O que poderia ter sido

by - junho 02, 2017


Que grande aventura era a vida de Edmundo, ele acordava todos os dias às seis horas da manhã e se lembrava da vida que não teve, dos amores possíveis e impossíveis, daquele emprego dos sonhos que ele poderia ter conseguido se tivesse encarado o medo de falar em público, e no fim ele continuava buscando algum sentido nos dias que se repetiam, se perguntando se era um dia a mais ou a menos. Em meio ao caos ele pensava nas coisas que não podia ver, no que ele não podia ter e no que não podia ser.

A vida o castigara pra valer, isso era verdade, mas o desgraçado continuava ali. Pagava as contas, alimentava seu gato, desejava mais dinheiro e sonhava em não precisar mais ter que desejar. Desejar era tão desgastante, tantas pessoas desejando coisas e experiências. Carros! Motos! Uma viagem para Paris! Diabos, para quê, afinal? Por que tanta gente queria ir para uma cidade que não conhece por alguns dias, ver coisas que nunca mais verá, pessoas com quem nunca mais conversará. Era tão inútil viver de coisas finitas, já não bastava a vida dele ser assim? Memórias que só lhe fará se entristecer por não poder mais viver naquele momento.
Persiga seus sonhos! Era o que os pais dele diziam. Mas o Edmundo nunca teve sonhos que precisasse ser perseguidos. Ele não fez faculdade, não queria um carro, muito menos nenhuma paixão para lhe distrair. Era estranho para ele ver as pessoas tão realizadas por finalmente comprar o diacho de uma casa, por que um teto fixo era tão importante para as pessoas afinal? Por que pagar sua vida inteira por algo que provavelmente será demolido algum dia? Pensou tanto sobre isso, até que concluiu que nunca chegaria a uma conclusão.

A vida de Edmundo era uma grande aventura, porque no fim ele não fazia a menor ideia de qual direção deveria tomar, e ele pouco se importava com isso. Nunca pensou em felicidade, mas se imaginava feliz algum dia. Sobre o que poderia ter sido era só uma forma de ele fugir das coisas que são. Era estranho como as possibilidades são muito mais interessantes quando elas nunca chegam a se concretizar. Talvez houvesse algum segredo nisso.
Oi, pessoal! Eu sou Jadson Lucas Ribeiro, tenho 22 anos completados em Março. Sou estudante de Artes Visuais pela UFRB. Adoro escrever desde meus 14 anos, quando comecei a escrever poesias, depois passei a me aventurar pelo mundo das crônicas, e enfim escrevi meu primeiro romance aos 17 anos, o qual só publiquei no ano seguinte com 18 anos. Minha primeira publicação, porém, foi um conto romântico, publicado numa Coletânea de contos da Editora Andross. O meu primeiro romance se chama "De Novo: dois segundos para o amor" e foi lançado em 2014 pela editora Selo Jovem.

Facebook PessoalTwitterGoogle + - Blog Pessoal

You May Also Like

5 comments

  1. Ooiii!

    Interessante! Gosto de conhecer autores. Parabéns pela sua escrita e seus trabalhos, Jadson! Sucesso sempre <3 Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  2. Uma escrita muito cativante. Desejo muito sucesso para você Jadson e gostei muito de seu "O que poderia ser." A vida já é uma aventura em si não é mesmo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que texto incrível!
    E reflexivo.
    Confesso que nunca tinha pensado dessa maneira nem nesse contexto :)
    Concluir que não há conclusão é sequência de dias e que a aventura é viver, inclusive sonhar com coisas que talvez nunca vão se realizar e que a não realização de sonhos de certa forma é uma vívida experiência intensa e de certa forma sensorial :)
    Uaaaaau amei suas palavras e as aventuras da vida "real do Edmundo"!
    Bjs Paloma Bjs Jadson

    Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela maestria da escrita! Mas diga ao Edmundo, que o fato das coisas serem finitas é que dá valor a elas.

    ResponderExcluir
  5. Isso sim é uma resenha bem escrita. Parabéns, de verdade! Edmundo parece comigo em muitas coisas, definitivamente é uma leitura que terei que fazer

    ResponderExcluir