Saiba como Ler mais Rápido e Absorver Melhor o Conteúdo

by - setembro 15, 2015

Por  Rosi Feliciano do blogdarosi.com.br

Leitura dinâmica (também chamada leitura rápida) obtém muitas técnicas que procuram aumentar a velocidade da leitura, preservando o entendimento e as informações adquiridas.

Há muitas técnicas diferentes de leitura dinâmica. Alguns falam que a leitura tem três etapas: ver, pronunciar e compreender. E sugerem que retire uma das três. Para preservar o entendimento, a etapa que poderia ser retirada é a pronúncia, tanto vocal como mental. Método utilizado por alguns programas para aumentar a leitura. O treinamento seria os participantes acompanhar com os olhos os objetos em movimento na tela.

Alguns métodos usados são leituras de grupos de palavras, ao invés de palavra por palavra. O cérebro atende de maneira adaptável aos incentivos que ganha. Se você por vários anos, só lê devagar, os incentivos vai sendo remetidos ao cérebro em baixa velocidade, e este atende de maneira lenta. Na leitura dinâmica, os incentivos são remetidos mais rápido para o cérebro, aumentando a velocidade de pensar.
O uso de um cronômetro para marcar o tempo da leitura, determinando uma meta mínima para se realizar num limitado tempo, pode auxiliar a diminuir o tempo de leitura aos poucos. Para pessoas com problemas de leitura, é recomendado 20 linhas por minuto, realçando a importância da respiração e da postura. Para os mais práticos é recomendado 40 linhas por minuto, alcançando o dobro desse número para pessoas preparadas. 150 linhas por minuto é a velocidade do leitor mais rápido do mundo em língua portuguesa.

Skimming é uma técnica de leitura dinâmica que envolve a busca visual de frases numa página para achar pistas para o significado. Para alguns, isso é comum, mas é obtida pela prática. O skimming é mais popular em adultos do que crianças. 


1. Sem Barulho

Você tem que ler em um lugar sem barulho e não pode ser na frente da TV ou do computador. Isso tira a sua concentração.

2. Faça seu Tempo

Marque quanto tempo está levando para ler um número de palavras. Regularmente lemos 150 palavras por minuto, com 60% de proveito, mas com o processo dinâmico pode-se ampliar para 800 palavras por minuto.

3. Use os dedos

Usar o dedo para conduzir a linha da escrita, impede que você se perca e que perca tempo. Também não é recomendado ler  movendo a boca.

4. Focar

Depois de um tempo seus olhos aprenderão a focar em um só ponto da palavra. Desse modo, você passa a ver o texto como um artigo de pensamento e não uma ordem de letras. Vai perceber as ideias centrais do texto.

5. Mudar o Tipo de Leitura

Inicie com leituras fáceis, como revistas. Devagar vai trocando o tipo de texto. Você deve memorizar alguns textos mais simples, em seguida passe para notícias e depois busque leituras mais densas, como os clássicos da literatura.

Encontre  Monólogo de Julieta  também no:

You May Also Like

8 comments

  1. Eu adorei as dicas, eu lembrarei delas quando for ler algo rápido para absorver.
    Beijoss

    http://leitora-mirim-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não me preocupo muito com o tempo, só com barulho. Quem, como eu, é obrigada muitas vezes a fazer leituras de estudo, não pode ficar lutando contra o tempo, tem que ler e reler! Acho que as pessoas estão tão preocupadas com a quantidade de de leituras que esquecem da qualidade. Uma pergunta: qual a fonte que você usou sobre as etapas de leitura?

    Beijinhos, Hel.

    leiturasegatices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Helena! Quem escreveu o artigo foi a Professora Rosi Feliciano. No texto tem o link do blog dela. Você pode visitar e entrar em contato com a mesma. ^^
      Beijinhos!

      Excluir
    2. Ola Paloma
      respondendo a pergunta da Helem Machado
      Faço pesquisa na internet em varios locais
      leio e escrevo nas minhas palavras e coloco um pouco de experiencia pessoal
      trago o conteudo para o dia a dia das pessoas.. e reescrevo para que as pessoas entendam e possam aproveitar.
      essas são as fontes da materia
      http://mude.nu/leitura-dinamica/
      http://pt.wikihow.com/Ler-Mais-R%C3%A1pido
      http://educamaisbrasil.info/dicas/como-ler-mais-rapido/

      Excluir
    3. Muito obrigada pela atenção e resposta.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Paloma! Eu adorei as dicas e espero poder utilizá-las nos meus momentos de leitura, eu sofro muito porque em diversos momentos perco a atenção durante a leitura, é frustrante! Ah, uma vez uma professora minha me disse que não é muito bom ler utilizando os dedos, mas tentarei usar essa dica para ver se a leitura flui melhor. Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas Dicas, o blog é super legal! Vou compartilhar com certeza. Prof. Rosi Feliciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Professora, a Helena, nossa leitora, ficou com uma dúvida nas fontes utilizadas sobre as etapas da leitura. Você poderia responder à ela?
      Beijos!

      Excluir