2015.
Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade: esses são os grandes desafios de Vango. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com esse rapaz órfão de 19 anos que desconhece sua origem e tenta entender por que a polícia e um franco-atirador estão em seu encalço. A narrativa começa na solenidade em que Vango e outros seminaristas seriam ordenados padres na Catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, suspeito do crime, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo da aventura de que é feita toda a saga, em que acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis – pulando de um trem em movimento, escondido na copa das árvores num bosque da Escócia ou dependurado num zepelim sobre um vulcão.
Classificação:

Ficha Técnica
Autor: Timothée de Fombelle
Categorias: Catálogo Geral, Catálogo Juvenil 
Formato: 17 x 24 cm
Número de páginas: 360
ISBN: 978-85-06-07748-1 
Compra livro Vango: entre o céu e a terra- Timothée de Fombelle


Notas
Capa: 10/10
Conteúdo: 9,5/10
Diagramação: 10/10
Nota geral: 95/100


O mistério de Vango
Por Paloma Viricio
Visão Geral
Esses espetáculo se misturava com as notas da música do gramafone. Eckener ficou na porta do salão. Estava impressionado com o contraste entre a perfeição daquele momento e angústia que o atormentava desde a manhã. Sabia muito bem que iam descobrir Vango e não tinha como avisar o clandestino sobre o que o esperava”, p. 113. Um menino misterioso. Até para ele mesmo. Vango não sabe sua origem. O passado é como um borrão que ele não faz ideia de como consertar. Sem ter saída,Vango, passa a dançar pela vida uma valsa silenciosa.

Vango é um jovem misterioso que pula de telhado em telhado com perfeição. Mas a idade não o impediu de ser acusado por um crime que não cometeu. A partir dai o rapaz passa a ser caçado. Como um gato, Vango, não deixa rastros. Os caçadores passam por bons bocados para descobrir sequer uma pista sobre o menino e o passado nebuloso que ele possui.“Ethel não poderia dizer mais nada  além dessas pequenas coisas porque, com Vango, em apenas algumas semanas, ela só  vivera o presente. No dia em que, de repente, havia refletido sobre o passado e principalmente sobre o futuro já era tarde demais”, p. 151.

A narrativa do autor é sensacional e fez meu coração palpitar de encanto. As personagens são tão originais e misteriosas que estimulam o leitor a querer saber mais sobre elas. Por isso, nenhuma personagem desagrada, até mesmo os vilões embalam o leitor porque cumprem com perfeição o papel que lhes foi atribuído. Na verdade, em Vango, ninguém é totalmente mocinho ou vilão e todos guardam determinado grau de segredo. Essa é uma das principais características que dão um gás na trama. Fombelle consegue entrelaçar ficção com realidade de forma ímpar. O cunho histórico que esse livro possui é algo demasiadamente valioso. “Naquela noite, ainda não ousou confessar a si mesma que aquela pista, com seu violino e cabelos em desordem, com seus olhos tristes e seu belo rosto vindo do frio, fazia também seu coração bater na velocidade de um pequeno cavalo em disparada na planície”, p. 165.

Mas como nem tudo é perfeito, houve um fator que me incomodou bastante. Em alguns momentos a ordem cronológica do livro me confundiu. O tempo ás vezes me deixava com a mente embaralhada o que fazia eu me perder por um período até me encontrar em outro. Passado e presente se cruzam a todo momento. Determinada hora uma personagem estava em tal lugar, depois se encontrava em outro. Essas mudanças aconteciam de forma brusca. Tanto que ás vezes me sentia em uma batida de carro. Sabe quando você não está esperando e sofre aquele baque? Me chateou #ChoreiLargado. “Algumas noites, perdido entre os desejos e os medos, ele ia para o alto das falésias, atrás do mosteiro, e de lá mergulhava no mar. Vango não tinha mais medo do mar. Jogava-se como um pássaro. Saía da água com a pele esbranquiçada pelo luar”, p. 198. Entretanto, Vango, é um thriller sensacional muito bem elaborado e que vale ser lido por pessoas de qualquer faixa etária. 

Design e diagramação

A capa é bem bonita e possui um ar bastante retrô. O livro é largo e espaçoso. As letras apresentam-se em tamanhos confortáveis assim como o espaçamento. A cor da fonte é bordô o que deu todo um diferencial. O miolo foi impresso em papel pólen. O livro ainda conta com uma gama de fotografias, gráficos e ilustrações sensacionais que ajudam a entender melhor a trama. 


Sobre o autor

Escrevia principalmente peças de teatro. Depois de uma premiada carreira como dramaturgo, teve sua estreia na literatura em 2006, com Tobie Lolness. O livro foi traduzido para mais de 22 línguas e fez o autor transformar a literatura para jovens adultos na sua principal ocupação profissional. Vango: Entre o céu e a terra é a primeira parte do novo romance do escritor(dividido em dois volumes). 

Licença Creative Commons
O trabalho O mistério de Vango de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  



Encontre  Monólogo de Julieta  também no:

You May Also Like

11 comments

  1. Adorei a resenha e tenho que dizer que agora estou muito curiosa a respeito desse livro, pelo que a sinopse passa da trama, parece ser aquele tipo de livro que traz um certo ar de aventura e drama ao mesmo tempo, faz muito tempo que não leio um livro assim.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá ...
    Adorei o livro , com certeza vou comprar o meu exemplar ... Nem o seu ponto negativo me fez desistir da leitura ;)
    A diagramação está um luxo , heim ?

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Paloma =)

    Li Vango recentemente e adorei a a narrativa do autor. Me surpreendi bastante com a história!
    Não vejo a hora de ler o segundo livro.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo joia?
    Adorei a resenha, sempre vejo blogs falando sobre esse livro, e temática dele me deixou muito curiosa. Vou ler o mais breve que eu puder haha;

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que bacana esse livro, nunca tinha visto, gosto de temas assim (apesar de raramente ler temas assim) me impressionam, amei sua resenha, cheia de paixão e envolvimento com os livros, personagens e todo o contexto, quando falamos assim de um livro é porque ele realmente foi especial e nos encantou, também não gosto quando fico confusa com a ordem cronológica de algum livro, mas acontece ne... Pelo menos todo o resto fez com que o livro valesse a pena... Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto esse livro várias vezes, mas não fazia ideia do que se tratava a história. Posso dizer que não tem nada haver com o que imaginava.
    Gostei muito do enredo e leria com certeza.
    Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. adorei a resenha, gosto bastante de histórias que se passam entre a segunda guerra ! hahaha
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu estou curiosa para ler esse livro por conta das divulgações, parece ser uma história boa e que bom que a leitura te agradou e que os personagens são originais, a escrita do autor parece ser envolvente, pena que a ordem cronológica te confundiu um pouco, mais não estragou seu prazer de leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. com certeza é um livro bem peculiar! O enredo é totalmente fora do comum e daquilo que já li!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Super diferente esse livro.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir