COMO ESCOLHER UMA CRISTALEIRA: DICAS E MODELOS PARA TODOS OS ESTILOS

by - dezembro 21, 2023



Uma cristaleira é elegante e sofisticada. Podem entregar outro visual para a sua casa, além de serem úteis para a organização. 

Podem agregar muito valor à decoração de qualquer ambiente, sendo usadas na sala de jantar, na sala de estar ou até mesmo na cozinha.

Tiveram origem na Inglaterra do século XVII e foram criadas para expor as louças de cristal, que eram consideradas de grande valor e status social. 

Hoje, elas se popularizaram e passaram a ser usadas para guardar uma variedade de objetos, como cristais, porcelanas, taças, vinhos e outros itens decorativos.

Como escolher a cristaleira perfeita para a sua casa?

Ao escolher uma cristaleira, é importante levar em consideração o tamanho do ambiente, o estilo de decoração e claro... seu orçamento. Você verá neste artigo que existem cristaleiras de diferentes tamanhos, estilos e materiais.

Se você está pensando em comprar uma cristaleira para a sua casa, deve dar um olhada na variedade disponível na Atelier Clássico.

Se você tem um ambiente pequeno, pode optar por uma cristaleira menor, com portas de correr. Para ambientes grandes, as cristaleiras maiores, com portas de abrir, são uma boa opção.

Em relação ao material, as cristaleiras podem ser feitas de madeira, vidro, metal ou MDF. As peças feitas em madeira são as mais tradicionais e são consideradas mais elegantes.

As com detalhes em vidro são mais modernas e permitem que os objetos sejam vistos de todos os ângulos, sendo prefeitas para ampliar a decoração da sala, por exemplo.

 As cristaleiras de metal são mais resistentes e duráveis. Em MDF são mais econômicas e fáceis de limpar.

Ao escolher uma cristaleira, é importante também considerar o orçamento, já que podem variar bastante de preço, dependendo do tamanho, estilo e material.

Aqui estão algumas dicas para incorporar este móvel na decoração do seu ambiente:

  • Escolha uma cristaleira que combine com o estilo da decoração do seu ambiente.
  • Coloque a escolhida em um local bem iluminado, para que os objetos sejam vistos com mais destaque.
  • Combine a cristaleira com outros móveis do ambiente, para criar uma harmonia visual.
  • Use este tipo de móvel para expor seus objetos favoritos, como cristais, porcelanas ou taças.

Quais os diferentes tipos de cristaleiras?



1- Cristaleiras clássicas

As cristaleiras clássicas são as mais tradicionais e geralmente feitas de madeira, com detalhes em vidro. Quase sempre possuem design elegante e sofisticado.

Uma característica marcante pode ser as linhas curvas e ornamentos decorativos.



2- Cristaleiras modernas

As cristaleiras modernas são mais simples e minimalistas, e podem ser feitas de materiais como vidro, metal ou MDF. 

Elas geralmente têm um design clean e contemporâneo, com linhas retas e formas geométricas. 

Pode ser a opção perfeita para jovens casais ou pessoas solteiras que desejam ter esse móvel na decoração da casa, sem perder um estilo mais despojado. 



3-Cristaleiras rústicas

As cristaleiras rústicas são feitas de madeira de demolição e têm um toque de rusticidade. 

Quem sabe ela possa ganhar um lugar especial na sua casa de campo? Geralmente possuem design simples e natural, com linhas orgânicas e acabamentos imperfeitos.

4-Cristaleiras de canto

As cristaleiras de canto se tornam uma ótima opção para ambientes pequenos. São projetadas para ocupar o espaço de um canto, o que otimiza o espaço disponível.

Se você quiser inovar, podem até mesmo fazer o papel de uma estante para guardar livros físicos raros ou objetos de colecionador.

5- Cristaleiras planejadas

As cristaleiras planejadas são feitas sob medida para o seu ambiente. Elas são uma ótima opção para quem quer uma peça que se encaixe perfeitamente no espaço disponível. 

Encontrando uma boa equipe para fazer o trabalho, você poupa tempo de pesquisa e tem um móvel personalizado para potencializar seu estilo único.

Além desses tipos, existem também as cristaleiras coloridas, com espelhos e com iluminação embutida.

As cristaleiras coloridas são uma ótima opção para quem quer dar um toque de cor à uma decoração mais séria. 

As cristaleiras com espelhos são uma ótima opção para ampliar o espaço visualmente, se tornando perfeitas para ambientes pequenos. 

As cristaleiras com iluminação embutida são uma ótima opção para destacar os objetos expostos, podem se tornar as favoritas dos colecionadores.

Me conte nos comentários qual o tipo de cristaleira você tem em casa. Se não tem, qual escolheria? Beijos! 

You May Also Like

0 comments