VIDA ORGANIZADA - THAIS GODINHO

by - março 12, 2022

vida-organizada-thais-godinho

VIDA ORGANIZADA - THAIS GODINHO

Por Paloma Viricio


Vida Organizada e artigos de blog

Vida Organizada de Thais Godinho é um livro bem leve e descontraído como uma conversa entre amigas, mas tem formato de artigos blog. Inclusive, os títulos/subtítulos me fizeram recordar bastante uma estrutura de postagem, o que super aprovei porque ficou bem interessante para formato de livro.

vida-organizada-quotes


O que é ótimo porque a leitura flui, fica clara. Ler o livro da Thais Godinho é exatamente como ler as postagens do blog dela só que com um toque mais elaborado.


Organização adaptada para sua realidade

organização-planejamento


Achei legal que ela não dita regras. Godinho, explica, mostra técnicas, mas lança as ideias como uma espécie de conselho. A autora deixa bem claro que você precisa usar seu discernimento e adaptar aquela dica para a sua realidade de vida.

É muito bom saber organizar a vida para que ela fique mais leve. Eu estou aplicando algumas dicas do livro, pois como a autora disse, desejo ter mais tempo para aproveitar momentos com pessoas importantes, me dedicar ao trabalho, cuidar de mim mesmo e claro... Poder descansar. Não adianta ficar ligada em bugigangas, presa a coisas e não aproveitar momentos.

como-ter-uma-vida-organizada


Sei que o tema organização é muito querido pelas pessoas. É claro...ele alivia nosso viver. Por isso, nos últimos tempos me interessei bastante por essas questões. Não que fosse desorganizada, mas há técnicas que tornam tudo mais fácil. Realmente quando as coisas estão no lugar, sua mente fica leve.


Não tenha medo de pedir ajuda

casal-companheirismo-organização-da-casa


Há um momento do livro que a autora levanta uma questão muito interessante, principalmente coerente com a vida da mulher atual. Por diversos motivos, não estamos acostumados a pedir ajuda das pessoas. Veja bem, isso acontece muito mais com nós mulheres. Pode ser uma questão cultural, social ou pessoal. O fato é que a figura feminina está cada dia mais sobrecarregada.

Dá para ser diferente, dá para pedir ajuda e aceitar ser ajudada. Isso não fará de você menos mãe, esposa ou filha. É interessante, delegar tarefas para as outras pessoas que convivem com você. Marido e filhos também podem ser úteis nos afazeres de casa.  Chega de falar com orgulho que seu marido "te ajuda". As atividades precisam ser divididas, nada mais justo do que colocar os filhos também como auxiliadores desse processo.

companheirismo-casal


Uma vida estressada, sem tempo, causa doenças. Te deixa infeliz... está mais do que na hora de concepções atrasadas sobre delegações sexistas ficarem para trás, mas isso só depende da atitude que impomos a nós mesmos e aos outros. Fica claro que a mudança começa em nós!


Minimalismo como estilo de vida

minimalismo-estilo-de-vida


Em conjunto com questões de organização, também estou tentando aplicar na minha vida o minimalismo, além de questões sobre consumo consciente. Hoje, entendo que não se trata de algo somente pessoal, a necessidade é coletiva.

Começamos organizando nossa casa, estudos, trabalho, vida... Para depois poder organizar nossa comunidade, a casa maior que é o planeta que vivemos. Isso é interessante do ponto de vista que podemos aos poucos contribuir positivamente para futuras gerações.

minimalismo-estilo-de-vida


Então é algo muito maior, como uma espécie de corrente do bem. Eu vejo que é tão possível, necessário. Muitas pessoas falam que tenho visão otimista demais das coisas, mas se não for assim, como desejar boas mudanças?

O ser humano, não se contentando em poluir, desestruturar o próprio planeta, está acabando até mesmo com o espaço fora dele. Há muito lixo espacial em volta da Terra, tanto que alguns pesquisadores já apontam a situação como alarmante.

Esses lixos, podem nos aprisionar aqui. Gente... São tantas questões que posso deixar para outra postagem, mas vocês entendem que o assunto é sério?? Vejo que o consumismo desenfreado é uma espécie de porta de entrada para esses males.


Métodos para facilitar organização pessoal e profissional

como-manter-ambiente-organizado


A autora fala muito de dois métodos que aplicou para facilitar a organização pessoal: Flyday e GTD.

O Flyday é basicamente destralhar. Sim! Para uma casa organizada é preciso se livrar de excessos e coisas desnecessárias que tomam seu tempo.

Já o GTD criado por David Allen em seu livro "A arte de fazer acontecer", foca em organizar de forma equilibrada vida pessoal e trabalho. São dicas para executar tarefas de forma mais rápida.

Vi muito no livro do método de organização Maurie Kondo, mas adaptado. Só que em nenhum momento a autora comenta diretamente sobre ele.


O ponto negativo de Vida Organizada

vida-organizada-em-casa


Há apenas um detalhe negativo, alguns assuntos se tornaram repetitivos durante o decorrer das páginas, o que me incomodou um pouco. Creio que a autora possa ter escrito o livro por partes, no mesmo esquema que fazemos com artigos de blog e acabou se perdendo um pouco. Essas partes poderiam ter sido cortadas com uma melhor revisão da obra.

Godinho, aborda em Vida Organizada como harmonizar a casa, vida pessoal, trabalho e se livrar das tralhas que empacam nossa vida. Também traz dicas de como organizar agenda, rotinas, papeis e arquivos digitais. 


Vida Organizada faz parte de uma 'trilogia'

planner-para-organização


Interessante saber que Vida Organizada foi o primeiro livro de Godinho, ela lançou mais dois que parecem complementar o trabalho inicial, ou até mesmo ser um tipo de trilogia, não sei ao certo. Eles são: Trabalho Organizado e Casa Organizada.

Espero que essas outras obras não sejam repetitivas, porque esse primeiro livro já fala sobre essas questões também, mas ai só lendo para saber. Quem quiser conhecer mais sobre a autora pode acessar o canal dela no Youtube ou o Site.

vida-organizada-em-casa


Escrevi uns artigos aqui para o blog inspirada por Vida Organizada de Thais Godinho, mas dando minhas dicas e pitacos pessoais. Eles são:

📌 COMO ORGANIZAR A ROTINA DO DIA A DIA 

📌 10 MOTIVOS PARA TER ORGANIZAÇÃO E BEM-ESTAR



Classificação: de  


Quer ler esse livro?  VIDA ORGANIZADA - THAIS GODINHO 

Licença Creative Commons


Esse texto foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos. 

You May Also Like

22 comments

  1. Olá, tudo bem? Sempre tento manter a organização. Rs... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É um livro bastante interessante, é importante a pessoa ter uma vida organizada, pois assim a vida flui bem, é um livro que vai ajudar muito as pessoas a se manterem organizada, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu gostei da sugestão é bem interessante 🙂 adoro ducas de organização

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a ideia do livro da Thais. Também acho que leituras assim com pequenos textos, aparentemente independentes, como se fossem postagens, fluem melhor. Eu sou sim, um pouco desorganizado, confesso. Gostaria de adotar o minimalismo como filosofia de vida. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esse livro mas, ele parece muito interessante. Eu li o livro da Marie kondo e percebi o quanto eu acumulava coisas inúteis.
    Quando as coisas estão organizadas a vida fica mais leve.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Interessante a temática do livro, as vezes uma leitura nos ajuda a ter novas ideias para o dia-a-dia. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  7. Estou precisando ler esse livro, se tem algo com o qual eu luto diariamente é com organização, eu até começo bem, mas .... Adorei a tua dica!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Não lembro de já ter visto o livro mas achei o assunto escolhido pela autora bem pertinente, ainda mais num tempo onde tantas pessoas buscam ser produtivas, organizadas, e muitas vezes não têm ideia de por onde começar. Concordo que a organização deve ser feita de acordo com a rotina de cada um. Não dá para eu colocar no meu dia a dia tarefas que não dou conta, concorda? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Nenhuma frase veio tanto a calhar na minha vida como “Todos os dias quando acordamos temos a oportunidade fazer algo extraordinário em
    nossa vida” além disso, adorei as dicas de como começar a fazer diferente, de pouco em pouco chego lá 🤗

    ResponderExcluir
  10. Como você disse, a organização é um tema sempre em evidência. Confesso que, por natureza, não sou muito organizado, mas bem que gostaria de sê-lo; vou procurar o livro e ver se me ajuda; a resenha ficou ótima! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu já alguns livros sobre o tema minimalismo, acompanho a Thaís já faz algum tempo mas ainda não consegui concluir essa leitura, espero terminar em breve.
    Amei saber que gostou e concordo que organização faz parte da vida e sempre vai fazer então é sempre bom aprender mais.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana!!! Quero ver resenha e sua opinião sobre o livro lá no seu cantinho.
      Beijos❤

      Excluir