' VOZES E VULTOS ' : SUSPENSE COM EMANUEL SWEDENBORG COMO PLANO DE FUNDO

by - abril 30, 2021

vozes-e-vultos-filme-completo-dublado

 

' Vozes e Vultos ' : Suspense com Emanuel Swedenborg como plano de fundo


Por Paloma Viricio

Logo no finalzinho de abril a Netflix lança Vozes e Vultos (Things Heard & Seen) parece que seria uma boa cartada para finalizar seu catálogo de lançamentos do mês, mas será que o filme oferece ao telespectador o que promete?

Vozes e Vultos Netflix Elenco

vozes-e-vultos-assistir-online


Vozes e Vultos é um thriller de terror baseado no romance All Things Cease to Appear de Elizabeth Brundage. Traz em seu elenco nomes de peso, estrelando como personagens principais Amanda Seyfried (Querido John) e James Norton (Adoráveis Mulheres).

O filme que é uma produção americana, foi escrito e dirigido pela equipe de cineastas Shari Springer Berman e Robert Pulcini. Eles ficaram conhecidos mundialmente, após receber aclamação da crítica pela indicação ao Oscar (2003), pelo filme America Splendor.

Vozes femininas silenciadas

Apesar de ser um filme com um suspense morno, Vozes e Vultos, traz questões interessantes para serem debatidas. O filme se passa na década de 80, junto com ele há conflitos pessoais das personagens, debates sobre o papel da mulher na sociedade e  dramas psicológicos. 

George (James Norton), marido de Catherine(Amanda Seyfried) é um homem frustrado, que vive uma espécie de conto de fadas. Ele assume a figura de um ótimo professor universitário, excelente pai de família e marido. Mas, infelizmente não consegue sustentar a farsa com as situações ao qual é inserido. George é alguém sem o menor dos escrúpulos.

things-heard-e-seen-movie


Catherine é uma mulher talentosa, jovem e cheia de vida. Sofre com problemas de distúrbios alimentares e o tédio constante que qualquer mulher sofreria, tendo que ser podada pelo marido. Ela vive ao redor dele, não tem seus próprios amigos, nem independência financeira. Tudo piora quando passa a desconfiar das condutas do marido, tendo a imagem do mesmo sendo descontruída.

Justine Sokolo ( Rhea Seehorn - Better Call Saul) é uma figura importante na trama. Ela é professora universitária onde o marido de Catherine leciona. Uma mulher espiritualizada, muito além do seu tempo e com visões sólidas sobre a importância da igualdade entre mulheres e homens na sociedade. É através dessa amizade que Catherine passa a "acordar" para a vida. Justine é uma peça importante da trama, inclusive essencial para seu desfecho.

justine-sokolo-vozes-e-vultos
Justine Sokolo - Vozes e Vultos


Justine é quem irá tecer paralelos sobre atitudes e personalidade conflitante de George, mas até mesmo essa personagem foi construída com falhas. Não quero dar spoilers, mas só digo que cão que ladra não morde. Quem sabe demais sobre os podres de um psicopata, é melhor não mostrar que sabe e procurar agir. Enfim, questões básicas de sobrevivência. 

Presente e  passado entrelaçados

Em Vozes e Vultos, presente e passado são entrelaçados. Há uma conexão entre as mulheres que viveram na casa que Catherine hoje vive. Elas são vítimas silenciadas pela imoralidade de seus maridos. Massacradas, esperam por justiça, revelação da verdade e paz de espírito. 

vozes-e-vultos-netflix-elenco


Nisso entra a questão "sobrenatural" do filme já que os espíritos de três mulheres, incluindo Catherine, se associam por uma questão em comum. Aqui fica claro como o mundo espiritual está entrelaçado com o mundo material, como os espíritos podem influenciar as atitudes, pensamentos e ações humanas. Quem estuda questões relacionadas ao espiritualismo, entenderá o que estou falando.

Suspense com Emanuel Swedenborg como plano de  fundo

vozes-e-vultos-reuniao-espirita
Reunião Mediúnica - Vozes e Vultos


Apesar de ser um filme voltado para o terror, a produção não trata os espíritos como algo sobrenatural sendo somente voltado para questões do mal. Pelo menos não vi assim. É claro que há cenas bem extravagantes, como a da reunião espírita feita em determinada cena do filme, mas faz parte do pacote que na telinha tudo seja aumentado, afinal é uma ficção. Quem já participou de uma reunião mediúnica séria ou estudou sobre o assunto sabe que não é todo aquela espetáculo mostrado em Vozes e Vultos.

Mas é claro, que a espiritualidade está presente e fica por conta da temática construída pelo espiritualista e cientista sueco, Emanuel Swedenborg (1688 -1772) . Um dos livros de Swedenborg sobre questões como céu, inferno (Heaven and the World of spirits and Hell - Emanuel Swedenborg) é citado inúmeras vezes no filme. 


vozes-e-vultos-livro
Heaven and the World of spirits and Hell - Emanuel Swedenborg


Emanuel Swedenborg era uma mente além do seu tempo. Um homem inteligentíssimo que desenhou uma "máquina de voar", publicou diversas obras sobre biologia, psicologia, astronomia e outras. Era um poliglota, tendo conhecimento de 09 línguas. 

Deu origem a religião denominada wedenborgianismo e fundou a primeira revista científica da Suécia. Poderia falar por mais 20 parágrafos sobre ele, mas fiz esse resumo pois é interessante pesquisar mais a fundo sobre a vida e obra desse grande pensador.

Vozes e Vultos é bom ?

Por essas e outras, eu gostaria que o filme tivesse sido melhor direcionado. Com certeza, poderia ter sido uma grande produção, sem algumas falhas perceptíveis no roteiro ou um desfecho desanimador. É um suspense morno, mas que é interessante assistir. A menção a arte em Vozes e Vultos é outra vertente interessante, mas mal explorada. 

amanda-seyfried-vozes-e-vultos-netflix
Amanda Seyfried - Vozes e Vultos - Netflix


A película me causou esperança em diversas partes, mas acabou me fazendo naufragar. Esperava que o ciclo doentio de vozes asfixiadas pela sociedade machista ganhasse liberdade, mas terminou de forma não harmoniosa. Enfim, um filme interessante que irá dividir opiniões com toda a certeza.

Licença Creative Commons
A Crítica Vozes e Vultos: Suspense com Emanuel Swedenborg como plano de fundo de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.

You May Also Like

44 comments

  1. Bom dia, Paloma
    Deve ser um filme interessante, não conhecia, desejo um ótimo final de semana, bjs querida.

    ResponderExcluir
  2. nao conhecia mas parece ser bem obrigada pela partilha bjs saude

    ResponderExcluir
  3. Vou tomar nota pois pareceu-me bem interessante. Já tenho uma lista de filmes que quero ver este mês e vou acrescentar este.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  4. Oi Paloma,
    Adorei a dica, mesmo que o filme tenga grandes problemas na adaptação parece ser bom por trazer algumas temas necessários, mesmo que não se aprofunde como desejado. Que bom que a Catherine teve a amizade de Justine para enfrentar as situações. Mas já me decepcionou pelo fato de não ter um desfecho melhor em relação ao abuso sofrido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, linda! Há filmes bons com desfechos decepcionantes, mas é assim mesmo. Kkk
      Beijos💜💜

      Excluir
  5. Ainda não conhecia o filme, mais é um filme bastante interessante pra assistir, mesmo sendo um suspense morno como você mencionou, a Netflix sempre com boas opções de filmes, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ontem mesmo vi o traller desse filme e fiquei em duvida se assistia ou não.Mas quer saber, agora bateu a curiosidade. Valeu a dica.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Confesso que não tenho coragem, só de ler a resenha já fiquei ansiosa, tenho medinho .
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk Entendo, linda. Mas não é terror pode ficar tranquila.
      Beijos💜

      Excluir
  8. Engraçado que ao ler a sinopse dá uma vontade de ver pois parece ser super interessante. Mas depois lemos a sua opinião e descobrimos que afinal Vozes e Vulto deixa um tanto a desejar. Que pena, tinha tudo para ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para ver, não chega a ser ruim, mas não é um dos melhores.
      Beijos💜

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Prefiro acompanhar filmes no cinema mesmo. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quando vejo que algum ator ou atriz que eu gosto está no elenco, já quero ver. Não é a temática que gosto, mas adoro essa atriz, então fiquei com vontade de ver. <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também faço isso. Kkk veja é legal só n espere muito.

      Beijos💜💜

      Excluir
  11. Vi o trailer na Netflix, não fiquei muito animada em assistir por que não gosto de temáticas que envolve o sobrenatural, mas eu achei interessante que o filme traga assuntos dignos de reflexão, só é uma pena que o roteiro foi mal aproveitado.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente minha linda! Ainda vale para quem gosta do gênero.
      Beijos💜

      Excluir
  12. Olá, Paloma!
    Assisti esse filme e confesso que não entendi a cena no início do filme, onde cai algo na cabeça do George quando ele chega em casa, entra e sai com a filha no colo. Eu esperava mais do filme.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie linda! Isso era já uma espécie de take spoiler sobre o que viria a seguir. Depois a mesma cena é mostrada e explicada lá para o final.

      Beijos💜

      Excluir
  13. Nossa, que resenha impecável!sério! Eu vi o trailer desse filme, eu não sou muito de filme de terror ou suspense, ainda mais ligado com espiritualidade, porém foi um filme que me deixou com um leve interesse ahahha

    Eu gostei de como você explica muito bem a narrativa e os fatos, sem dar muito spoiler! provavelmente não assistirei, mass gostei de ler a sua resenha!

    beijos <3
    http://www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de filmes com essa temática, mas a sua indicação é nova.

    Vou assistir com certeza, vlw por compartilhar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Resenha incrível! Putz... Eu já tinha visto o trailer e agora fiquei mais instigado a assistir. Gosto muito de filmes do gênero! Valeu pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  16. Uma super dica, te confesso que tenho evitado esse tipo de gênero mas vou assistir a este, me parece ser ótimo! Amei a narrativa sem spoilers. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, entendo linda. Mas se resolver assistir me conta o que achou.
      Beijos💜

      Excluir
  17. Já tinha visto o trailer e agora fiquei ainda mais instagado a ver o filme! Gosto de coisas do gênero. Assisto direto! Obrigado por compartilhar essa dica! Tô sempre procurando algo novo para assistir.

    ResponderExcluir
  18. Oi Paloma,
    Eu assisti ao trailer e achei bem interessante, salvei na minha lista, mas não vi ainda. Adorei suas considerações, já não vou com tantas expectativas, por saber que não tem um final como desejamos. Mas achei bem legal a amizade de Catherine e Justine.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie linda! Pois é...espero que veja e goste. Mas me diga o que achou depois. Quero saber sua opinião.
      Beijos💜

      Excluir
  19. Eu assisti, não posso dizer que é um dos meus favoritos, mas foi interessante, sinceramente eu esperava um pouco mais ...

    ResponderExcluir
  20. O filme é marcado por fantasmas e mentiras, em um drama com muitos clichês. Já tinha ouvido falar da trama. Os personagens com muitas insanidades macabras. Uau! Só de pensar nesta casa já assombra o estômago! Eu sei que alguns dos atores são maravilhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk O pior nem é a casa mas sim a mente doentia de alguem ali. Kkk
      Beijos💜

      Excluir
  21. Oi,tudo bem ?

    Nossa não conhecia ainda e não havia lido sobre mas já gostei da proposta e do elenco escolhido. Com toda certeza é uma ótima indicação.

    ResponderExcluir