Novidades Literárias- Julho 2017- Editora LeYa

by - julho 05, 2017

DISCUTIR AS CIDADES PARA SALVAR O PLANETA!


A maior parte da população mundial vive hoje nas cidades – essas aglomerações de pessoas e concreto em que sobram problemas e falta planejamento. A urbanização desordenada traz inúmeros desafios e uma certeza: não há solução para a humanidade que não passe necessariamente pela transformação das cidades. 

Escrito por André Trigueiro, jornalista especializado em gestão ambiental e sustentabilidade, Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável é um livro fundamental para o debate sobre o que precisa mudar para assegurar a sobrevivência do planeta. No ar desde 2007 pelo canal por assinatura GloboNews, o programa de TV homônimo se dedica a apresentar experiências capazes de melhorar a qualidade de vida dos habitantes das cidades por meio do uso inteligente e sustentável dos recursos naturais. O acervo acumulado nos dez anos da atração inspirou a realização desta obra, que expande o conteúdo da TV ao oferecer dados, informações e abordagens inéditos. 


ALÉM DE CONTAR A INUSITADA HISTÓRIA DE UM CABELO CRESPO, ESTE LIVRO FALA TAMBÉM DE RACISMO, FEMINISMO E IDENTIDADE


A novíssima estrela da literatura portuguesa chama-se Djaimilia Pereira de Almeida — e é angolana.

(José Eduardo Agualusa) 



Falar de cabelos é uma bobagem? Não, até porque, segundo a narradora deste livro, “escrever parece-se com pentear uma cabeleira em descanso”; e visitar salões de beleza é uma boa forma de conhecer hábitos, de aprender a distinguir modos e feições e até de detectar preconceitos. 



Este é um romance surpreendente que mistura memória, imaginação e crítica social com humor e leveza na medida certa, mas que também discute temas atuais como racismo, feminismo e identidade. 



O CONFLITO QUE MUDOU O MUNDO, DESTRUIU IMPÉRIOS, REALINHOU FRONTEIRAS E MATOU MILHÕES DE PESSOAS


Em A Primeira Guerra Mundial, o historiador Martin Gilbert se debruça sobre o conflito que mudou o mundo, matou milhões de pessoas, destruiu quatro grandes impérios e alterou definitivamente o panorama geopolítico da Europa e do Oriente Médio. Mais do que isso, legou à humanidade novas tecnologias de morte – tanques, aviões, submarinos, metralhadoras, artilharia de campo, gás venenoso, armas químicas. Era a guerra para acabar com todas as guerras. Começou às onze e quinze da manhã, em 28 de junho de 1914, em Sarajevo, e se encerraria oficialmente quase cinco anos depois. Até hoje, no entanto, vivemos muitos dos horrores que ali nasceram: a Primeira Guerra Mundial nunca terminou. 


Entre 1914 e 1918, se desenrolaram duas guerras muito diferentes. Em consequência de ocupações, bombardeios, fome e doenças, mais de nove milhões de militares e cinco milhões de civis foram mortos. Porém, paralelamente ao conflito em que o sofrimento individual e a angústia atingiram uma escala gigantesca, em particular nas trincheiras da linha de frente, houve o embate de gabinetes, soberanos, propagandistas e idealistas que, repletos de ambições e ideais políticos e territoriais, determinaram o futuro e impérios, nações e povos de modo tão contundente quanto no campo de batalha. Tudo passou por uma enorme transformação: os códigos de comportamento, a literatura, as distinções de classe. Nas palavras do autor, “a guerra alterou o mapa e o destino da Europa da mesma forma que cauterizou sua pele e deixou marcas na sua alma.” 


LOBÃO SOLTA O VERBO E CONTA TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE O ROCK BRASILEIRO DOS ANOS 80


Com muito humor, ironia e sarcasmo – como não poderia deixar de ser –, Lobão revive as amizades, as parcerias, as primeiras derrotas, as decepções, as drogas, a baixa autoestima, as gravações ruins e, ao mesmo tempo, as grandes canções que marcaram a história do rock nacional e a década de 80 neste Guia politicamente incorreto dos anos 80 pelo rock. Ele se confronta com as contradições daqueles anos, sua atmosfera política e o desinteresse da nova geração de músicos que surgia pelo que chama de “desgastada e empolada linguagem da ingênua, presunçosa e reacionária MPB”. 


Os anos 80 ficaram conhecidos como a década perdida. Mas, apesar dos penteados esquisitos, das ombreiras, doXou da Xuxa e da hiperinflação, também foram anos de muito rock and roll. Pelo olhar de alguém que abraçou a vida bandida daquela época, este livro apresenta um retrato irreverente, sincero e pessoal do Brasil a partir dos bastidores de uma de suas principais expressões culturais. Tomando o devido distanciamento temporal dos acontecimentos, Lobão (ao mesmo tempo um dos sócios-fundadores daquele rock e um de seus maiores críticos) não poupa palavras para, de uma vez por todas, contar todas as verdades sobre a tão falada década – de sua alegria inicial e real esperança à decadência. 



QUANDO O VÍRUS CARTA SELVAGEM CHEGA NO RIO DE JANEIRO, A REALIDADE DE UM CATADOR DE LIXO SE TORNA SEU MAIOR TRUNFO.



Tiago Gonçalves é um catador de lixo órfão que mora em Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense. No entanto, um dia Tiago acorda doente e cheio de marcas no rosto e no corpo. É então que descobre ter sido infectado pelo vírus carta selvagem. Assustados com a transformação, os colegas que dividem o barraco com ele o expulsam do lugar. 



Sem opção, se vê obrigado a procurar abrigo no Bairro dos Curingas carioca, e é lá que Tiago descobre que, além da aparência horrível, ganhou também um incrível poder. Ele só não imaginava que o mesmo poder também pudesse colocar sua vida em risco. 



O Reciclador é um spin-off de Wild Cards, onde somos introduzidos ao primeiro personagem brasileiro no universo da série . David D. Levine, sob a tutela de George R.R. Martin (autor de “As crônicas de gelo e fogo”, saga que deu origem a série Game of Thrones da HBO), fez um intenso trabalho de pesquisa sobre o país, nos presenteando com uma história cruamente real sobre nossas condições sociais. 

JUNTE-SE A EMILY E PEGASUS EM MAIS UMA AVENTURA ÉPICA NO OLIMPO!


Ao utilizar seus poderes para ajudar a amiga Alexis, Emily não imaginava que poderia reavivar a antiga guerra entre Júpiter e Saturno e, assim, ameaçar a paz no Olimpo. Agora, no entanto, os titãs têm uma arma secreta – tão poderosa quanto a Chama do Olimpo. E, com ela, Saturno pretende retomar o poder e destruir todos os que lutaram contra ele. 


Em meio a essa disputa que traz a mitologia antiga para os dias atuais, os poderes de Emily estão cada vez mais fracos… E, para restaurá-los, ela terá de buscar ajuda no Havaí, no vulcão Diamond Head, com os deuses Pele e Nã-Maka. Numa corrida contra o tempo, Emily e Pegasus, seu cavalo alado, terão de recuperar os seus poderes antes que os titãs ou a Unidade Central de Pesquisas os alcance. 

UMA REFLEXÃO SOBRE AS COMPULSÕES E O TEMPO EM QUE VIVEMOS


Tempos compulsivos reúne reflexões sobre um tempo de respostas exaltadas, de opiniões apressadas, desabafos públicos e de uma busca desmedida e imediata pelo prazer. Partindo de¬ considerações acerca de nosso estilo de vida, de nossas demandas, de tudo aquilo que se vai incorporando ao cotidiano sem percebermos, a autora constata que essa aceleração resultou tanto no crescimento de compulsões, como no número das depressões e dos quadros de violência. 


Pesadas rotinas de trabalho, compromissos presenciais e virtuais, incontáveis afazeres apontam para o fato de que a vida não cabe mais nas 24 ¬horas diárias. Somos hoje impostos a uma extrema aceleração na maneira de viver e de pensar. O resultado é só um: pessoas exaustas, sobrecarregadas, estressadas, muitas vezes “gritando” silenciosamente por socorro. 

“A INTERNET NÃO CRIOU OS IDIOTAS, MAS DEU ENERGIA E PROTEÇÃO PARA O ÓDIO DOS COVARDES.” 

LEANDRO KARNAL DERRUBA O MITO DO BRASILEIRO PACÍFICO


“Só eu e você, caro leitor, cara leitora, não odiamos nem somos violentos, muito menos preconceituosos”, diz Karnal. Uma brincadeira irônica para mostrar o quanto transferimos para o outro o que temos de ruim. Um livro polêmico, provocativo e instigante no qual ele afirma que o ódio é um dos espelhos mais poderosos para olharmos nosso próprio rosto. Que a maldade é tão próxima do ódio quanto da inveja. 


Em tempos de coxinhas contra petralhas, xenófobos, misóginos e homofóbicos contra imigrantes, o novo feminismo e os movimentos LGBT, em tempos do politicamente correto contra os seus críticos mais mordazes, Leandro Karnal mostra que a história e a realidade revelam um lado sombrio do brasileiro que costumamos não reconhecer: somos violentos no trânsito, nas ruas, nos comentários das redes sociais e fofocas nas esquinas; somos violentos ao torcer por nosso time e ao votar; somos violentos cotidianamente. 


QUANDO AS PESSOAS PERDEM O CONTROLE SOBRE O PRÓPRIO CORPO, UM NOVO CAOS SE INSTALA NO BAIRRO DOS CURINGAS!


Alguma coisa está agitando os dias na Ellis Island, algo estranho e perigoso o suficiente para deixar de lado até mesmo a inflamada tensão entre os cartas selvagens e os limpos. Saltadores estão entrando em cena... Uma gangue com o poder de transferir a mente para os corpos de outras pessoas, usando-as como marionetes em atos de terror e violência. Depois, numa manobra rápida e imperceptível, eles transferem-se de volta, deixando que as vítimas enfrentem as consequências. 


Editada e coescrita por George R.R. Martin, autor da saga “As Crônicas de gelo e fogo”, que originou a série Game of Thrones, “Wild Cards” conta a história de um vírus alienígena que atingiu o planeta Terra, matando grande parte da população e causando mutações em muitos sobreviventes. Alguns foram chamados de ases, porque receberam habilidades mentais e físicas, e outros, amaldiçoados com alguma deformidade bizarra, foram batizados de curingas. Mais de quarenta anos depois, a sociedade americana continua enfrentando os desdobramentos desse grave acontecimento, e novas surpresas continuam a aparecer no Bairro dos Curingas.Ideal para fãs de histórias de super-heróis com o estilo marcante da escrita de George R.Batman – O Cavaleiro das Trevas e Sin City.



Além disso, vocês podem conferir site dedicado a George R. R. Martin, que está cheio de promoções, bônus para download, entrevistas, resenhas e material exclusivo!

E ai qual desses você curtiu? Me conte tudo!
Beijos, beijos!

You May Also Like

17 comments

  1. Olá, tudo bem?
    Não sabia desses lançamentos. Mas acho que já vi esse com a bandeira do Brasil na livraria rs
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Paloma! Eu não li nada ainda do George Martin, mas um dia ainda lerei rsrsrs Bom saber dos lançamentos da Leya!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. fiquei curiosa com o livro do rock
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Ótimos lançamentos da editora.
    Fiquei curiosa com alguns.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. ótimos lançamentos. Gostei do do Leandro Karnal e do Tempos Compulsivos
    =)

    Bom fim de semana!
    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quanto lançamento legal, faz um tempão que quero ler os livros do Olimpo em guerra e nunca comecei :( beijos
    lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito curiosa com Wild Cards e seu spin-off! Quero muito lê-los!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Paloma,
    Muito bacana as sua dicas literária. Já tinha ouvido falar desse Cidades e SOluções
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Paloma.
    Nossa, essa série do Pegasus não terminou ainda? Eu só li os dois primeiros. Eu tenho bastante vontade de ler essa série do Guia Politicamente Incorreto, deve ser muito divertida além de informativa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Vai sim, que vale a pena! ;)

    Eita! As novidades estão incríveis! Fiquei curiosa com vários livros. Em especial o do Lobão!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi Paloma!
    Eu queria muito ler os lançamentos do George R.R. Martins, mas claro que não consigo colocar todas as leituras em dia de uma hora para a outra, rs.
    Então vão ter que esperar um pouco, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Mas como o George R. R. escreve, ein! Ainda mais considerando que cada livro dele tem umas 600 páginas kkkk acho que de todos, o que mais me interessou foi Pegasus

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Paloma! Tudo bem? O que mais me chamou a atenção foi o do Lobão, pois amo rock e anos 80! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Paloma, tudo bem?
    Uauuuu quanta coisa bacana!!!
    Fiquei curiosa pra ler, principalmente o primeiro!
    beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Paloma, Leandro Karnal, André Trigueiro, interessantes até porque o
    mundo precisa urgentemente de mudanças; mas esse o
    "Reciclador" me deu vontade comprar.
    Muito boas as suas dicas.
    Tenhas um bom começo de semana.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  16. Estou doida por Cidades e Soluções, amo tudo relacionado a construções no mundo moderno e este livro com certeza tem muito a acrescentar sobre isso!
    www.reinoliterariobr.com.br

    ResponderExcluir
  17. Sou parceira da editora e gostei muito dos lançamentos, desses quero muito ler o do Lobão, quero saber mais sobre o rock brasileiro :p

    ResponderExcluir