Entrevista com autor Junior Salvador

by - novembro 27, 2018



Olá Romeus e Julietas! Hoje trago entrevista com o autor Junior Salvador que escreveu o livro Curupira a arte da vida e outros. Bora conferir?

Curupira e Taiguara cresceram juntos, no seio da aldeia Arapuã. Agora, no entanto, um acidente colocou a vida de um deles em perigo e a única esperança é a Árvore da Vida. A situação se complica ainda mais com o surgimento dos perigos da natureza selvagem e quando um espírito antigo, tomado pelo desejo de vingança, surge em meio à floresta. Lutando pela vida, os amigos iniciarão uma jornada que mudará suas vidas para sempre, buscando proteger a floresta e desvendar os segredos do Eldorado.


Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 1774 KB
Número de páginas: 185 páginas
Idioma: Português


Monólogo de Julieta- Como iniciou o desejo de ser escritor? Há quanto tempo escreve?
Junior Salvador- A escrita sempre fez parte da minha vida. Quando criança fazia fanfics de animes e quadrinhos. Já tive blogs e com o advento das redes sociais, também escrevia textos ficcionais de modo esporádico. No ano de 2016 comecei a escrever efetivamente, participando de concursos literários, e não parei mais.

Monólogo de Julieta- Nos fale mais sobre a obra "Curupira- A Àrvore da Vida".
Curupira - A àrvore da Vida é o primeiro livro de uma quadrilogia, certo?
Junior Salvador-Sim. A Árvore da Vida é o primeiro livro de uma quadrilogia na qual recontarei a origem dos personagens do nosso folclore, mas dando a eles uma roupagem mais atual e, acima de tudo, trabalhando o contexto da aventura e da fantasia.

Monólogo de Julieta- O que os leitores podem esperar das obras sucessoras? Você pode nos contar quais personagens virão por ai?
Junior Salvador- Os leitores podem esperar muitas surpresas nas obras sucessoras. Em À Árvore da vida contamos a origem do Curupira, mas já estão presentes outros conhecidos personagens do nosso folclore, como Iara, Caipora e Boitatá. Para as próximas obras, além do retorno de alguns personagens presentes em “A Árvore da Vida”, os leitores podem ter certeza que teremos a presença de personagens clássicos como o Saci, Boto, Cuca e Mula-sem-cabeça.  

Monólogo de Julieta- Esse é seu primeiro livro do gênero aventura fantástica?
Junior Salvador- Esta é a primeira obra de aventura fantástica escrita na forma de novela. Em 2017 publiquei os “Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro”, projeto embrionário que deu origem à obra atual. Lá é possível ver um pouco da maneira com a qual vejo os personagens do folclore, inclusive alguns presentes na obra atual, mas em momentos distintos de suas vidas.

Monólogo de Julieta- Como foi fazer essa releitura de personagens do Folclore Brasileiro? Como surgiu a ideia?
Junior Salvador- A ideia da releitura dos personagens nasceu da análise dos dois movimentos cinematográficos atuais protagonizados pela Marvel Stúdios e pela Warner. Ao observar a maneira como personagens já tão conhecidos foram apresentados ao público e, depois, colocados em situações perigosas e também sensivelmente humanas, me levou a pensar na possibilidade de fazer o mesmo com os personagens do nosso folclore. Mitos como o Saci e o Curupira sempre foram tratados como seres mágicos que interagem com o nosso mundo, mas a aura mágica que os envolveu sempre fez parecer que não havia uma interação completa. Por isso, minha ideia é colocar os personagens em situações problema, sem deixar a magia de lado. Assim, um personagem pode atender ao celular, pouco antes de enfrentar um espírito maligno antigo que vivia na floresta.

Monólogo de Julieta- Se pudesse ser personagem do livro qual seria? Por quê?
Junior Salvador- Apesar de Curupira ser o personagem principal do livro, durante a escrita, me identifiquei demais com Taiguara. É com certeza o personagem mais complexo, que enfrenta grandes adversidades para se encontrar no decorrer da história. Ele inicia a obra como o herdeiro da tribo Arapuã e próximo Cacique. Com a  força e orgulho proporcionais, ele precisa da ajuda de Curupira para encontrar sua verdadeira identidade.

Monólogo de Julieta- Como seria seu paraíso literário?
Junior Salvador- Um papo com Harry Haller (O lobo da estepe) e Morpheus (Sandman), sentindo o a fragrância mais suave produzida por Jean-Baptiste Grenouille (O perfume) e observando o oceano no fim do caminho. 

Monólogo de Julieta- Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram sua obra?
Junior Salvador- Até agora a receptividade incrível. Ainda estou aguardando as primeiras resenhas dos blogs literários, mas o público no geral parece ter abraçado a ideia.

Monólogo de Julieta- Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Junior Salvador- João Guimarães Rosa. Por que? ele escreveu Grande Sertão: Veredas.

Monólogo de Julieta-  Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?
Junior Salvador- Albert Camus me ensinou a ver o mundo de outra maneira; Neil Gaiman mostrou que a fantasia pode estar bem ao lado, quando menos imaginamos; Gabriel Garcia Marquez me ensinou que uma boa obra passa pela força dos personagens. Impossível escolher apenas um.

Monólogo de Julieta- Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Junior Salvador- Eu diria que dentro de um escritor há outros dois tipos de escritores, que são completamente distintos um do outro. O primeiro é aquele que escreve por prazer, historias que gostaria de ler; O segundo, por sua vez, é o profissional que organiza sua escrita de acordo com as necessidades do mercado. Os dois escritores internos precisam estar em harmonia, para que escrita e vida caminhem na mesma direção.

Monólogo de Julieta-  Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Junior Salvador-Uma pessoa: Minha esposa, Bel.
Um desejo: Ser livre.
Um livro: O lobo da estepe.
Uma música: Infinita highway, Engenheiros do Hawaii
Uma comida: arroz, feijão e bife.
Uma bebida: Água
Uma frase: A dúvida é o preço da pureza.
Animal de estimação: não tenho.                
Filhos: Quero ter.
Felicidade: Está nas coisas simples.
Religião: Deus
Literatura: Meu refúgio.  



Junior Salvador é um jovem escritor brasileiro nascido em Rancharia, no interior do estado de São Paulo. Graduado em Letras e Direito, apenas em 2017, após o casamento, o autor alcançou a inspiração que lhe faltava para colocar no papel as ideias que fervilhavam em sua mente. Neste ano, lançou suas duas primeiras obras: As luzes do Arrebol, uma coletânea de versos singelos, pela A.R. Publisher Editora, e Vidas Breves, uma antologia de contos realistas e fantásticos, de forma independente. Em 2018, o autor inicia o ano com seu lançamento mais ambicioso. A publicação dos Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro inaugura um novo mundo de fantasia literária, pelo qual o autor deseja transitar no próximo ano.

Encontre o autor

You May Also Like

16 comments

  1. Muito bacana a maneira que o autor abordou o folclore brasileiro, deixando com uma carinha mais moderna. Bem legal a entrevista! Um beijo :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  2. Não o conhecia, mas achei muito bacana a entrevista com ele! Esse livro dele me despertou demais o interesse em ler! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Amei conhecer um pouco mais sobre o autor :D

    http://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  4. Autor que gosta de Gabriel Garcia Marquez já tem o meu respeito rs.
    Adorei a entrevista e adorei conhecer esse autor. Nunca tinha visto o livro dele antes.

    Tenha um ótimo dia.

    Abraços,
    Naty

    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paloma!

    É muito legal ver como as fanfics originaram vários autores, que conseguiram tornar histórias em grandes livros. Adorei a entrevista e desejo muito sucesso pro autor!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bem legal como ele abordou o folclore brasileiro.
    A entrevista ficou ótima.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da idéia do folclore mas em uma
    versão contemporânea.
    Boa entrevista Paloma, interessante autor.

    Boa entrada de mês de dezembro.
    Daqui a pouco já é Natal; nossa...
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Legal demais a proposta do autor. Muito criativa a maneira que ele encontrou de falar sobre personagens tão marcantes do nosso folclore. Nostalgia pura.

    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Paloma sua linda!
    Guria fiquei curiosa demais com esse livro e instigada pela releitura do nosso folclore!
    Parabéns pela sua entrevista, as perguntas foram sensa, e gostei demais das respostas do autor.
    Fiquei apaixonada pela pergunta/resposta paraíso literário.
    Parabéns e sucesso procê flor e para o autor Júnior Salvador.
    Literatura nacional em excelente fase.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Paloma. Eu ainda não conhecia a obra, nem o autor, mas a sua entrevista aguçou a minha curiosidade. Você foi brilhante na condução das perguntas e foi possível conhecer o enredo na medida certa. Adorei as ideias do autor, assim como as referências e inspirações. Sucesso!

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Paloma, tudo bem?
    Eu adoro ler entrevista com autores porque sendo uma gosto de saber como anda o mercado e a recepção dos leitores às novas obras. Ainda não conhecia o Junior Salvador e achei interessante a proposta dele em dar destaque ao nosso folclore nos seus livros.

    Sobre seu comentário no meu blog: Então, eu tive um instrutor mega paciente que literalmente desenhou num pedacinho de papel como eu deveria soltar a embreagem. Isso ficou tão gravado na minha memória que errar é muito raro.. kkkkkkkkk

    Beijos;

    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
  12. Que bacana, gostei de saber mais sobre o autor! ;)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  13. Adorei essa entrevista maravilhosa demais

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Paloma, tudo bem?

    Não conhecia o autor e nem o seu livro, gostei de saber sobre o livro e sobre o autor também, parabéns pela entrevista, dica anotada...bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Paloma, agradeço os dias em que passamos em 2018, nessa
    bela troca de informações ou dizer cultura.
    tenhas uma boa entrada de ano junto aos teus.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir