04 LIÇÕES ENSINADAS PELO LIVRO PAI RICO, PAI POBRE

by - janeiro 30, 2023

lições-pai-rico-pai-pobre


04 lições ensinadas pelo livro Pai Rico, Pai Pobre

Por Paloma Viricio


Se você é investidor ou está começando no mercado financeiro, com certeza teve a indicação do livro Pai Rico, Pai Pobre feita por algum amigo, familiar ou autoridade no assunto. Pois bem! 

Há diversos ensinamentos neste livro que podem mudar completamente a forma como você enxerga o dinheiro. Você não deve trabalhar de forma penosa pelo dinheiro, você deve usar sua mente para fazer com que o dinheiro trabalhe para você.


"As grandes oportunidades não são vistas com seus olhos. Mas com sua mente."


Quais as lições do livro Pai Rico Pai Pobre?

É isso mesmo! A mente é o maior bem ativo que você pode ter. Essa é uma das maiores lições mostradas no livro. Mas como empregar conhecimentos contidos no livro Pai Rico, Pai Pobre para crescer como investidor e aumentar sua renda financeira completamente?

harry-potter-money


Como é através da mente que iremos comandar tudo, é importante que você entenda que precisa desenvolver seu QI financeiro. Isso mesmo! 

Mas somente se desejar ser alguém rico que não teme usar o dinheiro a seu favor. Você deve pensar: 

“Ah, claro! Mas como que alguém não quer ser rico?”

Pois bem meu caro, querer não é poder se você não empregar sua inteligência nisso. O medo pode ser um dos seus maiores limitadores quando o assunto é investimentos. 

Então, Acreditar é poder! Porque você deve confiar em primeiro lugar em si mesmo. Não tema os riscos se quiser ser um investidor de sucesso.


"Sempre há risco, então aprenda a administrá-lo em vez de evitá-lo."


O que é a educação financeira?

Those goblins sure do love money, huh?


A Educação Financeira, ou QI Financeiro, é o modo como você aprender a lidar com seu dinheiro e dirigir suas finanças. Por isso, aprender como desenvolver essa qualidade é o passo número um para sua independência financeira.

O QI financeiro é a sinergia de várias competências e talentos. Mas são exatas 04 habilidades que iremos mencionar aqui que constitui a inteligência financeira básica. Sua inteligência financeira e futura fortuna dependem desses pilares.

Como desenvolver o QI Financeiro?

harry-potter-money-bank


O QI financeiro pode ser desenvolvido de forma simples se você souber comandar sua mindset para o caminho. Não importa se agora você tem muito ou pouco dinheiro, precisa simplesmente começar. 

Deve ficar atento a formas de valorizar o capital que possui para evitar perdas, como por exemplo, a participação em uma sociedade anônima como forma de proteção da sua renda.

O QI financeiro se compõe de quatro grandes áreas de conhecimento:


1. Contabilidade

harry-potter-bank


É basicamente a habilidade para ler números. Na verdade, essencial no desenvolvimento da sua inteligência financeira. Se quer construir seu império é preciso cuidar do dinheiro. Quanto mais dinheiro estiver sobre a sua responsabilidade, mais cuidado será exigido.

Esse conceito é regido pelo lado esquerdo do cérebro em ação ou atenção. Você precisará identificar os pontos fortes e fracos de qualquer negócio.

 

2. Investimento

Aqui está a chave mestra do seu QI financeiro. A ciência do “dinheiro que faz dinheiro”. Está associado a estratégias e fórmulas que usam o lado direito do cérebro ou o lado criativo. Pense fora da caixa, use formas criativas para empregar seu dinheiro. Não basta somente uma ideia inovadora. É preciso usar o poder da ação para fazer com que essa ideia saia do campo do pensamento para o campo da matéria.


3. Entendimento de mercado

Harry-Potter--Ithaca-street


Um investimento se justifica com base nas condições correntes de mercado. Você precisa entender como funciona a ciência da oferta e da procura. Vai precisar conhecer os aspectos técnicos do mercado, o que está relacionado à emoção, muito além dos aspectos fundamentais e econômicos do investimento.


4. A lei

Caso utilize uma sociedade anônima você perceberá que ela tem os artifícios técnicos contábeis, o investimento e os mercados podem permitir um crescimento explosivo.

HOGWARTS


Você dificilmente vai enriquecer mais rapidamente sendo um empregado ou único proprietário de uma empresa. É mais fácil desenvolver conhecimento das vantagens tributárias e a proteção oferecida por uma sociedade anônima para enriquecer muito mais rapidamente. 

É como sair do chão e poder voar. Ou você ainda está com medo de subir na sua nimbus 2000

No livro Pai Rico, Pai Pobre é indicado que leia os livros de Garrett Sutton sobre sociedades anônimas para desenvolver uma visão mais rica sobre o  poder das SA.

You May Also Like

8 comments

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Hi Palomo! Very interesting is your text! I greet you from unfortunately snowing Poland!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu não conhecia esse livro Pai Rico Pai Pobre. Bom saber. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Paloma
    Ótimas dicas, obrigada por compartilhar, um forte abraço ☺️

    ResponderExcluir
  5. Será sem dúvida um livro bastante esclarecedor sobre a matéria! Vou tentar achar, por estes lados! Grata pela sua simpática visita no outro dia, lá em artandkits.blogspot.com mas a que só hoje pude corresponder! Parabéns, por este interessante espaço, que está a ser um prazer conhecer!
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Hola! no lo conocía, se ve interesante. Gracias por la recomendación. Besos

    ResponderExcluir
  7. Oi Paloma,
    Conheço o livro de capa, mas ainda não o li. Gostei dos pontos que você trouxe para o post, eles valem tanto para a organização financeira pessoal, quanto para empresas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Interessante post. Sebbene io non sia del tutto d'accordo su tutto quello che dice il libro. Certo è vero che il cervello è importante e andrebbe affinato, ma non è per nulla detto che coloro i quali sono ricchi, lo sono pechè sono soltanto più intelligenti degli altri o perchè hanno un quoziente intellettivo maggiore più alto. Direi che l'autore è un gran furbone. Lui ha trovato un modo facile per far soldi. Far credere a qualcuno che leggere il libro potrà aiutarlo a far soldi. In ogni caso post interessante. Un saluto e buona continuazione di settimana

    ResponderExcluir