' RADIOACTIVE ' : HISTÓRIA E GENIALIDADE DE MARIE CURIE

by - abril 16, 2021

radioactive-completo-netflix-movie

' Radioactive ' : História e genialidade de Marie Curie

Por Paloma Viricio

Radioactive foi dirigido pela cineasta Marjane Satrapi, primeira mulher iraniana conhecida por escrever histórias em quadrinhos (Persépolis). É um filme britânico produzido em 2019, adquirido pela Amazon Studios, tendo sua estreia no mesmo ano através do Festival Internacional de cinema de Toronto

A obra biográfica tem como estrela principal Rosamund Pike, responsável por representar a cientista Marie Curie. A atriz também ganhou destaque ao fazer parte de um dos papeis principais do filme Eu me Importo (I care a lot) lançado igualmente em 2021 no catálogo da Netflix.


Radioactive Netflix é alvo de críticas

Radioactive-Netflix-filme-critica


A película tem sido alvo de diversas críticas, já que, não foi capaz de retratar com exatidão a magnitude da obra e figura que tornou-se Marie Curie. Eu entendo, acredito que o longa poderia ter evitado algumas cenas rasas, desnecessárias, eliminando a alta romantização e focado mais nos feitos profissionais de madame Curie

Talvez isso tenha ocorrido porque o filme não foi baseado em alguma biografia extensa de Marie Curie e sim na grafic novel de Lauren Redniss que recebe nome homônimo ao da película. A obra foi finalista do National Book Award e engloba um misto de história cultural, reportagem e arte. Foca principalmente, segundo a autora, no poder de duas forças invisíveis: a radioatividade e o amor.


Filmes Biográficos sobre Marie Curie

Antes de Radioactive, Maria Skłodowska-Curie, também esteve nas telonas através de outros filmes como: Marie Curie: The Courage of Knowledge (2016), Marie Curie, au-delà du mythe (Documentary-2011), Marie Curie: More Than Meets the Eye (1997) e outros.

filmes-biograficos-sobre-marie-curie

Entre as películas mais famosas está Madame Curie (1943), dirigido por Mervyn LeRoy e indicado a várias premiações, uma delas sendo melhor direção de arte e fotografia em preto e branco. O interessante sobre essa versão é que o filme foi adaptado da biografia escrita pela própria filha de Marie Curie, Ève Curie. O roteiro é de autoria dela e outros nomes de peso como Aldous Huxley, Walter Reisch, Paul Osborn e Hans Rameau.


Marie Curie : Quais suas contribuições para ciência

Maria Salomea Skłodowska, nasceu em 1867, na Polônia, sendo mais tarde reconhecida com nacionalidade francesa. Casou-se com o também cientista Pierre Curie, juntos fizeram grandes feitos para o avanço científico da humanidade

Após o matrimônio passou a usar o nome de Marie Skłodowska-Curie, foi uma mulher além do seu tempo. Inteligentíssima, decidida e apaixonada pela ciência, foi responsável pela descoberta do elemento polônio, rádio e criadora da radioatividade

Madame_Curie_(filme)


Marie recebeu os prêmios Nobel de Física - Junto com o marido Pierre Curi (1903), Medalha Davy (1903), Medalha Matteucci (1904), Medalha Elliott Cresson (1909), Nobel de Química (1911). Sendo a primeira mulher a receber Prêmio Nobel em duas categorias cientificas: Física e Química.

Lutou por suas ideologias, seu reconhecimento perante uma sociedade machista. E contra seus adversários científicos que por muito, fizeram de tudo para prejudicar seu trabalho. Sofria mais com a falta de financiamento dos seus estudos do que com o fato de ser mulher, já que na época raramente existiam mulheres na ciência. 

Desenvolveu unidades de radiografia móvel para salvar vidas de muitos soldados nos hospitais de campanha durante a Primeira Guerra Mundial. A exposição a radiação, aumentou ainda mais seu problema de anemia. Durante a vida, criou o Instituto Curie em Paris, que ainda hoje continua sendo grande centro de pesquisa médica.

Madame Curie, faleceu aos 66 anos de anemia aplástica, resultado da exposição à radiação causada por seus trabalhos de pesquisa científica.


Radioactive Cinebiografia da cientista Marie Curie na Netflix

A trilha sonora do filme RadioActive ficou por conta de Evgueni Galperine e Sacha Galperine. Foi bem feita, a trilha complementa a sensação do telespectador em diversas cenas. 

Outro ponto que muito me agradou foi a fotografia do filme. Apesar de ser ambientado na antiga Paris, escura, há cenas magnificas e takes muito bem feitos. O figurino das personagens é sensacional, ainda mais os usados por Marie Curie. Parece que ela mantinha o foco tão direcionado para a ciência que pouco se importava com as vestimentas. Há uma frase da cientista que diz: 

marie_curie_eu_nao_tenho_nenhum_vestido_alem_do_que_uso

Na película, há cenas do futuro e das consequências que a manipulação da radiação em mãos erradas causou ao mundo. Como o ataque nuclear de Hiroshima e o acidente em Chernobyl. Sinceramente, achei super desnecessário. 

Sei que isso quis mostrar como ficaria o psicológico do cientista ao ver pessoas morrendo e sofrendo por causa de suas descobertas, mas Marie Curie sempre objetivou o progresso da sociedade através de suas descobertas. Se outras pessoas, manipularem seus feitos para o mau, a consequência e consciência sobre esses atos são exclusivamente delas. Um filme bom, vale assistir, só não crie grandes expectativas. 

Licença Creative Commons
A Resenha Radioactive: história e genialidade de marie curie de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

24 comments

  1. Que legal essa dica, eu quero muito ver o Radioactive, quero muito conhecer a história de Marie Curie. Fiquei feliz em saber que é da Marjani Satrapi, pois eu simplesmente amo Persepolis! Abraços e muito obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que bacana! Fico feliz em poder compartilhar, com certeza vai curtir o filme então.
      Abraço!

      Excluir
  2. Olá?

    Sou fã dos trabalhos da Rosamund Pike, e não vou mentir nunca ouvi falar só que adorei saber. É bom ler resenhas de filmes e livros que não conheço ...amei seu blog, não conhecia. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie minha linda! Que felicidade em compartilhar essa novidade com você. Espero que veja e curta o filme.
      Fico alegre por ter curtido o blog tbm.
      Beijos!😘

      Excluir
  3. Eu achei o filme razoável, bom no sentido de que eu não conhecia muito da vida deles e agora quero ver outros filmes e até ler a biografia dela, pois eles eram foda e ELA mais ainda, por ser mulher sofrendo preconceito e sendo mais inteligente que eles todos ahahahahahahah
    Gostei da fotografia....gostei bem...E acho que a atriz está ótima naquela cara sisuda dela. Parece que representou bem, pelo menos as fotos que vi a mulher sempre com cara fechada, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie linda! Kkk Legal saber que teve as mesmas percepções que eu. Concordo, para quem nunca ouviu falar dos Curie o filme é um prato cheio. Abre portas para conhecer mais.

      Sim, cara de braba kkkk
      Mas na época não era costume das pessoas sorrir em fotos como fazemos hoje, isso tbm influencia.
      Beijos😘

      Excluir
  4. Uma mulher que admiro imenso dada a minha profissão: técnica de radiologia. É tão importante enaltecer mulher com a coragem e determinação de Marie Curie. Pena que a série não foca mais nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie minha linda! Pois é, o filme poderia ter focado em outras coisas da vida dela, mas ainda assim é uma produção válida.
      Beijos!

      Excluir
  5. Tenho muita admiração por quem foi Marie Curie e adoro entretenimento que exalta o empoderamento feminino. Obrigado por compartilhar, irei conferir 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Pois eu também adoro. Veja alguns filmes indianos...eles estão investindo bastante em produções com empoderamento feminino em foco.
      Beijos😘

      Excluir
  6. oi!
    Que legal :D eu adorei essa dica, já quero assistir radioactive e conhecer um pouco mais sobre a Marie Curie

    ResponderExcluir
  7. Oi Paloma, tudo bem?
    Nossa, não conhecia Marie Curie. Fiquei muito triste por ela acabar morrendo em consequência de seu trabalho, o que torna sua contribuição para a humanidade mais admirável. Mesmo tendo muitas críticas, acho que vale a pena o filme só para conhecê-la. Indico para você um filme baseado em uma história verídica, sobre a contribuição de mulheres na NASA, estrelas além do seu tempo. Muito bom. Sua crítica ficou otima!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee meu amor. Tô bem e vc?
      Sim, apesar dos encalços, a produção é super válida!
      Obrigada pela dica, vou procurar assistir, amo filmes com mulheres fortes.
      Beijos!❤

      Excluir
  8. Este filme me chamou a atenção pelo nome, porém anotei para ver em breve, fico feliz por saber que este filme fala sobre a Marie Curie e que este filme é dirigido por uma mulher com um bom currículo, meus parabéns por fazer este post trazendo outros filmes sobre a Marie Curie.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, querido amigo!
      Espero que goste do filme.
      Beijos!

      Excluir
  9. Estava procurando mesmo algo interessante para assistir. Eu não conhecia Marie Curie. Vou procurar na Netflix. Obrigada por compartilhar. Amo teus posts ❤

    ResponderExcluir
  10. Olá!Achei incrível este filme,mesmo não criando maiores expectativas sobre ele,achei bem intenso a garra e desempenho da Marie Cure em se doar totalmente para a ciência e ajudar tantas pessoas em uma época bem difícil,fiquei bem curiosa para assistir,que pena que ela faleceu tão cedo,certamente tinha muitos planos e ideais.
    Grata por indicar,excelente resenha!Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Ainda não tinha visto nenhuma opinião sobre o filme, então é claro que seu post despertou a minha atenção e curiosidade. Conheço muito pouco da Marie Curie, então creio que o filme me faria entender melhor a vida dela. Anotei a dica para ver, pois mesmo com as críticas que o filme recebeu, creio que eu vá curtir.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha lhe indicado um bom filme! Quando ver me fala o que achou!
      Beijos!

      Excluir
  12. Um filme sobre as mulheres que dedicaram suas vidas e seu talento a construir um mundo melhor, sempre me encantam. Acredito que iniciativas assim só vem a ajudar que as pessoas conheçam a vida dessa cientista.Eu mesma não tenho muita informação e me interessei.òtima sugestão.

    ResponderExcluir