COMO MONTAR UM CANTINHO DA LEITURA

by - abril 04, 2022

como-montar-um-cantinho-da-leitura


Como montar um cantinho da leitura?

Por Paloma Viricio


Ler é muito bom, ainda melhor quando você tem um cantinho da leitura personalizado.  Um espaço criado para leitura irá estimular ainda mais o gosto pelos livros, além de ser um refúgio para momentos de lazer e aprendizado.

É importante ter em mente que o cantinho da leitura precisa ser o mais confortável possível, mas também manter o equilíbrio, pois queremos ler e não dormir. Então, resolvi escrever esse artigo com algumas dicas que irão te ajudar a montar o ambiente perfeito para leitura. 


O que trabalhar no cantinho da leitura?

Saber o que trabalhar no cantinho da leitura é uma dúvida muito frequente de diversas pessoas. Em primeiro lugar, você precisa definir qual o tipo de cantinho da leitura você deseja montar. Se for infantil, pense basicamente em escolher livros atrativos para as crianças e ambiente com elementos lúdicos.

como-montar-um-cantinho-da-leitura


Leia também:

📌Como escolher livros infantis

Mas, se você deseja criar um espaço para leitura adulto ou para encontros do clube do livro, vamos dar mais dicas importantes para tirar a melhor experiência possível.


Como fazer um cantinho da leitura simples?

como-montar-um-cantinho-da-leitura


É possível fazer um cantinho da leitura simples na sua própria sala de estar. Uma poltrona confortável perto da janela, por exemplo, pode se tornar um ambiente interessante para aproveitar os livros. 

Isso funciona muito bem se você mora sozinho, mas se vive com outras pessoas e mantém um ambiente compartilhado, pode ser um desafio. 

como-montar-um-cantinho-da-leitura


Pensando nisso, procure um local da casa que possa ter tranquilidade, silêncio e seja confortável. Pode ser  um quartinho de estudos, aquela parte que fica debaixo das escadas, sótão, na varanda, no seu quarto ou até mesmo na garagem para pessoas que possuem casa com esse cômodo, mas não têm carros. 

Como disse, há diversas possibilidades de cômodos ou "parte deles" que podemos usar para o espaço da leitura. Se você já decidiu qual lugar da casa irá utilizar, agora  vamos escolher alguns detalhes que podem deixar nosso cantinho da leitura mais aconchegante.


O que deve ter na sala de leitura?

como-montar-um-cantinho-da-leitura


A sala de leitura, pode ser organizada de forma simples, mas confortável. Você pode utilizar elementos que já possui em casa, ou até mesmo fazer um cantinho da leitura temático sobre algum livro, série ou personagem que seja fã. 

Alguns elementos irão ajudar a tornar sua experiência mágica com os livros. Então, é importante escolher:


Móveis Práticos e Confortáveis

como-montar-um-cantinho-da-leitura


Um dos quesitos principais de um bom cantinho da leitura é o conforto, já que, você pretende passar muitas horas lá, certo? Então, escolha móveis práticos como escrivaninhas, estantes e mesas de apoio. Adaptando bons móveis é possível até integrar o home office com o espaço de leitura.

Opções confortáveis ficam por conta de poltronas, sofás, puffs. Até mesmo balanços suspensos em conjunto com mantas e almofadas ficam ótimos. São muitas opções e você pode brincar bastante com a decoração e disposição dos móveis.

Leia também: 

📌Como ter uma sala mais aconchegante


Boa Iluminação

luminaria-criativa


A iluminação é um fator bem importante. Para economizar energia, coloque a poltrona de leitura perto de uma janela, para aproveita melhor a luz natural do dia. 

Para leituras noturnas é interessante escolher lâmpadas de cores frias para iluminar a parte principal do cômodo e alguns acessórios como luminárias de parede ou mesa com lâmpadas na cor quente para tornar o ambiente mais intimista. 

luminaria-criativa-lua


Há luminárias individuais que são bem legais, portáteis e criativas. Geralmente são mais leves, de diversos formatos ou combinações. 


Objetos e acessórios

como-montar-um-cantinho-da-leitura


Seu cantinho da leitura ficará bem interessante se utilizar a combinação de objetos e acessórios. Prateleiras, módulos podem ser ótimas opções de decoração e armazenamento dos livros se você não tiver uma estante. 

Acessórios como amparador de livros, gavetinhas de organização para canetas, marcadores e outros objetos que auxiliam nos grifos dos livros é interessante. Quadros de anotações, post-its e marcadores de papel também pode ficar dispostos e inclusos na decoração.

gaveteiro-organizador


E ai gostou das dicas de Como montar um cantinho da leitura? Qual desses você escolheria? Me conte tudo aqui nos comentários! Beijos!

You May Also Like

18 comments

  1. Para ler, qualquer local me serve, mas gosto de ler especialmente à noite, já na cama. Os meus livros é que gosto de ter bem arrumados, por ordem de temas e de autores.
    Beijo
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vergonha de ler essas coisas...
      Meus livros vivem largados onde quer
      que eu esteja dentro de casa. Tenho
      livro até no banheiro, pode acreditar.
      Um beijo, envergonhado, mas sincero.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Gosto de ir a biblioteca mesmo. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho que um cantinho da leitura seria ótimo pra me manter motivada! Adorei o da primeira foto! E adorei teu blog também! :)

    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Ter um cantinho de leitura é essencial, é um espaço necessário, ler faz bem a gente, gostei muito das suas sugestões e dicas, eu amei o primeiro escolheria esse bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que ambientes lindos e inspiradores ♥
    Eu super gostaria de um cantinho assim na minha futura casa, mas não necessariamente pra ler, mas pra ficar tranquila e tals, já que eu não tenho costume de ler.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que boas dicas, amiga!

    Gosto de ler num local sossegado, confortável e com boa iluminação.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. O sonho da minha mãe <3. Acho super que ela tem que investir e fazer esse cantinho para ela *-*
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  8. love your ideas... look great.

    Thank you for sharing

    ResponderExcluir
  9. Eu amaria ter um cantinho da leitura. Uma estante e uma poltrona confortável já me faria feliz.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Que maravilha 🙂 eu simplesmente amei as inspirações são lindas

    ResponderExcluir
  11. olá, tudo bem, vem estou neste momento no processo de ter o meu proprio cantinho de leitura em conjunto com a zona de escritório estas dicas apareceram na altura certa ja consigo equilibrar as duas no mesmo espaço

    obrigado
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que legal!! Não fazia ideia, vou tentar fazer com certeza.

    ResponderExcluir
  13. Olá Érika,
    As inspirações estão demais, fica até difícil escolher uma. Meu marido fez uma estante para meu cantinho de leitura. Meu cantinho é simples, mas confortável.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá Paloma!
    As inspirações estão demais! Fica até difícil escolher uma. Meu marido fez uma estante para meu cantinho de leitura. Meu cantinho é simples, mas confortável.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Ah, que dicas mais legais. Tudo de bom ter um cantinho de leitura. Amei as inspirações. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Aaah é meu sonho de consumo ter um cantinho lindo e aconchegante só para fazer minhas leituras ♥
    Fico horas olhando inspirações no Pinterest ♥

    ResponderExcluir
  17. Oi querida tudo bom? Amei as ideias de esapaços para leitura, realmente ter um lugar apropriado vale muito a pena. Grande abraço flor.

    www.mulhernovaera.com.br

    ResponderExcluir