INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O QUE É? COMO DESENVOLVER A SUA?

By Paloma Viricio - 5/27/2020

O-QUE-É-INTELIGENCIA-EMOCIONAL

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Se tivesse que resumir em apenas um parágrafo o que é Inteligência emocional, eu diria que ensina como lidar com as emoções alheias, mas principalmente com as próprias emoções. É impossível entender os sentimentos dos outros se você não conseguir gerenciar as próprias emoções. 

E isso não é tão fácil quanto se parece. Mas o primeiro passo é identificar o que precisa ser melhorado em si. Por isso, o autoconhecimento é um dos principais pilares deste processo.


A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A Inteligência emocional pode melhorar a sua vida em diversas vertentes. Pesquisas mostram que instituições empresariais estão contratando não somente aquele que mostra um nível intelectual bom (QI), mas também estão avaliando o nível de Inteligência Emocional (QE) que o indivíduo tem. Isso porque os resultados de instituições que se importam com a QE são melhores do que aquelas organizações que não se importam com a questão.
o-poder-da-inteligencia-emocional-no-trabalho
Arquivo Conquer


Mas a Inteligência emocional não é apenas modo de fortalecer sua carreira como profissional, mas melhorar diversos outros setores da vida. A comunicação é fator chave para que se conviva bem em sociedade de modo geral, isso irá facilitar suas relações em família, com os amigos e outras.


COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA EM PRÁTICA

O termo Comunicação Não Violenta ou Comunicação Compassiva foi criado através de uma série de estudos desenvolvidos por Marshall Bertam Rosenberg. O objetivo prático da CNV é estabelecer relações de cooperação, parceria, através da empatia.

E pode parecer algo fácil, mas ter empatia constante com outras pessoas não é tão simples assim. É preciso construir um elo de entendimento do indivíduo e da situação que ele passa.
COMUNICAÇÃO-NAO-VIOLENTA



QUAIS OS BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

É muito mais do que se colocar no lugar alheio, pois é preciso entender o valor do outro, seus sentimentos e aceitar até mesmo quando esse não deseja escutar algum conselho que potencialmente você queira oferecer após escutar os problemas narrados por ele. 

Empatia tem muito do entendimento e cancelamento do próprio orgulho e ego. Para realizar uma Comunicação Não Violenta é preciso principalmente desenvolver anulação do julgamento pessoal de determinada pessoa ou caso, eliminando assim, conceitos pessoais de certo ou errado.


COMO ESTÁ SEU NÍVEL DE FRAGILIDADE?

Há um conceito bem interessante apresentado no curso: o Antifrágil.

Antifrágil é aquela pessoa que não se deixa abalar facilmente e desenvolve meios de saber como lidar em momentos de crise. O antifrágil no meu ponto de vista é como uma pessoa madura emocionalmente e que está preparada para reverter qualquer situação que crie obstáculos na vida. 

Desenvolver o antifrágil não quer dizer que se tornará uma máquina pronta para tudo, mas em como podemos usar nossa inteligência, habilidades comunicação para reverter questões embaraçosas.


CURSO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

No mês passado tive oportunidade de estudar Inteligência Emocional através da Escola Conquer. O curso foi bem dividido, não ficou pesado ou cheio de aulas muito longas. Foi bem dinâmico. Os módulos que estudamos foram:
Arquivo Conquer
O resumo das aulas é disponibilizado no final de cada módulo em formato e-book. Isso é bom porque você não precisa ficar pausando as aulas ou se preocupando se vai perder algum conteúdo que foi falado pelo disciplinador. Esse método é bem prático e facilita a retenção da atenção dos alunos durante as aulas.


INTERATIVIDADE COMO ESTIMULO

Há muitas atividades legais no decorrer do curso. Você é contemplado com listas, quis, testes, jogos, anotações, auto questionamento, dentre outras que os professores solicitam no decorrer dos módulos. É tudo muito versátil. Teve meditação, análise de situações, estimulo ao otimismo dentre outras. 

Achei bem interessante um teste para medir o nível de estresse. Nele pudemos saber como as questões emocionais estão influenciando ou interferindo nas relações pessoais, profissionais e também na saúde do corpo.


DICAS DE LIVROS PARA MELHORAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

No final de cada aula foram indicados livros sobre Inteligência Emocional. Tenho profunda gratidão por esse curso que a Conquer ofereceu, pois ele pôde abrir minha mente para diversas questões.

Como forma de retribuição pela oportunidade, gostaria de compartilhar com vocês algumas fontes que possam ajudar, caso se interessem pelo tema. Afinal, conhecimento nunca é demais.
COMUNICAÇÃO-NÃO-VIOLENTA

EMPATIA-ASSERTIVA

INTELIGENCIA-EMOCIONAL-NA-PRATICA

O-PODER-DE-UMA-BOA-CONVERSA

O-PODER-DO-HABITO


VIVENDO-A-COMUNICAÇÃO-NÃO-VIOLENTA

Adquirindo os livros citados pelos links acima você apoia o trabalho deste site.
Gratidão! 

Licença Creative Commons

Esse texto foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

  • Share:

You Might Also Like

14 Opiniões

  1. Olá!
    Gostei muito do curso, a grade está excelente e achei impecável esse post. Ter inteligência para conseguir atravessar diversas situações em paz é maravilhoso e todos precisamos isso.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo minha flor! Esse curso me trouxe muitos ensinamentos para colocar em práctica.

      Bjus❤❤

      Excluir
  2. Olá Paloma
    Esse curso deve ser sensacional.
    Autoconhecimento, inteligência emocional, empatia e comunicação não violenta são pilares para uma vida mais consciente, plena e feliz.
    Fiquei instigada com essa disciplina antifragilidade com representatividade e ternura, que parece ser fundamental para a dia a dia inserido na sociedade em que vivemos.
    Gostei demais da indicação também desse livro O poder do hábito coisa que tenho precisado desenvolver com esse negócio de home office que virou meus dias de cabeça pra baixo 😉😉
    Gratidão por compartilhar flor

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Luli... Te conhecendo por esse tempo que nos falamos, acredito que você iria gostar muito desse curso.
      Me trouxe tantos ensinamentos valiosos.
      Bjus❤❤👏💃

      Excluir
  3. Esse curso parece bem interessante mesmo! Sempre tive vontade de ler O Poder do Hábito, parece demais!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie minha flor! É um livro com grandes ensinamentos, ainda mais se quiser mudar sua rotina.
      Bjus!!❤❤👏

      Excluir
  4. Uau! Eu quero desenvolver a minha IE mais e mais. Ter mente saudável também é super importante.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu amigo. Acredito que a mente é o carro chefe do nosso corpo❤❤👏👏😍
      Bjus

      Excluir
  5. Oi Paloma,
    Nessa quarentena qualquer ajuda para lidar com as emoções é importante!
    Um ótimo post que ajudará muita gente!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk Oh se é! Mas ter o controle sobre a mente e as emoções é essencial para toda a vida.
      ❤❤😍
      Bjus

      Excluir
  6. Que orgulho de ter lhe visto
    Crescer!!!❣️❣️❣️ A inteligência emocional é um fator muito importante para se buscar a empatia sem dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh minha linda! Que fofo... Gratidão pelo seu carinho.
      Você é uma das poucas pessoas que me acompanha e eu acompanho há tempos.
      Bjus!👏👏❤❤

      Excluir