[DICAS PARA ESCRITORES] PARA SER ESCRITOR É PRECISO SER LEITOR

by - dezembro 03, 2019

Outro dia caiu na minha caixa de entrada uma mensagem que gritava por ajuda. Era de uma moça que iria prestar uma prova de concurso público, então queria dicas de como escrever melhor. Ela digitou mais ou menos assim:


'Oie!

Parabéns pelo seu blog, amei o espaço! Vou prestar uma prova para concurso e estou muito preocupada porque não sei se conseguirei fazê-la. Você tem como me passar algumas dicas para escrever melhor?

Obs.:QUE NÃO SEJA LER PORQUE NÃO suporto  LER! '



Quando comecei a ler o e-mail fiquei toda empolgada. Já nas primeiras linhas pipocaram em minha mente um monte de dicas de livros que poderia dizer para ela ler. Só que quando li a finalização, quase cai dura! Okey, exagero!Não cai dura, mas como disse QuAsE. Fiquei passada! Está bem, vivemos em um país democrático e a pessoa tem o direito de não gostar de ler.



COMO ASSIM UMA PESSOA QUER ESCREVER MELHOR SEM LER?
COMO ASSIM ALGUÉM NÃO SUPORTA LER?

Dá até dor no coração repetir essas palavras. Acredito que o livro foi uma das melhores invenções do homem e continua sendo. O conhecimento foi eternizado, passado de geração para geração. Carregado por ai, folheado, absorvido, idolatrado. E nem vou listar nesse post todas as vantagens que um leitor pode ter porque é papo para outra postagem inteira. Fui atingida pela bomba de Hiroshima, mas respirei fundo e fui responder o e-mail da pessoa. Escrevi algo parecido com:

"Oie!

Muito obrigada por escrever e fico feliz que tenha gostado do blog.

Olha, sinceramente posso lhe enviar umas técnica, mas tudo irá depender do seu estágio de escrita. Você não gosta de ler? Não sei nem o que dizer. A leitura é o ponto mais importante de todos nesse processo.

Bom, ai vão algumas dicas, mas aconselho que você leia, muito, senão essas dicas não valerão de nada.


Beijos."

De todo o absurdo até hoje não entendi como alguém que não suporta ler pôde gostar tanto assim do meu blog que é 90% literatura! (Risos) Vai entender! Acho que deve ter sido uma artimanha conspiratória para ver se eu virava santa e dava alguma dica milagrosa para ela escrever bem sem gostar de ler!



É sério! Não é papo de escritora, muito menos blogueira literária. É a mais pura realidade e opinião sincera. 

Para ser escritor é preciso ser leitor em primeiro lugar

Só lendo e muito que você conseguirá aprimorar seu vocabulário, estimular sua imaginação e aprender várias técnicas de outros escritores que você irá poder adaptar, criando futuramente as próprias. Como disse, livros são caixinhas de conhecimento, MUITO, conhecimento! Não vou dizer que é impossível escrever bem sem gostar de ler, mas com certeza será muito mais difícil. 

Não existe milagre nem fórmula pronta! É muito ralação, muito estudo, muito esforço. É chegar cansada depois de um dia exaustivo de trabalho, sentar e escrever que nem uma louca até ás 3h madrugada como estou fazendo agora. É abdicar de muitas questões. 

Sempre gostei de escrever e ler, mas lia muito pouco. Eram 10 livros por ano. Hoje? Fico louca para bater a meta do ano anterior. São aproximadamente 50 exemplares em 365 dias. E sabe o que sinto quando pego algo que escrevi há 5 anos? Em primeiro lugar #VERGONHA. Olho e me pergunto: WTF


Nossa senhora! Que porcaria é essa que tinha escrito? Em segundo lugar sinto #ORGULHO por nunca ter alimentado o medo de escrever e por ter buscado melhorar com o passar do tempo. É bom olhar para trás, ver que tanto estudo, leitura e esforço estão valendo á pena. Não tenho palavras para expressar o que a leitura, além da prática da escrita, proporcionaram em minha vida. E dai para melhor porque nunca pretendo parar de me aperfeiçoar. 

Quem se acha perfeito vive afogado na ignorância

You May Also Like

1 comments

  1. escrever é algo maravilhoso e com certeza para escrever bem temos que ser leitores!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir